Sexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Luciana Oliveira

MOBILIZAÇÃO DOS POVOS INDÍGENAS DE RONDÔNIA NO DIA 31 DE JANEIRO DE 2019


MOBILIZAÇÃO DOS POVOS INDÍGENAS DE RONDÔNIA NO DIA 31 DE JANEIRO DE 2019 - Gente de Opinião

Nós, mulheres da Associação das Guerreiras Indígenas de Rondônia (AGIR), pedimos apoio financeiro à sociedade brasileira e à comunidade internacional para realizarmos uma grande mobilização indígena no dia 31 de janeiro de 2019 no estado de Rondônia (Brasil). Essa mobilização fará parte da campanha nacional “Sangue Indígena: nenhuma gota a mais” organizada pela Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB). A situação em nosso estado é grave e vem piorando a cada dia!

Nesse começo de ano, três terras indígenas foram invadidas por não-indígenas de modo violento (Uru-Eu-Wau-Wau, Guajará-Mirim e Karipuna). Outros territórios e áreas florestais estão sendo invadidos nesse momento. Os povos indígenas em situação de isolamento voluntário estão sendo também ameaçados por essas invasões. As mulheres, as crianças e as pessoas idosas estão especialmente vulneráveis. Nossas matas e florestas vêm sendo arrancadas com violência há tempos e Rondônia fica em uma das regiões amazônicas onde é mais intenso o desmatamento.

Precisamos fortalecer nossa luta e nossa organização, como mulheres guerreiras indígenas, juntas com nossos Povos e comunidades. Precisamos organizar essa grande mobilização para mostrar ao estado de Rondônia, ao Brasil e ao mundo que seguiremos firmes na luta pela nossa sobrevivência física e cultural, por nossos Povos, nossos territórios, nossos direitos, pelas florestas, rios, animais e todos que partilham conosco o meio-ambiente. Essa manifestação também será muito importante para mostrar que não estamos sozinhas, que temos apoiadores e apoiadoras no Brasil e no mundo, gente que está conosco em nossas lutas.
Por isso, fazemos o apelo para que, quem puder, faça uma doação para nos ajudar com a realização dessa grande mobilização. As doações podem ser feitas através de depósito em conta bancária:

Associação das Guerreiras Indígenas de Rondônia (AGIR)
CNPJ: 24.643.901/0001-60
Banco Itaú
Agência 7945
Conta 11580-1
Para informações, dúvidas e outras formas de doações, entre em contato pelo e-mail: [email protected]
Após o dia 31 de janeiro, divulgaremos em nossa página do Facebook fotos e relatos dessa mobilização a fim de retornarmos para nossas apoiadoras e apoiadores o que conseguirmos construir através de suas doações. Gratas pelo apoio!
Sobre a AGIR (link do site: https://associacao-das-guerreiras-indigenas-de-rondonia.webnode.com):
A Associação das Guerreiras Indígenas de Rondônia (AGIR) é uma organização sem fins lucrativos, fundada em 2015 por mulheres indígenas do estado de Rondônia, região amazônica brasileira. Essa associação é administrada exclusivamente por e para mulheres indígenas. A AGIR tem como principais objetivos: garantir o reconhecimento dos direitos individuais e coletivos de mulheres indígenas; promover formação e empoderamento através de redes e articulações de mulheres indígenas da região; e fortalecer a autodeterminação dos povos indígenas no Brasil.

Sobre a APIB (link da instituição: https://apib.info/)

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Porto Velho recebe nova edição da Mostra Cinema e Direitos Humanos

Porto Velho recebe nova edição da Mostra Cinema e Direitos Humanos

Em março, a 13ª Mostra Cinema e Direitos Humanos chega a Rondônia e aos outros estados convidando o público a debater o país além da tela. Toda gr

Bamba do samba completa 85 anos de folia

Bamba do samba completa 85 anos de folia

Veja o vídeo: Veja também:BAINHA, O MESTRE DO CARNAVAL E DO SAMBA

O DIA NA HISTÓRIA  de fevereiro de 2024 – BOM DIA!

O DIA NA HISTÓRIA de fevereiro de 2024 – BOM DIA!

RONDÔNIA1918 – A Câmara de Santo Antônio inicia o ano legislativo nomeando uma comissão especial para analisar a prestação de contas da superintendênc

Bloco Pirarucu do Madeira desfila neste domingo

Bloco Pirarucu do Madeira desfila neste domingo

Com o cumprimento de todas as exigências com taxas e medidas de segurança, foi emitida pela Secretaria Municipal de Fazenda a licença definitiva par

Gente de Opinião Sexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)