Quinta-feira, 11 de maio de 2023 - 06h05
RONDÔNIA
Dia da Integração do Telégrafo no Brasil. Dia Nacional do Regae (Lei Federal 12.630/12).
Católicos celebram Santo Inácio de Láconi. São Antimo da Via Salária
BRASIL
1852 – D. Pedro II inaugura a primeira linha telegráfica no Brasil, entre o Palácio Imperial e o Quartel do Campo, no Rio de Janeiro. 1902 — Nasce Bidu Sayão (m. 1999), a melhor soprano brasileira. 1938 — No Rio de Janeiro, os integralistas fazem o Levante Integralista contra o Estado Novo.
1996 — Morre Ademir Menezes (n. 1922), um dos maiores atacantes do futebol brasileiro.
MUNDO
1916 – Albert Einstein apresenta as leis gerais da Teoria da Relatividade. 1960 — Em Buenos Aires (ARG), agentes israelenses do Mossad capturam o fugitivo nazista Adolf Eichmann. 2001 – A Wikipédia é lançada em português.
FOTO DO DIA
A PRAÇA DE MUITAS PAQUERAS
“Ao ver essa antiga foto da Praça Marechal Rondon, bateu aquela saudade da nossa antiga Porto Velho da década de 60”, disse em coluna (*) o historiador Anísio Goraieb.
“Ao fundo o antigo Fórum Ruy Barbosa, depois Fórum Desembargador Fouad Darwich Zacharias. À esquerda o luxuoso Cine Teatro Resky (depois uma igreja evangélica), onde passavam os grandes clássicos de bang-bang, com John Wayne, Giuliano Gema e outros, local onde acontecia o “mercado de trocas” dos gibis”
Até a década de 1970, aos domingos à tarde, “a “Furiosa”, Banda da Guarda Territorial, tocava no pequeno "coreto" ali existente, mas havia outra coisa a atrair os jovens: as garotas circulando na praça, com os rapazes em volta, na paquera. Quando nedm se tinha televisão e poucas pessoas a conheciam.
Ao amanhecer a 4ª feira de cinzas – ou “quarta-feira ingrata”, foliões de todos os clubes, do longínquo Botafogo ou vizinho Ferroviário, chegavam à Praça Rondon para terminar ali o reinado de Momo.
(*) https://www.gentedeopiniao.com.br/anisio-gorayeb/do-fundo-do-bau-praca-marechal-rondon
O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 10 de setembro de 2025
RONDÔNIA1925 – Homenagem aos ganhadores das disputas atléticas do dia 7. Prêmios: um par de jarras, porta alfinete de biscuit, uma foto da baía do Bot
O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 9 de setembro de 2025
RONDÔNIA1926 – O “Barão do Solimões”, com um aluno conduzindo a flâmula do Tiro de Guerra de Porto Velho, venceu o desfile da Independência. Elogios à
O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 8 de setembro de 2025
RONDÔNIA1948 – Na 3ª Cia de Fronteira (PVh) denúncias de abusos contra índios e sitiantes, cometidos pelo capitão EB Gerson Oliveira, nas buscas de se
O DIA NA HISTÓRIA. BOM DIA 7 de setembro de 2025
RONDÔNIA1922 – O centenário da Independência teve várias cerimônias em Porto Velho, Guajará-Mirim e Santo Antônio, .cidades que depois comporiam Rondô