Terça-feira, 16 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Sergio Pires

Opinião de Primeira - 31/08/13


"LIVRES, AFINAL!" O DISCURSO DO NEGRO QUE MUDOU O MUNDO

Na semana em que se comemorou os 50 anos do famoso discurso "I Have a Dream", de Martin Luther King, vão aí alguns dos principais trechos, lembrando um homem negro que ajudou a mudar o mundo, com sua visão pacificadora. Foi um momento único na história recente da Humanidade. Este Planeta já gerou muitas excrescências e os gera todos os dias. Mas também gerou Luther King. Por isso, ainda há esperança que, mesmo com todo o mal, a semente do bem ainda sobreviva. Trechos do discurso imortal:

"Eu digo, meus amigos, que embora nós enfrentemos as dificuldades de hoje e amanhã, eu ainda tenho um sonho. Eu tenho um sonho que um dia esta nação se levantará e viverá o verdadeiro significado de sua crença - nós celebraremos estas verdades e elas serão claras para todos, de que os homens são criados iguais.  Eu tenho um sonho que um dia nas colinas vermelhas da Geórgia os filhos dos descendentes de escravos e os filhos dos desdentes dos donos de escravos poderão se sentar junto à mesa da fraternidade". 

"Eu tenho um sonho que um dia, até mesmo no estado de Mississippi, um estado que transpira com o calor da injustiça, que transpira com o calor de opressão, será transformado em um oásis de liberdade e justiça. Eu tenho um sonho que minhas quatro pequenas crianças vão um dia viver em uma nação onde elas não serão julgadas pela cor da pele, mas pelo conteúdo de seu caráter. Eu tenho um sonho hoje! Quando nós permitirmos o sino da liberdade soar, quando nós deixarmos ele soar em toda moradia e todo vilarejo, em todo estado e em toda cidade, nós poderemos acelerar aquele dia quando todas as crianças de Deus, homens pretos e homens brancos, judeus e gentios, protestantes e católicos, poderão unir suas mãos e cantar... Livres afinal, livres afinal"!

 

 

 

CADÁVERES DIFERENTES

Deputados petistas - o estadual, Claudio Carvalho e os federais Padre Ton e Anselmo de Jesus - gritam em defesa dos sobreviventes da chacina de Corumbiara, que ainda buscam justiça, depois de 18 anos. Em Corumbiara, houve um confronto armado entre sem terra e policiais militares, com mortes dos dois lados. Nenhum dos três, ao menos até agora, abriu a boca para pedir Justiça pelos 27 garimpeiros trucidados na Reserva Roosevelt, há uma década. Em Corumbiara, para eles, houve massacre. Em Roosevelt, não. São cadáveres diferentes, é claro...

SÓ AGORA?

Depois da porcaria feita, PSDB e PPS querem se dar bem. Os dois partidos entraram com representação junto ao Supremo Tribunal Federal, pedindo a anulação da sessão da Câmara que não cassou o mandato de Natan Donadon. O que, pela primeira vez na história, coloca um presidiário com mandato de deputado federal no país. Antes da votação, tucanos e sociaListas nada fizeram para mobilizar os votos pela cassação, se estavam tão envolvidos na batalha pela limpeza do parlamento. Agora, depois da reação duríssima contrra o Congresso, os dois partidos querem ser os defensores do bem. Será que vai colocar?

 

 

ESTÃO SOLTOS

Cumprindo apenas a lei, o que diz a lei vergonhosa, lamentável, triste, defensora do mal, um magistrado de Rondônia não teve escolha e mandou para o regime semibaerto dois dos mais perigosos traficantes, assassinos e chefes do crime organizado do Rio de Janeiro, que estavam presos aqui. Os traficantes cariocas Cláudio José de Souza Fontarigo, o ‘Claudinho da Mineira’, e Ricardo Chaves de Castro Lima, o ‘Fu’, aproveitaram o benefício e, é claro, fugiram. Lamentável e vergonhoso!

EXPERIÊNCIA

A vida pública ensinou muitas coisas a Amir Lando. Uma delas, é óbvio, é quando se deve jogar para a torcida. Foi isso que ele fez em suas primeiras entrevistas como novo deputado federal poer Rondônbia,l ao assumir, por enquanto interinamente, a vaga de Natan Donado. Amir falou no mau momento em que passa a Câmara Federal (um eufemismo para a sacanagem feita com a não cassação de Natan), mas também fez questão de defender o fim da votação secreta, coisa que o eleitorado adora ouvir. Enfim, começou bem o novo representante rondoniense.

HORA DE CONVERSAR

Está na hora do prefeito Mauro Nazif chamar todo o mundo, colocar numa mesa, deixar todos falarem e depois decidir. O que não dá mais é para deixar como está o clima de antagonismo entre empresas de ônibus, taxistas, donos de lotação e mototaxistas, todos contra a turma da Semtran. Não há um só dia em que não se ouça pesadas reclamações sobre o tratamento dado a essa turma toda. Entre outros, o presidente Chiquinho, do Sintax, por exemplo, tem percorrido os veículos de imprensa para se queixar.

SALVOS PELA RAPIDEZ

Covardes, ao assaltarem um pobre no bairro Igarapé, atiraram à queima roupa no peito dele. Populares que viram a cena desarmaram os dois canalhas e lhes aplicaram uma surra que só não terminou em morte porque a polícia chegou para socorrê-los. Um morador não se conteve e disse que quando é para proteger as pessoas de bem, a polícia demora. Quando é para salvar a vida de um bandido, chega correndo. Exagero claro, até porque a presença da polícia impediu que houvesse uma morte, o que é bom. Mas que os bandidos mereceram a peia, mereceram sim!

PERGUNTINHA

Até quando o Congresso Nacional vai envergonhar o país, tomando decisões como as que manteve o mandato de um deputado presidiário?

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 16 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Flori se torna uma boa exceção numa cidade em que sete prefeitos foram defenestrados de seus cargos em dez anos

Flori se torna uma boa exceção numa cidade em que sete prefeitos foram defenestrados de seus cargos em dez anos

Do extremo sul do Estado surge um personagem na política estadual que está dando o que falar. O Delegado Flori, ainda jovem, mas já experiente, é o

O que é moral? O que é legal? O Brasil está perdendo os parâmetros sobre tais predicados vitais para uma nação

O que é moral? O que é legal? O Brasil está perdendo os parâmetros sobre tais predicados vitais para uma nação

          Estamos caminhando para nos tornarmos uma Nação onde não há mais parâmetros sobre o que é moral e o que não é. Sobre o que é legal e o que

Irmão e filho de Lula blindados na CPMI do roubo dos idosos. Os dois não vão precisar explicar o inexplicável

Irmão e filho de Lula blindados na CPMI do roubo dos idosos. Os dois não vão precisar explicar o inexplicável

          Não é só o irmão do presidente Lula, Frei Chico, blindado pelo grupo governista, que é maioria na CPMI da Roubalheira do INSS. Agora, Fábi

Não está na hora do Congresso fechar as portas, por falta de serventia e por não ter mais como reagir?

Não está na hora do Congresso fechar as portas, por falta de serventia e por não ter mais como reagir?

           Não foi de um dia para o outro. O domínio do STF sobre o país começou, na verdade, num ato isolado do então ministro Ricardo Lewandowski,

Gente de Opinião Terça-feira, 16 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)