Quinta-feira, 18 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Sergio Pires

OPINIÃO DE PRIMEIRA - 30/12/12


OPINIÃO DE PRIMEIRA - 30/12/12  - Gente de Opinião
 
O HOMEM DA CAPA PRETA É O GRANDE BRASILEIRO DESTE 2012
 
Os personagens de 2012 poderiam compor um livro de duas mil páginas. Foram tantos, em tantas áreas, neste ano que se encerra e no país da dona Dilma, que é complexo escolher apenas um. Há os heróis anônimos, os que dão a vida pelos outros, os que, no lado negativo, viveram às custas de roubo do dinheiro público; os que, eleitos, não fizeram jus à confiança do povo. Se poderia lembrar até de alianças, como a vergonhosaOPINIÃO DE PRIMEIRA - 30/12/12  - Gente de Opinião, que reuniu Lula, Fernando Haddad e ele, Paulo Maluf, numa demonstração clara de que a classe política relegou o ideário e a ética para um terceiríssimo plano, porque o que interessa é o poder pelo poder. O personagem poderia ser feminina, como a ministra Eliana Calmon, que mexeu com as estruturas do Judiciário, ao dizer claramente que há “juízes-bandidos”. A própria Dilma Rousseff seria um interessante personagem central de 2012, pelo forma correta com que governa e pelos mais de 70% de aprovação. Lula seria um personagem intrigante, amado pelo povão, odiado pelas classes média e alta, com poderosos adversários na mídia e na alça da Justiça.
 
Tudo isso poderia nos levar ao personagem do ano. Mas, é claro, não é nenhum deles. O grande nome brasileiro de 2012 é um negro que veio de família muito pobre, que estudou em escola pública e que deu ao país um exemplo raro de lucidez, combate rigoroso ao crime e colocou, na porta de cada pessoa de bem deste país, uma ponta de esperança. O ministro Joaquim Barbosa, relator do processo do Mensalão, hoje presidente do Supremo Tribunal Federal é, sem dúvida alguma, o brasileiro do ano. Não há outro nome a ser indicado. Joaquim, o justo. Joaquim, o novo herói nacional. É o Joaquim, um exemplo do bem, nesse país onde o mal tem vencido tantas vezes. Grande Joaquinzão!!!
 
 
 
 
QUE VENHA 2013!
Sobrevivemos todos a mais um ano.Mais que isso, vivemos e nos tornamos ainda mais próximos, mesmo que na distância das mensagens, do curtir, do compartilhar. Somos todos amigos, alguns mais, outros menos, mas estamos juntos e continuaremos juntos. Por isso, esta coluna quer desejar a todos os seus leitores, tanto no Estadão do Norte quanto nos mais de 40 sites que a reproduzem, um grande 2013, repleto de conquistas e felicidade. E que todos nós tenhamos cada vez mais tempo para dedicar a todos os que verdadeiramente a gente ama.
 
 
 
UM PASSO ATRÁS
Nossa economia deu um passo atrás neste ano. Apenas um anos depois de desbancarmos o Reino Unido na posição de sexta maior economia do mundo, a desvalorização do real nos últimos meses fará com que o Brasil perca o posto e volte ao sétimo lugar em 2012. O mercado internacional, contudo, aposta que o Brasil voltará a crescer mais rapidamente e deve voltar a ultrapassar os britânicos em 2014. Segundo o levantamento, o Brasil deve terminar o ano com PIB de 2,28 trilhões de dólares, pouco abaixo dos 2,44 trilhões de dólares previstos para o Reino Unido.
 
 
 
DÚVIDA NA CÂMARA
O prefeito Mauro Nazif assume o comando da cidade de Porto Velho nesta terça, ao mesmo tempo em que assumem os novos vereadores que vão compor a agora ampliada Câmara Municipal. São cinco vagas a mais, num total de 21 componentes do parlamento municipal. Até agora não se sabe como andam as conversações de bastidores, já que publicamente o assunto não foi abordado, sobre a nova composição da Mesa Diretora. Vários nomes são cotados para a Presidência, mas só na manhã de terça, dia 1º, é que se conhecerá o novo comandante.
 
 
 
CHEFE JAPONÊS
Há anos naturalizado brasileiro, mas sem falar direito o português, o produtor rural Yuji Yamada, de 65 anos, foi eleito prefeito da cidade de Janaúba, com seus 67 mil habitantes e que que fica a 550 quilômetros de Belo Horizonte. "Seu Yuji" --como é chamado pelos quase 2.000 empregados da Brasnica, empresa com sede em Janaúba e que tem dez filiais-- terá agora o desafio de comandar a cidade que escolheu para viver. Não é caso único. O novo prefeito de Palmas, Carlos Amastha, é colombiano de nascimento e brasileiro naturalizado.
 

GRANDE BATALHA

 A grande batalha do Governo rondoniense – e para isso houve um grande esforço concentrado – foi terminar o ano com os salários dos servidores em dia. Até a última . quarta-feira, ainda faltavam perto de 40 milhões de reais para completar a folha e havia em caixa, para esse fim, apenas 25 milhões. Mas ao que tudo indica, quando chegar o primeiro dia de 2013, todos os milhares de funcionários públicos do Estado terão recebido seus salários de dezembro e o 13º. Agora, começa a batalha para cumprir os compromissos de janeiro.

 

LOUCURA GERAL
Cinco mortos, mais de 97 feridos: esse o saldo final do feriadão de quatro dias, no trânsito de Rondônia e de Porto Velho.Parece que motoristas e motoqueiros acreditam que tragédias só acontecem com os outros, o que é um atestado de burrice. Em apenas dois dias do novo feriadão, desde sexta, mais uma vez o número de mortos de feridos nas rodovias, estradas e nas cidades, vai superar em muito o do ano passado. E além de tudo, a gente tem que se cuidar do grande número de bêbados que ainda teimam em dirigir, mesmo com a dureza da Lei Seca. Oremos, pois...
 
 
 
PERGUNTINHA
No final de 2013, vamos poder comemorar a volta do crescimento do nosso PIB aos patamares que todos nós esperávamos?
 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 18 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Nos mutirões da SESAU, um só hospital fez mais de mil cirurgias ortopédicas em cerca de um mês

Nos mutirões da SESAU, um só hospital fez mais de mil cirurgias ortopédicas em cerca de um mês

Há mutirões e mutirões. Há os que podem causar riscos, como os previstos de cirurgias oftalmológicas, feitas por equipes que vêm de fora e que even

Flori se torna uma boa exceção numa cidade em que sete prefeitos foram defenestrados de seus cargos em dez anos

Flori se torna uma boa exceção numa cidade em que sete prefeitos foram defenestrados de seus cargos em dez anos

Do extremo sul do Estado surge um personagem na política estadual que está dando o que falar. O Delegado Flori, ainda jovem, mas já experiente, é o

O que é moral? O que é legal? O Brasil está perdendo os parâmetros sobre tais predicados vitais para uma nação

O que é moral? O que é legal? O Brasil está perdendo os parâmetros sobre tais predicados vitais para uma nação

          Estamos caminhando para nos tornarmos uma Nação onde não há mais parâmetros sobre o que é moral e o que não é. Sobre o que é legal e o que

Irmão e filho de Lula blindados na CPMI do roubo dos idosos. Os dois não vão precisar explicar o inexplicável

Irmão e filho de Lula blindados na CPMI do roubo dos idosos. Os dois não vão precisar explicar o inexplicável

          Não é só o irmão do presidente Lula, Frei Chico, blindado pelo grupo governista, que é maioria na CPMI da Roubalheira do INSS. Agora, Fábi

Gente de Opinião Quinta-feira, 18 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)