Quarta-feira, 17 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Sergio Pires

Primeira Mão - 05/11/09


Primeira Mão - 05/11/09 - Gente de Opinião
UM SOPRO DE AR PURO NA NÉVOA
DAS TRAGÉDIAS QUE NOS ASSOLAM


O mundo não pára de cometer besteiras. Mas, de vez em quando se redime. A queda do Muro de Berlim, prestes a completar 20 anos – foi em 9 de novembro de 89 – mudou a face da Europa para melhor, depois de quase três décadas de Guerra Fria e enquanto o Planeta ainda sofria reflexos do resultado da Segunda Guerra Mundial. Dividida ao meio desde 1961, a Alemanha voltou a ser uma verdadeira nação, 43 anos depois do fim do maior conflito humano de todos os tempos. Mas a queda do Muro de Berlim foi mais que apenas a reunificação de um país. Representou uma vitória da democracia, foi um avanço para a humanidade, foi uma espécie de jorro de ar puro e renovado no meio de tantas tragédias e perigos nucleares. Significou também que o diálogo, a negociação, a sentada em volta da mesa ao invés do gatilho dos canhões, ainda é o melhor e mais seguro caminho para um mundo cada vez mais perigoso, mesmo que todos estejamos ainda sentados em poderosos barris de pólvora. Claro que estamos ainda muito distantes de comemorar a paz mundial. É só olhar o mapa mundi para ver quantos conflitos ainda temos.

Mas sem dúvida a volta da democracia à Europa e à própria União Soviética, depois de 72 anos de um comunismo desumano, deu um pouco mais de esperança a todos os povos. Porque, em resumo, mostrou, mesmo que rapidamente,que ainda temos salvação, como raça.

PARECE PIADA

Já está parecendo piada. O empresário Acir Guargacz, mesmo andando com seu diploma de senador expedito pelo TR E há mais de dois anos, não consegue tomar posse. Nessa semana, foi outra vez mandado de volta pela Mesa do Senado, que decidiu peitar o STF e manter Expedito Júnior até que todos os recursos sejam julgados.

NAS PRÉVIAS

Agora é definitivo. Sem chance de acordo entre os três postulantes – Roberto Sobrinho, Fátima Cleide e Eduardo Valverde – o PT marcou para 6 de dezembro a eleição interna para escolher seu candidato ao governo para 2010. As chamadas prévias já estão mobilizando os partidários dos três. Será, sem dúvida, uma grande disputa.

NA URNA

Havia ainda, dentro do partido, uma pequena esperança de que pelo menos um dos que querem a candidatura abrisse mão. Só com dois nomes ficaria mais fácil negociar um eventual consenso. Mas nenhum dos três sequer cogitou dar um passo para trás. Ficou mesmo para a urna.

DUPLA

Na turma governista, o comentário é de que o candidato do governador Cassol, João Cahulla, estaria em conversa muito adiantada com o ex-prefeito Carlinhos Camurça para ser seu companheiro de chapa. Nenhum dos dois confirma nada, ao menos por enquanto.

OUTROS PLANOS?

O projeto de Camurça foi anunciado numa grande reunião com amigos e ex-secretários dias desses na residência dele. O ex-prefeito de Porto Velho anunciou que disputará uma cadeira à Assembléia Legislativa. Não comentou nada sobre outros planos. Mas que há alguma coisa no ar, há.

RESULTADOS

O deputado Jesualdo Pires, do PSB de Ji-Paraná, anda comemorando resultados bastante positivos para sua cidade, nos últimos tempos. Muitos recursos estão chegando à segunda maior cidade d Estado graças ao trabalho incansável do deputado. Jesualdo, aliás, é nome em alta na região central para as urnas, em 2010.

SÓ FESTA

O consórcio que constrói a hidrelétrica de Santo Antonio fez festa esta semana para comemorar um ano do início das obras. Com exceção de um ou outro pequeno problema, absolutamente normal numa obra de tal grandeza, a turma da Odebrecht e seus demais associados na tarefa só tem a comemorar.

SÓ CONFUSÃO

Já na obra de Jirau, a situação está cada vez mais complicada. Depois de uma CPI instalada na Assembléia que está dando duro na turma de Jirau, agora são as ONGs que entram na história para infernizar a construção da segunda hidrelétrica.

ELAS VOLTARAM

As ONGs “Amigos da Terra” e “Defesa Etnoambiental” (ou que diabo isso quer dizer), ingressaram na Justiça exigindo a paralisação dos trabalhos. Alegam total ilegalidade na concessão da Licença de Instalação de Jirau. O assunto está na Justiça Federal.

BASTARDOS

Para não dizer que a coluna é só de política e a cultura aqui não tem espaço: quem não for ver o último filme de Quentin Tarantino, que está em exibição nos cinemas do Porto Velho Shopping, vai perder um dos grandes filmes dos últimos anos. “Bastardos Inglórias” é obra prima do incrível diretor americano. 

Fonte: Sergio Pires - ibanezpvh@yahoo.com.br  
www.gentedeopiniao.com.br  - www.opiniaotv.com.br  - http://twitter.com/opiniaotv  
http://www.gentedeopiniao.com.br/energiameioambiente/   

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 17 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Flori se torna uma boa exceção numa cidade em que sete prefeitos foram defenestrados de seus cargos em dez anos

Flori se torna uma boa exceção numa cidade em que sete prefeitos foram defenestrados de seus cargos em dez anos

Do extremo sul do Estado surge um personagem na política estadual que está dando o que falar. O Delegado Flori, ainda jovem, mas já experiente, é o

O que é moral? O que é legal? O Brasil está perdendo os parâmetros sobre tais predicados vitais para uma nação

O que é moral? O que é legal? O Brasil está perdendo os parâmetros sobre tais predicados vitais para uma nação

          Estamos caminhando para nos tornarmos uma Nação onde não há mais parâmetros sobre o que é moral e o que não é. Sobre o que é legal e o que

Irmão e filho de Lula blindados na CPMI do roubo dos idosos. Os dois não vão precisar explicar o inexplicável

Irmão e filho de Lula blindados na CPMI do roubo dos idosos. Os dois não vão precisar explicar o inexplicável

          Não é só o irmão do presidente Lula, Frei Chico, blindado pelo grupo governista, que é maioria na CPMI da Roubalheira do INSS. Agora, Fábi

Não está na hora do Congresso fechar as portas, por falta de serventia e por não ter mais como reagir?

Não está na hora do Congresso fechar as portas, por falta de serventia e por não ter mais como reagir?

           Não foi de um dia para o outro. O domínio do STF sobre o país começou, na verdade, num ato isolado do então ministro Ricardo Lewandowski,

Gente de Opinião Quarta-feira, 17 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)