Quinta-feira, 9 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Montezuma Cruz

Misto Porto Velho-Extrema vence o Campeonato dos Hoasqueiros


Time campeão é formado por jogadores de Porto Velho e Extrema - Gente de Opinião
Time campeão é formado por jogadores de Porto Velho e Extrema

Com a goleada de 7 x 1, o Oito de Dezembro venceu o Palmeiral, vice-campeão, na decisão do 5º Campeonato de Futebol Society da 1ª Região promovido pela Irmandade do Centro Espírita Beneficente União do Vegetal (UDV), sábado e domingo, na Toca do Urubu, zona leste de Porto Velho.

O time vitorioso é formado por jogadores dos Núcleos Mestre Bartolomeu e Mestre Pojó, respectivamente, de Porto Velho e Distrito de Extrema; o Palmeiral é de Guajará-Mirim, na fronteira brasileira com a Bolívia.

São eles: Alisson. m. Magno, Oliver, Wendsuel, Deigmar, Álvaro, Anastácio, Wesley,  João Victor, Weverton,  Fabrício, José Borges, Ivan, e Leandro.

Dez equipes participaram da competição que acontece desde 2016 e só foi interrompida no biênio 2020-2021, devido à pandemia do coronavírus. São elas: Arvoredo (núcleo do mesmo nome, de Cuiabá-MT), Canário Verde (Núcleo Mestre Gabriel), Erunaiá FC (núcleo do mesmo nome, de Candeias do Jamari),  Oxente FC (Núcleo M. Pernambuco), Oito de Dezembro (misto Porto Velho e Distrito de Extrema), Palmeiral F.C. (Guajará-Mirim), Sororoca F.C (N.M.Iagora), Porto FC (N. M. São Miguel), Talismã Futebol Clube (Núcleo M. Pequenina), e União das Barquinhas (núcleo do mesmo nome, da Capital).

Na semifinal, o Talismã (derradeiro campeão) venceu o Arvoredo por 2 x 0, classificando-se em 3º lugar.

“Este campeonato fortalece os vínculos de amizade, incentiva a prática do esporte e o espírito competitivo entre os irmãos”, disse o mestre Fabiano Pegoraro Franco (Núcleo Mestre Iagora), que é juiz de direito em Porto Velho.

“Cuidamos do espiritual e do físico das pessoas”, comemorou o m. Felipe (União das Barquinhas). “Basta ver que todos têm oportunidade de jogar, inclusive mestres representantes e outros mais”, emendou lembrando a participação dele e do m. Júnior; do mestre central da 1ª Região, Carmiro Gabriel Júnior (M.Pequenina), e do m. Jair (N.Palmeiral).

O campeonato tem perspectivas de expandir ainda mais, observaram os coordenadores mestres Felipe Braga e Júnior Quinhones, e irmão Ivan Júnior. Lembram que os atletas do Arvoredo, por exemplo, viajaram 1.500 quilômetros de carro para chegar a Porto Velho, o que leva a crer que a organização de um calendário preciso ofereceria oportunidade de participação de equipes dos estados Acre e até do Amazonas, e aí o certame uniria Amazônia e Centro-Oeste.


Os jogos foram apitados pelos árbitros Erismar Ferreira e Hamilton França, da Federação de Desportos de Rondônia. O Departamento Médico Científico da UDV montou uma barraca para atendimento dos contundidos. Lá estavam os irmãos: Alex Sakai, Geisa, Gicely, Vanúsia, e Anderval.

“Todos com boa vontade e esforço para trazer até aqui: acupuntura, enfermagem e fisioterapia”, destacou Sakai.

A conselheira Rosimeire (N.M. Pernambuco), monitora da Associação Novo Encanto de Desenvolvimento Ecológico, liderou a equipe de limpeza do terreno, recolhendo plásticos e papéis.

Troféus e medalhas foram entregues aos vencedores, entre eles, Alfredo Feijó (União das Barquinhas), melhor goleiro, e Anastácio Cintra da Silva (Oito de Dezembro), artilheiro com 5 gols.

Wesley Santos (8 de Dezembro), 4 gols
Agostinho Quinhones Jr. (União das Barquinhas), 4
Walter Santana (Porto F.C.), 4
Victor Vinícius Paz (Arvoredo FC), 4
Wewerton Matheus Correia (8 de Dezembro), 3
José Felipe Jr. (Canário Verde FC), 3
Iago Cardoso (Canário Verde), 3
Herman Teschi (Oxente), 3
Samuel Duarte (Arvoredo), 3

 

Um gol: Gilson Santos (Talismã), Jean Santos (Talismã), Vinícius Almeida (Palmeiral), Wewerton Correia (8 de Dezembro), Ivan Santos (8 de Dezembro), e João de Lima (8 de Dezembro).

O campeonato foi acompanhado pelo diretor regional da Diretoria Geral do Centro Espírita União do Vegetal, Wagner Antero.

“No ano do Centenário de Nascimento do Mestre Gabriel nos juntamos com alegria a todos que apoiam a realização deste encontro esportivo da 1ª Região, tendo como objetivo a sadia prática esportiva, a cultura e o lazer junto às nossas famílias, em clima de paz e harmonia”, escreveu em sua mensagem o presidente da Associação Beneficente Casa da União Novo Horizonte, Walteir Costa.

Ele lembrou que no capítulo III, inciso IX, o Estatuto da entidade enfatiza a importância social da sadia prática esportiva, com o propósito de atuar nas áreas de educação, cultura, lazer, esporte, educação ambiental, e reinserção social de presos e menores infratores, com o desenvolvimento de programas nessas áreas.

“Valeu a pena, precisamos disso. A União do Vegetal está no seu lugar, mas o seus membros merecem e precisam se envolver com a sociedade em geral”, elogiou a conselheira Eva Costa (N.M.Gabriel).

“Fui o que mais gritou pelo Oito de Dezembro”, alegrou-se o irmão Aroldo Costa. Ele manifestou alegria e gratidão por rever irmãos, atletas ou não, e conhecer outros. “Importante disso são os laços de fraternidade entre os irmãos da UDV”, ele acrescentou.

Não apenas o futebol uniu comunidades hoasqueiras*. No domingo também houve competições dominó. Em três disputas (sete pedras, com validação de duzentos pontos), Sandro Maciel Marques e Hudson Damião, ambos do N. M. Gabriel, sagraram-se campeões. Jogaram com Adriano e Denis (N.Erunaiá), Raimundo e m. Rossano, (União das Banquinhas).

E de voleibol com quatro equipes mistas. O troféu de campeã foi entregue à equipe Elite, assim constituída: Ariadne (MP), Fernando (UB), Guilherme (Arvoredo), Felipe (MP), Maria (MP).

Estrela, do N. Erunaiá, ficou em 2º lugar com: André, Cláudia, Esthela, e Fernando.

A UDB jogou com Paulo, Patrick, Samira, e Samuel.

____ 

* Hoasqueiros é o termo usado no âmbito da União do Vegetal, e também externamente, para designar aqueles que comungam o chá hoasca, sacramento nessa religião. 

Galeria de Imagens

  • No início da competição, equipes perfiladas ao lado do Talismã, derradeiro campeão
    No início da competição, equipes perfiladas ao lado do Talismã, derradeiro campeão
  • Lucas Benhur, goleiro da União das Barquinhas, jogou de óculos
    Lucas Benhur, goleiro da União das Barquinhas, jogou de óculos
  • Torcida do Erunaiá, de Candeias do Jamari
    Torcida do Erunaiá, de Candeias do Jamari

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 9 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Arbitrariedade e tortura em delegacias caminhavam juntas

Arbitrariedade e tortura em delegacias caminhavam juntas

Presidente Médici, na BR-364, a 400 quilômetros de Porto Velho, ficou seis meses sem administrador, sem delegado, sem advogado e com um único polic

Amadeu Machado fez com o lendário Capitão Sílvio a 1ª licitação de terras públicas do País

Amadeu Machado fez com o lendário Capitão Sílvio a 1ª licitação de terras públicas do País

Gaúcho de Santa Rosa, o advogado Amadeu Matzenbacher Machado estudou na Universidade Federal do Rio Grande do Sul e veio para Rondônia em 1973. Foi

Disputa de poder no Fórum Rui Barbosa põe juízes nas manchetes

Disputa de poder no Fórum Rui Barbosa põe juízes nas manchetes

A disputa de poder no Fórum Rui Barbosa vazou para os jornalistas em julho de 1981. O juiz da 1ª Vara Augusto Alves, de nacionalidade portuguesa, es

Do “cemitério de processos” à fedentina forense, advogados penavam

Do “cemitério de processos” à fedentina forense, advogados penavam

Muito antes das modernas sedes do Fórum Criminal de Porto Velho e do Tribunal de Justiça de Rondônia, a história da rotina de atendimento no antigo

Gente de Opinião Quinta-feira, 9 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)