Sábado, 25 de janeiro de 2025 - 07h05
COMEMORA-SE
Dia do Carteiro. Dia dos Correios e Telégrafos. Dia
Nacional da Bossa Nova.
Católicos lembram São Paulo (data de sua conversão),
Santo Ananias
RONDÔNIA
1873 – Instalada a Mesa de Renda Alfandegada do Estado de
Mato Grosso em Santo Antônio, desde 1945 bairro de Porto Velho. Em 1904 – A
Câmara Federal aprova a Lei nº 5, autorizando o Governo a abrir crédito para
cumprir do Tratado de Petrópolis. Em 1926 – Católicos, liderados pelo coronel
Paulo Saldanha, concluem a construção da igreja de Nossa Senhora do Perpétuo
Socorro, a 1ª em Guajará-Mirim. Em 1968
– Pelo decreto federal 58.501 a ferrovia Madeira-Mamoré entra em fase de
erradicação. 1975 – O prefeito Jacob Atallah inaugura a Biblioteca Municipal
“Francisco Meirelles”.
BRASIL
1554 – Padres jesuítas criam a cidade de São Paulo. 1917
– Nasce Jânio Quadro, 23º presidente do Brasil; renunciou após 6 meses no
cargo. 1927 – Nasce Antônio Carlos Jobim, o Tom Jobim, “pai” da Bossa Nova.
1934 — Criada a Universidade de São Paulo (USP). 1947 – Nasce o jogador de futebol Eduardo
Gonçalves de Andrade, o Tostão, da equipe tricampeã de 1970. 2019 — Rompe a
barragem de Brumadinho (MG), com centenas de mortos e desaparecidos.
MUNDO
1918 — A Ucrânia declara a sua independência da Rússia.
2006 — Publicada a encíclica do Papa Bento XVI, Deus Caritas Est (trata do amor
divino pelo ser humano).
FOTO
DO DIA
HÁ
121 ANOS....
Assinado em 1903, o “Tratado de Permuta de permuta de
Territórios e outras compensações entre o Brasil e a Bolívia, a partir de 25 de
janeiro de 1905 começa a tomar corpo, uma vitória da diplomacia brasileira
chefiada pelo Barão do Rio Branco.
É que na data, em 1905, a Câmara Federal aprovava a Lei
que garantia os meios para que o Brasil cumprisse sua mais importante parte do
que popularmente se passou a chamar “Tratado de Petrópolis”, construindo uma
ferrovia margeando as corredeiras do Rio Madeira, dando à Bolívia acesso
comercial ao Oceano Atlântico;
Isso permitiu a construção da Ferrovia “Madeira-Mamoré”,
uma ferrocarril que, conforme já ouvi de historiadores e outras pessoas na
Bolívia, não foi inteiramente concluída. Inaugurada em 1912, ela funcionou por
60 anos, sendo definitivamente considerada extinta em 1972.
Não vi o “Maria Fumaça” funcionando, mas sei o que o
trabalho de milhares de homens, e algumas mulheres representou para que tudo
tivesse início, e o quanto muitos, ainda que de forma sentimental, defendem o
retorno da EFMM.
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