Quinta-feira, 4 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Sergio Pires

Primeira Mão - 03/04/09


Primeira Mão - 03/04/09 - Gente de Opinião

 
PARA REVISTA, PORTO VELHO SÓ
TEM COISAS RUINS PARA MOSTRAR 

A edição da revista Época dessa semana esculhambou com Porto Velho. Ouviu duas mulheres de trabalhadores graduados das usinas do rio Madeira e desancou contra a capital rondoniense, como se aqui fosse a anteporta do inferno. Não se vê, na matéria de circulação nacional, qualquer informação positiva, seja ela contraditória aos comentários de duas pessoas recém chegadas e ainda assustadas com a nova vida, seja no sentido de informar aos seus leitores, pelo menos, o volume de dinheiro que está sendo liberado para melhorar a qualidade de vida dos porto-velhenses. Fez algumas críticas até corretas, como a falta de urbanização, de água e esgoto e até do lixo das calçadas. Mas esqueceu-se de dizer que Porto Velho está numa região pobre do Brasil, que só agora começa a ser notada pelo restante do país por causa das famosas usinas. E que só agora começa a ter acesso a serviços que já existem há décadas em outras áreas. Os problemas com saúde, educação, habitação e outros semelhantes eram esperados. Mas a questão pior foi a desinformação. Pessoas que vieram de centros ricos do país não sabiam nada sobre Rondônia e Porto Velho. Como aqueles tecnocratas que ficam em gabinetes com ar condicionado, em Brasília, decidindo sobre questões que envolvam nossa terra e onde, muitas vezes, sequer colocaram os pés.

 

CASA NOVA

Depois de vários propostas e conversações – do PTB, do PR e de outros partidos – o governador Ivo Cassol está prestes a definir seu novo partido para a disputa da eleição de 2010, quando ele buscará uma cadeira para o Senado.

 

COM AGNALDO

Falta muito pouco para Cassol bater o martelo e definir sua ida para o PP, partido que, no Estado, é comandado pelo ex-deputado federal Agnaldo Muniz. O caminho está pavimentado e só faltaria ajustar alguns detalhes.

 

COM CAHULLA

Outra definição palaciana se consolida cada vez mais. É mesmo João Cahulla o nome de Cassol para a disputa da sucessão estadual em 2010. Todo o planejamento está sendo feito nessa direção, faltando apenas – e há muito tempo para isso – para ajustar a relação de parceiros que assumirão a candidatura.

 

ANIMADO

Cahulla está percorrendo o Estado. E tem ficado bastante satisfeito com o que tem ouvido e visto. Como parceiro de Cassol, tem tido a melhor das receptividades em todos os municípios que percorre. Anda se animando, o vice-governador...

 

ACERTOU

Com relação à crise econômica, o governador rondoniense previu que haveria problemas desde perto do final do ano passado. Cassol recorda que tinha certeza que o problema poderia se tornar sério. Mas também previu que em Rondônia a crise não chegaria com efeitos tão nefastos. É o que está ocorrendo.

 

PREOCUPANTE

O quadro preocupante no restante no país também afetou o Estado mas com menos força. Prevenido, Cassol preparou sua administração para enfrentar a crise. Por isso tem dinheiro nos cofres para pagar salários, fazer obras e pagar fornecedores em dia. Em outros estados, quem não se precaveu é que está sofrendo mais.

 

PARA VER

Merece ser assistido um novo programa na TV local. É o Record News Rondônia, produzido por Rocco Eduardo e apresentado por Adilson Honorato e Jully Ceni. A nova dupla está ao vivo, de segunda a sexta – das sete à oito da noite - na Record News, canal 58 na TV aberta e canal 17 na TV a cabo. É mais um destaque na programa televisiva da terra.

 

CADEIRANTES

Estão chegando mais pelo menos 40 ônibus para o sistema de transporte coletivo da Capital. Metade já chega neste primeiro semestre e o restante na metade final do ano. A grande novidade é que todos os novos coletivos já vêm com adaptação especial para o transporte de pessoas portadoras de deficiência.

 

PEGANDO FOGO

Por falar em transporte, a questão do mototáxi em Porto Velho está pegando fogo. Motoristas e cobradores de ônibus se uniram aos taxistas e a vários sindicatos – incluindo aí os ligados à CUT, imagine-se! – para combater o serviço ilegal dos mototaxistas. Vai quebrar o pau!

 

REMÉDIO AMARGO

Atenção brasileiros: nada de ficar doente. Os remédios continuam saindo pela hora da morte – com o perdão do trocadilho – inclusive os de uso continuado e agora chegam às farmácias com mais um aumento. Afinal, a multimilionária indústria farmacêutica precisa faturar mais. Os pobres é que se virem!

Fonte: Sergio Pires / www.gentedeopiniao.com.br / www.opiniaotv.com.br
ibanezpvh@yahoo.com.br

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 4 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Vamos ter que aprender o mandarim, para podermos conversar com nossos novos maiores parceiros?

Vamos ter que aprender o mandarim, para podermos conversar com nossos novos maiores parceiros?

  “私が持っているのは なに”! Decore estas letras no idioma mandarim. Quem sabe em breve elas não farão parte do seu vocabulário? Segundo o Google, a tradução p

O poder nas mãos de quem tem o poder: Marcos Rocha comanda a Federação União Brasil e PP

O poder nas mãos de quem tem o poder: Marcos Rocha comanda a Federação União Brasil e PP

          A decisão já estava tomada há vários dias. Só não foi anunciada antes por estratégia, porque alguns detalhes precisavam ser definidos. Mas

Surge um nome novo para o Palácio Rio Madeira? O coronel Braguin anda pensando no assunto

Surge um nome novo para o Palácio Rio Madeira? O coronel Braguin anda pensando no assunto

          Há sim novidade no ar, em relação à futura disputa pela cadeira de Marcos Rocha, no Palácio Rio Madeira/CPA. Segundo o jornalista Robson d

Racismo e burrice na mesma frase: Lula consegue se superar em mais um improviso lamentável!

Racismo e burrice na mesma frase: Lula consegue se superar em mais um improviso lamentável!

Imagine-se se as declarações fossem do Jair Bolsonaro ou qualquer um dos seus aliados.  Ou do ex-presidente Michel Temer. Ou qualquer um que não sej

Gente de Opinião Quinta-feira, 4 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)