Quinta-feira, 20 de março de 2025 - 07h43
RONDÔNIA
1940 - Um avião da “Condor”, na rota Porto Velho/Forte Príncipe (RO), foi atacado a flechadas ao passar sobre uma tribo indígena, próximo ao Forte.
1956 – O líder dos “cutubas”, ex-deputado Aluízio Ferreira pede ao presidente JK a exoneração do governador José Ribamar de Miranda, sem sucesso.
1976 – Primeira, e então única mulher eleita em Rondônia – vereadora em Guajará Mirim, a professora Aliete Morhy vai disputar a reeleição.
1981 – Porto Velho corre o risco de desabastecimento, devido a imensos atoleiros onde dezenas de caminhões estão “presos”, na BR-364, entre Cacoal e Ji-Paraná.
1983 – 1) A Polícia investiga a quadrilha que no Detran, “esquenta” documentos de carros. 2 – Uma rede de venda de drogas a estudantes foi descoberta no colégio Petrônio Barcelos - zona leste de Porto Velho.
20 – 1987 – O dinheiro para construir o CPA será usado na saúde, educação e outros serviços prioritários segundo o governador Jerônimo Santana.
FATO DO DIA
UMA QUEIXA PERTINENTE
É imenso o descaso que os órgãos oficiais ligados à cultura e à história de Porto Velho e de Rondônia, além da desinformação sobre os patronos de logradores nas nossas cidades, e o jornalista João Tavares Pinheiro tinha toda razão ao reclamar.
Figura histórica do nosso jornalismo, ativista social, orientador de muitos dos que dividimos com ele o espaço da velha redação do jornal Alto Madeira, desportista, Tavares, defendia a valorização da nossa cultura e figuras ilustres.
Suas crônicas realçavam a necessidade de se indicar nomes de nossos personagens para “apadrinhar” prédios e vias públicos, além de incentivar junto aos estudantes o conhecimento da cultura e da história regional.
Temos bairros com as ruas “batizadas” por um engenheiro a serviço da prefeitura, ou por um garimpeiro que deu uma ponta para botar nomes de mulheres dele no “Lagoinha” em ruas com nomes de Vera, Alba, Daniela e por aí afora. Quem foram? Prefeitura e vereadores “engoliram” e calaram.
Foto: Revista GOL editada pelos jornalista João Tavares
O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 17 de setembro de 2025
RONDÔNIA1942 – Ferroviários da EFMM iniciam campanha para doar um avião à FAB para uso na II Guerra. 1946 – No Núcleo Agrícola do Iata começam a serem
O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 16 de setembro de 2025
RONDÔNIA1917 – A comissão “Pró-Pátria Portuguesa”, de Porto Velho, enviou ao governo português 234 mil réis, para os filhos dos soldados mortos na I G
O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 15 de setembro de 2025
RONDÔNIA1922 – A Loja Maçônica “União e Perseverança” (PVH) comemora o centenário do “Grande Oriente e Supremo Conselho da Ordem Maçônica no Brasil”.1
O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 14 de setembro de 2025
RONDÔNIA1919 –Sede do município do mesmo nome desde 1914, Porto Velho permaneceu como vila só passando à condição de cidade 5 anos depois.1925 – O cas