Domingo, 26 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Lucio Albuquerque

O DIA NA HISTÓRIA - BOM DIA 28 DE NOVEMBRO!


O DIA NA HISTÓRIA - BOM DIA 28 DE NOVEMBRO! - Gente de Opinião

RONDÔNIA: Em 1907 – Pelo decreto 6.752 a firma norte-americana The Madeira-Mamoré Railway Company é autorizada a operar no Brasil, para construir a Ferrovia Madeira-Mamoré, fruto do Tratado de Petrópolis.

 COMEMORA-SE: Dia do Soldado Desconhecido. Católicos lembram Santa Catarina Labouré, São Sóstenes e São Tiago da Marca.

FATOS: 1820 — Nasce Friedrich Engels, que com Karl Marx funda o socialismo científico, ou marxismo. 1934 — Morreu Coelho Neto, maranhense,  o príncipe dos prosadores brasileiros, membro-fundador da Academia Brasileira de Letras. 1943 — Conferência de Teerã — O Presidente dos EUA Franklin D. Roosevelt, o Primeiro-ministro britânico Winston Churchill e Joseph Stalin (URSS) debatem o “dia seguinte” da II Guerra Mundial. 1964 — Programa Mariner: a NASA lança a sonda Mariner 4 em direção a Marte. 1975 – Morre o escritor Érico Veríssimo, cuja obra mais importante foi o romance “O tempo e o Vento”.  2016 — Voo LaMia 2933, transportando a equipe de futebol da Chapecoense, cai perto de  Medellín na Colômbia, matando 71 pessoas e deixando 6 feridos.

FOTO DO DIA: A pouco mais de 200 KM de Porto Velho e a mais de 300 de Rio Branco (AC), as velhas balsas da travessia de veículos e pessoas de um para outro lado do Rio Abunã, um trecho que dura em média 40 minutos, ou mais quando, como agora, o rio secou muito e a operação é mais complicada, aquele serviço começa a ter os dias contados, coma previsão de que em janeiro a ponte, em construção há muitos anos, esteja enfim entregue ao tráfego. A foto as duas balsas em operação, de uma margem para outra do Abunã.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoDomingo, 26 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 26 de outubro de 2025

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 26 de outubro de 2025

RONDÔNIA1938 – De janeiro a setembro 51 crianças foram registradas como nascidas em Porto Velho. Nas certidões constam apenas o nome do pai.1950 - Cri

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 25 de outubro de 2025

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 25 de outubro de 2025

RONDÔNIA1877 – O imperador Dom Pedro II autoriza a P. & T. Collins (EUA) a construir uma ferrovia margeando as cachoeiras do Rio Madeira.1917 – A supe

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 24 de outubro de 2025

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 24 de outubro de 2025

RONDÔNIA1918 – Autorizada, pela intendência (Câmara) Municipal, que a prefeitura construa, uma “escola mixta municipal em Porto Velho”, a ser denomina

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 23 de outubro de 2025

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 23 de outubro de 2025

RONDÔNIA1938 – Oferecendo oito cursos por correspondência, a Associação Educacional São Paulo se instala em Porto Velho.1940 – Estão abertas inscriçõe

Gente de Opinião Domingo, 26 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)