Quarta-feira, 18 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Lucio Albuquerque

O DIA NA HISTÓRIA - 13 de março de 2023 – BOM DIA! RONDÔNIA


O DIA NA HISTÓRIA - 13 de março de 2023 – BOM DIA!  RONDÔNIA - Gente de Opinião

1912 – Criada a Mesa de Rendas Alfandegada de Porto Velho, tendo como chefe o sr. Miguel Rodrigues Souto

Dia 13 – Criado em Porto Velho o Ypiranga Sport Club, para “atividades sociais, culturais e desportivas”. 

1919 – A única seção eleitoral de Porto Velho, na eleição de abril para presidente da República, funcionará na sede da prefeitura, conforme o juiz Joaquim Oliveira.

1947 – Logo após ser diplomado deputado federal do Território do Guaporé, o capitão Aluízio Ferreira dedicou seu trabalho na região ao general Rondon.

1984 – Mais de 1 mil fiéis, além do bispo D. João Batista Costa (emérito) e D. José Martins (arcebispo), na missa do jubileu de prata do padre Mário Castagna, à frente da paróquia de Nossa Senhora de Fátima.


COMEMORA-SE

Dia do Conservacionismo

Católicos celebram São Sabino do Egito, Santa Cristina da Pérsia, São Leandro de Sevilha, São Rodrigo.


BRASIL

1823 – Em Jenipapo (PE), ocorre batalha decisiva para a independência do Brasil, contra os portugueses. 1830 – Nasce Antônio Vicente Mendes Maciel, o “Antônio Conselheiro””, líder da revolta de Canudos. 1964 – No “Comício da Central do Brasil”, ou “Das Reformas” o presidente João Goulart defende propostas das esquerdas, o que levou ao Movimento de Março de 1964. 2016 – Começam as manifestações do “fora Dilma”.


MUNDO

1997 - As Missionárias da Caridade da Índia escolhem a Irmã Nirmala para suceder Madre Teresa de Calcutá como sua líder. 2013 – O argentino Jorge Mário Bergoglio é eleito como o 266º papa, o chefe da Igreja Católica.


FOTO DO DIA

Padre Mário Castagna, religioso salesiano e educador, durante quase 30 anos foi ao mesmo tempo pároco da igreja de Nossa Senhora de Fátima e educador de muitos jovens no Bairro do Areal. 

Logo após sua chegada fundou uma escola para atender crianças, construída toda em palha, depois uma de formação profissional. Segundo o jornalista e poeta Adaídes – Dadá – dos Santos, padre Mário era muito reverenciado pela sociedade portovelhense, por seu trabalho socioeducativo à frente da paróquia. 

Outro jornalista, o turismólogo Ivo Feitosa lembra: “No ano de 1960, Pe. Mário criou a Escola “D. João Batista Costa”, sendo o responsável pela construção do novo Santuário de Fátima. Em 1968 lançou a pedra fundamental, obra concluída em 1973.

Padre Mário Castagna faleceu em 1987 e seu corpo foi sepultado na cripta do santuário.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 18 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 18 DE JUNHO

DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 18 DE JUNHO

RONDÔNIA1919 – 1) Em Porto Velho, Candido Rondon é homenageado pelo prefeito Joaquim Tanajura, ex-membro da Missão Rondon. 2) No mesmo dia Tanajura co

DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 17 DE JUNHO

DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 17 DE JUNHO

RONDÔNIA1920 – “A Bíblia e a Pistola”, um “clássico do faroeste”, um filme “muito recomendado para fãs do cinema”, segundo o cartaz na porta do Cine T

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 16 DE JUNHO

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 16 DE JUNHO

RONDÔNIA1918 – Promovido a capitão da Polícia Militar/DF o médico Joaquim Augusto Tanajura, ex-membro da missão Rondon, ex-prefeito de Sto. Antônio, e

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 15 DE JUNHO

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 15 DE JUNHO

RONDÔNIA1922 – O 1º centenário do “Grande Oriente e Supremo Conselho da Ordem Maçônica no Brasil”, será comemorado dia 17 em Porto Velho pela Loja Maç

Gente de Opinião Quarta-feira, 18 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)