Sexta-feira, 20 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Sergio Pires

OPINIÃO DE PRIMEIRA - 22/08/12


OPINIÃO DE PRIMEIRA - 22/08/12 - Gente de Opinião

BOLÍVIA PRECISA APOIAR O COMBATE ÀS DROGAS
 
A Polícia Federal, via Ministério da Justiça, tem conseguido resultados muito positivos no combate ao tráfico de drogas na fronteira. Com aprovação dos governos do Peru e Paraguai, os federais entram no território dos vizinhos, para destruir plantações de maconha e dafolha de coca, matéria prima para a produção de cocaína e crack. O único país vizinho que ainda não deu seu aval para operações de policiais brasileiGente de Opiniãoros dentro do seu território é a Bolívia. As negociações continuam, mas o presidente Evo Morales parece estar renitente em relação ao assunto. O problema principal é que a folha da coca, produzida em profusão, é mascada pela população indígena e é quase sagrada no país. Os bolivianos dizem que a folha de coca não é droga e que se os traficantes a transformam em cocaína, o problema não é deles, plantadores. O problema é que 54% da cocaína que entra no Brasil vêm da Bolívia. Incluindo a fronteira de Rondônia com nosso vizinho mais próximo, onde a polícia consegue apreender um pequeno percentual de toda a droga que sai da Bolívia e chega aqui, para depois ser levada para outras regiões do país.
 
O sucesso das operações da PF em território estrangeiro tem números bastante significativos. Em solo peruano, por exemplo, os federais brasileirosdestruíram 100 hectares de plantação de folha de coca, o que poderia gerar mais de 700 quilos de cocaína pura. As incursões no Paraguai também têm bons resultados. Só falta a Bolívia. Está na hora do governo brasileiro começar a falar grosso com Evo Morales, até agora tratado como amicíssimo do Brasil. Combater o tráfico de drogas é obrigação de todos os países e nossos vizinhos bolivianos têm que ajuda nessa árdua tarefa. E quanto mais cedo melhor, porque nossa PF pode interromper os caminhos da droga, que jorram de lá para cá. Todos os dias.
 
 
 
 
RASGAR A FOTO
 
Será que o senador Valdir Raupp vai mesmo rasgar a fotografia da presidente Dilma, caso o governo federal não mudar sua decisão sobre a transposição dos servidores de Rondônia? Raupp está furioso, porque, presidente do maior partido aliado ao governo, o PMDB, não foi tratado como tal, no episódio. O senador rondoniense diz que vai exigir que os servidores transpostos recebam salários compatíveis com os federais, que são maiores e não fiquem recebendo os mesmos valores que recebem hoje do Estado. Raupp está cobrando. Será que seu protesto preocupa o Planalto? Veremos em breve.
 
 
 
NO LUGAR ERRADO
 
Reunidos em torno de protestos pela forma como a União está tratando a transposição, sindicatos de servidores do Estado, apoiados por entidades do campo (como a perigosa Liga dos Camponeses Pobres), somando 32 representações sindicalistas, anunciam o fechamento da BR 364 para esta quarta-feira. A reivindicação é das mais justas, mas a forma de protesto prejudica apenas a população rondoniense, que nada tem a ver com o problema. Fechar a BR é uma medida antipática e que não resolve nada.
 
 
 
LÁ NO PLANALTO
 
O correto seria programar protestos em Brasília. Por exemplo, lá pelo Palácio do Planalto, onde vive a presidente Dilma Rousseff. Unidos, os 32 sindicatos poderiam manter uma representação de manifestantes durante vários dias, até que suas reivindicações fossem atendidas. Protestar aqui em Rondônia, fechar BR ou o acesso às obras das usinas, dá muito barulho, prejuízo para o Estado, mas praticamente nenhum resultado prático. Como o problema é com o governo federal, Brasília seria o lugar certo dos protestos.
 
 
 
ENTROU NA CAMPANHA
 
Bom de voto, o presidente da Assembleia Legislativa, Hermínio Coelho, não quis concorrer à Prefeitura da Capital. E estava até um pouco distante da disputa. Mas na semana passado, entrou nela. Reuniu dezenas de lideranças num encontro com a candidata do PSDB, Mariana Carvalho. O partido dele, o PSD, está na coligação com os tucanos. Não se sabe ainda se Hermínio vai para os palanques pedir votos à sua candidata, mas se for, sem dúvida pode ajudar muito. Prestígio e voto ele tem entre o eleitorado porto velhense.
 
 
 
QUATRO CHANCES EM CINCO
 
Cinco deputados estaduais disputam a eleição municipal de outubro. Pelo menos quatro deles têm chances reais de vitória. O único caso em que um cairá fora é em Ariquemes, onde Lorival Amorim disputa contra seu hoje colega na Assembleia, Adelino Follador. Ou seja, um dos dois cairá fora. Jesualdo Pires, em Ji Paraná; Glaucione Nery, em Cacoal e Luizinho Goebel em Vilhena, têm boas chances de vitória. Por isso, seus suplentes estão com um olho nas cadeiras da ALE e outro nas urnas.
 
 
 
NA ESPERA
 
O suplente de Jesualdo Pires é o vereador de Porto Velho, Cláudio Carvalho, do PT. Ele concorreu a uma vaga como deputado e não foi elegeu por muito poucos votos. O substituto de Lorival Amorim, caso ele se eleja, será Adriano Boiadeiro, representante da região central do Estado. O suplente de Adelino Folador é David Chiquilito, também de Porto Velho. Brito do Incra ganha a cadeira de Glaucione, caso ele se eleger em Cacoal. E o vereador da Capital, Jaime Gazola, seria o substituto de Luizinho Goebel. Tudo, claro, no campo das suposições, porque eleição só se ganha depois do último voto computado.
 
 
 
PERGUNTINHA
 
Quando será restabelecido o abastecimento de água para toda a cidade pela Caerd?
 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 20 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Produtores, mesmo desesperados, precisam ter resiliência e união, nesta guerra declarada contra eles

Produtores, mesmo desesperados, precisam ter resiliência e união, nesta guerra declarada contra eles

     Marina Silva, as ONGs internacionais, o Ibama, o CMBio, a Polícia Ambiental e outros organismos ligados ao governo brasileiro, além de parte do

Confúcio confirma que todos os que estão dentro das reservas criadas por ele terão que sair

Confúcio confirma que todos os que estão dentro das reservas criadas por ele terão que sair

          “Faria tudo de novo!” A frase foi dita (e tem sido repetida) pelo ex-governador e senador Confúcio Moura, sobre as onze áreas de proteção

Júnior fala em arapongagem, acusa deputado e nega qualquer desvio, em pronunciamento na internet

Júnior fala em arapongagem, acusa deputado e nega qualquer desvio, em pronunciamento na internet

No dia anterior, o deputado estadual Marcelo Cruz divulgou um documento com graves acusações contra seu colega parlamentar, Ribeiro do Sinpol, afirm

Rondônia precisa de olhos voltados para o futuro e não de uma crise política 15 meses antes da eleição

Rondônia precisa de olhos voltados para o futuro e não de uma crise política 15 meses antes da eleição

          Tudo o que Rondônia não precisa, neste momento, é da crise política que se avizinha. Onde os prejuízos cairão primeiro na população e depo

Gente de Opinião Sexta-feira, 20 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)