Terça-feira, 16 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Sergio Pires

Opinião de Primeira - 06/11/13


NOBEL MOURA TEM A RECEITA PARA ACABAR COM A DOR DOS DOENTES

Figura controvertida, ex-deputado federal cassado, longe das lides políticas há muito tempo, apesar de ter se aventurado à uma candidatura à Assembleia em 2010, sem êxito, o médico Nobel Moura volta ao noticiário. É o irmão do governador Confúcio Moura, que já fez declarações muito polêmicas. Numa delas ameaçou matar o então secretário de saúde do Estado, Milton Moreira, mas depois disse que não era a sério, porque estava apenas fazendo pressão para receber um pagamento que lhe era devido. E que veio a pé de Ariquemes para a posse do irmão, em 31 de dezembro de 2010. Nobel disputou, pelo voto direto dos médicos, a direção clínica do Hospital Regional de Ariquemes. Ganhou. Em sua primeira entrevista, ele não fugiu do seu jeito de ser. Deu declarações fortes. Uma delas é que não há amor no tratamento aos doentes. Outra, que sua missão será acabar com a dor dos pacientes. Para isso, usou como exemplo o Fentanil, um dos mais poderosos medicamentos para combate à dor. Cem vezes mais potente que a Morfina e mil vezes mais potente que a Dolatintina, usada normalmente no tratamento da dor, cada frasco de 50 mg do Fentanil custa 33 reais. Nobel conclamou seus colegas a usarem o Fentanil para acabar com as dores de todos os internados. A polêmica entrevista está no you tube: http://ariquemes190.com.br/noticia.php?id=20313.

O médico se disse também muito grato aos que o escolheram para comandar o Hospital Regional e garantiu que os pacientes terão tratamento "com amor". Polêmico e sempre reservando surpresas em suas falas e atos, Nobel Moura está de volta. Quer dar uma nova cara ao hospital que comandará. Mas o que mais chama a atenção na entrevista é sua forma direta de dizer - e mostrar - como vai acabar com a dor dos doentes: Fentanil neles!

DIVISÃO PETISTA

A quatro dias da sua eleição interna, não há um prognóstico seguro sobre  quem comandará o PT no Estado. O grupo liderado pelo Padre Ton, que é o virtual candidato do partido ao Governo e que tem nomes como o do deputado Anselmo de Jesus; da prefeitura Sônia Cordeiro, de Jaru e do ex-prefeito de Porto Velho, Roberto Sobrinho, estaria mais forte e com chances sólidas. Mas não se pode subestimar a chapa de Edson Silveira, apoiada pelo grupo da ex-senadora Fátima Cleide.  Neste domingo, dia 10, é a decisão.

ESTÁ FORTE

Sobre o PT, ainda, repercute a entrevista do ex-prefeito Roberto Sobrinho a Carlos Araújo, do site tudorondonia. Sobrinho diz que está firme na sua preparação para disputar a eleição do ano que vem e que , garante, não cometeu irregularidades na sua administração. Na verdade, mesmo não aparecendo muito na mídia, a não ser esporadicamente, Sobrinho está ainda muito poderoso dentro do PT. Seu grupo pode comandar o partido a partir da semana que vem e sua pré-candidatura estaria confirmada. Ele pretende disputar uma vaga à Câmara Federal.

OTIMISTA É APELIDO

Flamenguistas, que são a grande maioria em Porto Velho e no Estado, são muito otimistas. Mal o time, que é medíocre, ganhou três partidas seguidas e a torcida já começa a avisar que o Mengão vai ser campeão mundial de novo. Não importa se hajam ainda três jogos pela Copa do Brasil e toda a Libertadores da América - isso se o clube chegar lá! -, porque os fanáticos já querem fazer faixa de campeões do mundo. Vão ser otimistas assim  lá na...

PODRE E ABANDONADA

Compreende-se que há dificuldades de se manter limpa uma cidade grande como Porto Velho. Mas o que está acontecendo com a Praça Getúlio Vargas, em frente ao Palácio do Governo, é quase inacreditável. Simplesmente a Prefeitura abandonou o local, deixando-o tomando pelo lixo, pelo mau cheiro, pela podridão, pelo cocô dos pombos e pássaros. Num local de Porto Velho onde as pessoas gostam de parar, sentar e até que serve para manifestações, o abandono é trágico e lamentável. É um retrato da sujeira que assola a maior cidade do Estado.

PROTEÇÃO A CONDENADO

Pesos e medidas completamente injustas e absurdas. Enquanto a população sofre sem segurança e a PM não dá conta de tanta violência, a Justiça manda uma viatura todos os dias para dar segurança a um condenado a mais de dez anos de cadeia, porque ele se diz "líder dos sem terra" e estaria sendo ameaçado de morte. O caso acontece em Vilhena. Udo Walhbrink, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Vilhena e Chupinguaia, foi condenado a mais de uma década de cadeia, mas está solto. E protegido pela mesma polícia que não consegue proteger os cidadãos de bem, aqueles que nunca foram condenados a nada.

POBRE DE NÓS!

Um habeas corpus concedido na Justiça, libertou nove membros de uma violenta milícia no Rio de Janeiro. Entre eles um ex-vereador, policiais militares da ativa e até fuzileiros navais. Soltos, os criminosos dizimaram as testemunhas contra eles. Sete foram mortos. Só sobrou o delegado que preside o inquérito, sempre acompanhado de vários seguranças. Quem agora vai responder por tantas mortes desnecessárias? Ninguém. E ninguém vai perder o sono  por ter deixado bandidos soltos, para chacinar quem os denunciou. Pobre dos brasileiros de bem!

PERGUNTINHA

Quando governantes e Justiça vão começar a manda a Polícia Militar proteger as casas dos cidadãos de bem, que estão sendo ameaçados todos os dias por bandidos, em todas as cidades rondonienses?

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 16 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Flori se torna uma boa exceção numa cidade em que sete prefeitos foram defenestrados de seus cargos em dez anos

Flori se torna uma boa exceção numa cidade em que sete prefeitos foram defenestrados de seus cargos em dez anos

Do extremo sul do Estado surge um personagem na política estadual que está dando o que falar. O Delegado Flori, ainda jovem, mas já experiente, é o

O que é moral? O que é legal? O Brasil está perdendo os parâmetros sobre tais predicados vitais para uma nação

O que é moral? O que é legal? O Brasil está perdendo os parâmetros sobre tais predicados vitais para uma nação

          Estamos caminhando para nos tornarmos uma Nação onde não há mais parâmetros sobre o que é moral e o que não é. Sobre o que é legal e o que

Irmão e filho de Lula blindados na CPMI do roubo dos idosos. Os dois não vão precisar explicar o inexplicável

Irmão e filho de Lula blindados na CPMI do roubo dos idosos. Os dois não vão precisar explicar o inexplicável

          Não é só o irmão do presidente Lula, Frei Chico, blindado pelo grupo governista, que é maioria na CPMI da Roubalheira do INSS. Agora, Fábi

Não está na hora do Congresso fechar as portas, por falta de serventia e por não ter mais como reagir?

Não está na hora do Congresso fechar as portas, por falta de serventia e por não ter mais como reagir?

           Não foi de um dia para o outro. O domínio do STF sobre o país começou, na verdade, num ato isolado do então ministro Ricardo Lewandowski,

Gente de Opinião Terça-feira, 16 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)