Quarta-feira, 10 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Lucio Albuquerque

O DIA NA HISTÓRIA - BOM DIA, 5ª feira, 14 de DEZEMBRO


O DIA NA HISTÓRIA - BOM DIA, 5ª feira, 14 de DEZEMBRO   - Gente de Opinião

COMEMORA-SE

Dia Nacional do Arquiteto e Urbanista, Dia Nacional da Economia Solidária, 

Dia do Jardineiro

Católicos celebram Santa Nina ou Cristiana, São Valeriano

RONDÔNIA

1940 – Para oferecer a partir de janeiro luz elétrica durante toda a noite, a prefeitura quer que os devedores de água e luz paguem seus débitos. 

1957 – Com as bençãos do bispo Dom João Batista Costa, começa a construção do edifício “Zeno Ferreira” na esquina da Sete de Setembro com a Praça Rondon.

1967 – Denúncias em reunião do IBRA (antecessor do Incra): há infiltração estrangeira em vários pontos da Amazônia, incluindo Rondônia.

BRASIL

1500 –Morre  Pero Vaz de Caminha, escrivão da frota de Cabral (n. 1450).  1896 – O escritor Machado de Assis é proclamado primeiro presidente da Academia Brasileira de Letras. 1907 – Nasce o arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer, o homem que projetou Brasília. (m. 2012). Em 1963 – Em jogos de clubes o FLA-FLU no Maracanã, bate recorde mundial com 195 pagantes. 1938 – Estreia nos cinemas o filme E o Vento Levou, um dos maiores clássicos da história. 2008 — A Azul Linhas Aéreas faz seu vôo inaugural, de Campinas, São Paulo a Salvador.

MUNDO

1831 — Fundação do Corpo de Municipais Permanentes, futura Polícia Militar do Estado de São Paulo. 1891 – James Naismith (EUA) inventa o basquete. 1938 – Estreia nos cinemas “E o Vento Levou”, um dos maiores clássicos da história. 

FOTO DO DIA

Três fatos destacam Costa Marques, um dos 25 municípios mais populosos dentre os 52 que compõem Rondônia (IBGE/2021), o que coloca a comunidade assentada à margem do Rio Guaporé, a mais de 400 KM de Porto Velho, em um patamar importante. No aspecto geográfico por ter, a distância pequena, na outra margem do rio, a cidade boliviana de Buena Vista, fato que confirma o dizer local de que “O rio (Guaporé) mais une que nos separa”. Outro motivo é que Costa Marques sedia a Irmandade do Santíssimo Espírito Santo que desde 1894, afora nos dois anos do covid, realiza a procissão fluvial denominada “Festa do Divino”, percorrendo 50 comunidades brasileiras e bolivianas do Guaporé, um espetáculo de fé e religiosidade. O terceiro fator é que Costa Marques tem em sua área o Real Forte do Príncipe da Beira, construído no Século XVIII e que desde 1932 recebeu do Exército uma guarnição permanente.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 10 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 10 de setembro de 2025

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 10 de setembro de 2025

RONDÔNIA1925 – Homenagem aos ganhadores das disputas atléticas do dia 7. Prêmios: um par de jarras, porta alfinete de biscuit, uma foto da baía do Bot

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 9 de setembro de 2025

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 9 de setembro de 2025

RONDÔNIA1926 – O “Barão do Solimões”, com um aluno conduzindo a flâmula do Tiro de Guerra de Porto Velho, venceu o desfile da Independência. Elogios à

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 8 de setembro de 2025

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 8 de setembro de 2025

RONDÔNIA1948 – Na 3ª Cia de Fronteira (PVh) denúncias de abusos contra índios e sitiantes, cometidos pelo capitão EB Gerson Oliveira, nas buscas de se

O DIA NA HISTÓRIA. BOM DIA 7 de setembro de 2025

O DIA NA HISTÓRIA. BOM DIA 7 de setembro de 2025

RONDÔNIA1922 – O centenário da Independência teve várias cerimônias em Porto Velho, Guajará-Mirim e Santo Antônio, .cidades que depois comporiam Rondô

Gente de Opinião Quarta-feira, 10 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)