Quarta-feira, 17 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Sergio Pires

Primeira Mão - 06/12/09


 
Primeira Mão - 06/12/09 - Gente de Opinião
A IDÉIA É MUITO BOA MAS ELA SÓ
FUNCIONA EM PAÍS QUE É SÉRIO


De vez em quando aparece uma idéia boa no Brasil. Só que ela esbarra, geralmente, em tantas burrices que acaba se tornando inviável e inócua. algumas burrices. Vejamos: o governo do Rio está contratando o ex-prefeito de Nova York, Rudolf Giuliani (foto), para tentar implantar aqui o sistema de grande sucesso colocado em prática na maior cidade americana, por ele, no combate ao crime. Na teoria, grande idéia. Na prática, não há nenhuma chance de dar certo. Giuliniani só conseguiu quase zerar o crime na antes violenta Nova York porque tinha uma parceria forte com parlamentares e com o Judiciário, em todas as instâncias. Seu plano de ação considerava crime passível de prisão e pesadas multas até quem pichava muros. Era a “Tolerância Zero”. O programa reduziu drasticamente o crime na metrópole americana e transformou Giuliani numa personalidade mundial.

No Brasil, com leis fajutas, com um Congresso omisso e defensor dos direitos dos criminosos, com um Judiciário cada vez mais politizado e mais preocupado com si mesmo do que com o País, não há qualquer chance dos planos de Giuliani darem certo por aqui. Ações como as de Giuliani só funcionam em país sério. O que, infelizmente, não é o nosso caso.

DOIS GRUPOS

A reta final do ano está tendo tempos de grande batalha política nos intestinos da Assembléia Legislativa. Dois grupos fortes estão se digladiando e a questão da obra do novo prédio do poder é apenas um motivo forte para a confusão, não o único. Nos próximos dias, haverá novos desdobramentos da confusão. 


SEXTETO


Seis pré-candidatos ao Governo estão em campanha pelo Estado. Os dois próximos ao governo estadual – João Cahulla e Expedito Júnior – já estão na estrada há mais tempo, assim como Acir Gurgacz. Entraram seguida Confúcio Moura e a representante do PSOL, Rosangela Cipriano. Neste final de semana terão nova companhia: Eduardo Valverde, do PT, entra de sola na batalha. 


INACREDITÁVEL!


Incrível! Fantástico! Extraordinário! O governo brasileiro bancou, com dinheiro público, uma viagem dos invasores de terras do MST, que foram montar acampamento em Paris para comemorar os 25 anos de existência do movimento. Custo da festa para o erário público: 15,5 milhões de reais. 


AGROTERROR


O deputado rondoniense Ernandes Amorim foi uma voz isolada a protestar contra o absurdo. Amorim exige investigação do Ministério Público Federal para a gastança parisiense pela turma de João Stédile e José Rainha, que segundo ele são “agroterroristas”.Sem dúvida uma expressão nova, usada pelo parlamentar de Ariquemes. 


PODE COMEMORAR

Parabéns à Nação rubro-negra pela conquista do título brasileiro de 2009. Escrita antes do jogo do Mengão contra o Grêmio, a coluna aposta todas as suas fichas que ninguém tira o caneco do time que mereceu ganhá-lo. Como não existe milagre no futebol, os flamenguistas já podem festejar antes mesmo do jogo. 


NOME CONSOLIDADO

Na região de Ji-Paraná, o que se ouve é que o deputado estadual Jesualdo Pires se transformou numa liderança forte e com todas as chances de reeleição para a Assembléia. Eleito em sua cidade, Jesualdo tornou-se, nessa legislatura, um nome de destaque no parlamento e figura respeitada em todo o Estado. Vem com tudo em 2010. 


CUNHADO NÃO É PARENTE


Na Câmara Municipal de Porto Velho, a briga entre cunhados – o presidente José Hermínio e o vereador Cláudio Carvalho – está causando um racha entre os petistas e governistas. Não se sabe ainda todos os motivos mas os dois, antes muito próximos, agora estão se digladiando. E um não poupa “elogios”, daqueles duríssimos, ao outro. 


DOIS CAMINHOS


José Hermínio é candidato a uma vaga na Assembléia. Cláudio Carvalho também. Talvez por ai se comece a entender a dura briga dos dois. O presidente, que trouxe Cláudio para a política, imaginava que ele fosse apoiá-lo para a Assembléia. Não vai. Daí... 


JÁ VIROU ROTINA


Aconteceu esta semana mais uma triste cena diária das ruas de Porto Velho: uma jovem anda com sua moto na pista certa, na Jorge Teixeira, embora em velocidade perigosa. Sem sinalizar, outro motoqueiro sai do estacionamento e entra direto na avenida. A moto da jovem bate na dele e ela voa, ficando desacordada, ferida e correndo risco de morte. 


SEM PREPARO


A maioria das pessoas que compram motos não tem qualificação para pilotá-las. Se as autoridades do trânsito não atentarem agora para esse problema e começarem a exigir mais preparação dos motoqueiros, vai ter gente morrendo às dúzias, no nosso trânsito. 

Fonte: Sergio Pires - ibanezpvh@yahoo.com.br  
www.gentedeopiniao.com.br  - www.opiniaotv.com.br  - http://twitter.com/opiniaotv  
http://www.gentedeopiniao.com.br/energiameioambiente/    

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 17 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Flori se torna uma boa exceção numa cidade em que sete prefeitos foram defenestrados de seus cargos em dez anos

Flori se torna uma boa exceção numa cidade em que sete prefeitos foram defenestrados de seus cargos em dez anos

Do extremo sul do Estado surge um personagem na política estadual que está dando o que falar. O Delegado Flori, ainda jovem, mas já experiente, é o

O que é moral? O que é legal? O Brasil está perdendo os parâmetros sobre tais predicados vitais para uma nação

O que é moral? O que é legal? O Brasil está perdendo os parâmetros sobre tais predicados vitais para uma nação

          Estamos caminhando para nos tornarmos uma Nação onde não há mais parâmetros sobre o que é moral e o que não é. Sobre o que é legal e o que

Irmão e filho de Lula blindados na CPMI do roubo dos idosos. Os dois não vão precisar explicar o inexplicável

Irmão e filho de Lula blindados na CPMI do roubo dos idosos. Os dois não vão precisar explicar o inexplicável

          Não é só o irmão do presidente Lula, Frei Chico, blindado pelo grupo governista, que é maioria na CPMI da Roubalheira do INSS. Agora, Fábi

Não está na hora do Congresso fechar as portas, por falta de serventia e por não ter mais como reagir?

Não está na hora do Congresso fechar as portas, por falta de serventia e por não ter mais como reagir?

           Não foi de um dia para o outro. O domínio do STF sobre o país começou, na verdade, num ato isolado do então ministro Ricardo Lewandowski,

Gente de Opinião Quarta-feira, 17 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)