Terça-feira, 9 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Lucio Albuquerque

O EFEITO BOOMERANGUE NA LAVA JATO


Gente de Opinião


Lúcio Albuquerque, repórter

Boomerangue é uma arma de guerra ou caça, usado por alguns aborígenes australianos que, após arremessada, volta a quem a lançou.

Olhando de fora para dentro é interessante notar como a Lava Jato conseguiu gerar em muitos políticos o “efeito boomerangue”, e o listão da Odebrecht é, sem qualquer dúvida, uma prova provada de que a arma australiana tem, além de matar ou ferir, o condão de retornar ao ponto de origem.

Muitos dos envolvidos nas últimas operações da Lava Jato se veem agora indo para o epicentro dos fatos e tendo, como aliás fazem os petistas, liderados pelo seu principal mentor, desde 2005, negam, e, quando acuados, buscam através de entraves diversos desqualificar os investigadores.Gente de Opinião

Para quem acompanha a política brasileira há muito tempo,não há muita dúvida: a prática de irregularidades já foi muito denunciada, mas pelo visto estava faltando um Sérgio Moro para, pelo menos, construir uma resposta.

Do governo vem sempre aquele discurso de que “nunca, jamais” se deu tanta liberdade para investigar. A coisa não é bem assim. Houve conjugação de vários fatores, desde o aparecimento de um grupo de jovens juízes e procuradores de Justiça – talvez incentivados pelo desassombro de Joaquim Barbosa, até a entrega (ou azar dos envolvidos?) do caso nas mãos de Moro, cujo passado como magistrado permitiu-lhe chegar aonde chegou.

Mas há um perigo que não pode ser descartado pelos que apóiam as investigações: elas não chegaram apenas no epicentro do poder político. Atingem fortes corporações e isso, com certeza, vai pesar, e muito, no que vai acontecer daqui para a frente.

Daí nunca se deixar de lado a frase bi-secular, mas, mais que atual de Thomas Jefferson: “O preço da liberdade é a vigilância eterna”.

Daí ser necessário muita atenção com o efeito boomerangue.

Inté outro dia, se Deus quiser!--

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 9 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 9 de setembro de 2025

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 9 de setembro de 2025

RONDÔNIA1926 – O “Barão do Solimões”, com um aluno conduzindo a flâmula do Tiro de Guerra de Porto Velho, venceu o desfile da Independência. Elogios à

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 8 de setembro de 2025

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 8 de setembro de 2025

RONDÔNIA1948 – Na 3ª Cia de Fronteira (PVh) denúncias de abusos contra índios e sitiantes, cometidos pelo capitão EB Gerson Oliveira, nas buscas de se

O DIA NA HISTÓRIA. BOM DIA 7 de setembro de 2025

O DIA NA HISTÓRIA. BOM DIA 7 de setembro de 2025

RONDÔNIA1922 – O centenário da Independência teve várias cerimônias em Porto Velho, Guajará-Mirim e Santo Antônio, .cidades que depois comporiam Rondô

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 6 de setembro de 2025

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 6 de setembro de 2025

RONDÔNIA1867 – Conduzido por um navio desde o Rio de Janeiro, chega a Manaus o decreto nº 3.749 (7/12/1866) que abre à navegação estrangeira os rios A

Gente de Opinião Terça-feira, 9 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)