Quarta-feira, 17 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Sergio Pires

Primeira Mão - 08/10/09


Primeira Mão - 08/10/09 - Gente de Opinião
NO MEIO DE TANTAS LEIS ESDRÚCULAS, QUEREM
MEXER EXATAMENTE NA QUE É VITAL PARA O PAÍS

Tem leis esdrúxulas, tem leis horrorosas, tem leis que são um acinte contra os interesses da grande maioria da população. Muitas vezes o Congresso age como se fosse uma Câmara Municipal, dando nome de ruas e homenageando pessoas que o país nunca ouviu falar. Tudo isso é verdade. Mas é verdade também que, de vez em quando – muito de vez em quando – é criada uma lei boa, importante. Nessas exceções está a Lei de Responsabilidade Fiscal, que acabou com a orgia em que, no serviço público, se podia gastar quase todo o orçamento com empreguismo e inchaço da máquina pública. Durante todo esse tempo, aqui e ali, sempre tentaram mexer na LRF, querendo fazer com que toda a esculhambação voltasse ao que era. Não conseguiram. Agora, mais uma tentativa. O senador baiano César Borges, quer “flexibilizar” a Lei de Resposabilidade Fiscal, alegando que houve grande queda de repasses do Fundo de Participação dos Municípios. Ora, há inúmeras formas de compensar essa perda, até porque o próprio Presidente Lula prometeu que a União vai ajudar as Prefeituras. Embora, é claro, não tenho cumprido nada até agora. Mas uma coisa é uma coisa, outra é outra. Mexer na LRF é um absurdo que o País não pode aceitar. Ainda mais em ano pré-eleitoral, imagine você, contribuinte, o que terá que pagar de mais impostos para sustentar a malandragem de contratações de milhares de cabos eleitorais e apaniguados. Vade retro!

DEU OS NOMES

Para o senador Valdir Raupp, haverá no mínimo cinco candidatos ao Governo do Estado em 2010. E ele até deu os nomes: Expedito Júnior (PSDB), João Cahulla (PPS), Confúcio Moura (PMDB), Acir Gurgacz (PDT) e entre Fátima Cleide, Eduardo Valverde e Roberto Sobrinho sairá o nome do PT. Raupp não citou a candidatura do PSOL, que só entra na briga para fazer número. 


MUDANÇA RADICAL


Caiu como uma bomba nos meios políticos a saída do PMDB do ex-prefeito de Vilhena, Melki Donadon. E ainda mais seu ingresso no PSDB. Até ontem, os irmãos de Melki, Natan e Marco Antonio Donadon permaneciam no antigo partido. Poderão também cair fora. Ao que parece, os Donadon não aceitariam o fato do PMDB ter optado por Confúcio Moura para ser o candidato ao Governo. 


ESTÁ DECIDIDO


Por falar em Confúcio Moura: o presidente regional do PMDB, senador Valdir Raupp, reafirmou esta semana em entrevista no programa Candelária Debate, da TV Candelária/Record, que seu partido definiu por candidatura própria. E deixou escapar que, se a decisão fosse hoje, Confúcio estaria garantido. 


MARAVILHA DO JABOR


“Não tolero mais a falta de imaginação ideológica dos homens de bem, comparada com a imaginação dos canalhas, o que nos leva à retórica da impossibilidades como nosso destino fatal e vejo que a única coisa que acontece é que não acontece nada, apesar dos bilhões em propaganda para acharmos que algo acontece”. Arnaldo Jabor, escrevendo o que milhões de brasileiros gostariam de ter escrito. 


HISTÓRIA ANTIGA


Entre 179 países, o Brasil ficou com a posição 75 entre os países analisados sobre o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Não fosse a distância absurda entre pobres e ricos, estaríamos muito melhores. O Brasil continua concentrando sua enorme riqueza em poucas mãos. Como ocorre desde a colonização... 


INCENTIVO


O insano, violento e cruel crime cometido essa semana contra o secretário do governo Bianco, José Carlos Lamota, que ninguém se engane, é resultado também de um total desrespeito das leis brasileiras para com a vida humana. A impunidade e leis frágeis são incentivo a esse tipo de violência. 


VIVA OS VIVOS!

Presos, os criminosos – bestializados, um passo próximo aos animais – terão todos os benefícios e serão protegidos por uma legislação que debocha das pessoas de bem. Como o morto não pode mais falar e pedir Justiça, que se proteja os vivos, mesmo sendo alguma coisa próximo de bestas humanas. Essa é a lei brasileira. 


CONTRIBUIÇÃO NOTÓRIA


A contribuição da Assembléia Legislativa em vários avanços da vida rondoniense é notória e merece elogios. No caso do leite, por exemplo – e apenas para citar um – a CPI proposta pelo deputado Jesualdo Pires, com apoio dos demais parlamentares, trouxe sim avanços importantes para nossos produtores. A ALE teve participação fundamental nisso tudo. 


TUDO NA MÃO


Copa do Mundo de 2014; Olimpíadas de 2016; Pré-Sal: se o presidente Lula não conseguiu eleger Dilma Roussef como sua sucessora com tudo isso nas mãos, é porque não soube mesmo escolher o nome certo para apoiar em 2010. 

Fonte: Sergio Pires - ibanezpvh@yahoo.com.br  
www.gentedeopiniao.com.br  - www.opiniaotv.com.br  - http://twitter.com/opiniaotv  
http://www.gentedeopiniao.com.br/energiameioambiente/ 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 17 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Flori se torna uma boa exceção numa cidade em que sete prefeitos foram defenestrados de seus cargos em dez anos

Flori se torna uma boa exceção numa cidade em que sete prefeitos foram defenestrados de seus cargos em dez anos

Do extremo sul do Estado surge um personagem na política estadual que está dando o que falar. O Delegado Flori, ainda jovem, mas já experiente, é o

O que é moral? O que é legal? O Brasil está perdendo os parâmetros sobre tais predicados vitais para uma nação

O que é moral? O que é legal? O Brasil está perdendo os parâmetros sobre tais predicados vitais para uma nação

          Estamos caminhando para nos tornarmos uma Nação onde não há mais parâmetros sobre o que é moral e o que não é. Sobre o que é legal e o que

Irmão e filho de Lula blindados na CPMI do roubo dos idosos. Os dois não vão precisar explicar o inexplicável

Irmão e filho de Lula blindados na CPMI do roubo dos idosos. Os dois não vão precisar explicar o inexplicável

          Não é só o irmão do presidente Lula, Frei Chico, blindado pelo grupo governista, que é maioria na CPMI da Roubalheira do INSS. Agora, Fábi

Não está na hora do Congresso fechar as portas, por falta de serventia e por não ter mais como reagir?

Não está na hora do Congresso fechar as portas, por falta de serventia e por não ter mais como reagir?

           Não foi de um dia para o outro. O domínio do STF sobre o país começou, na verdade, num ato isolado do então ministro Ricardo Lewandowski,

Gente de Opinião Quarta-feira, 17 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)