Terça-feira, 17 de outubro de 2017 - 19h01

Os fiscais do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) faziam monitoramento com aeronave em áreas da Bacia Hidrográfica do Rio Mequéns no dia 27 de setembro de 2008, quando constataram o desmatamento ilegal de 352 hectares de floresta nativa numa propriedade em nome dos filhos do senador Ivo Cassol (PP).
A área equivale a 490 estádios como o Maracanã.
Ivo Júnior Cassol, Juliana Mezzomo Cassol Malheiros e Karine Cassol, apresentaram contestação requerendo a improcedência da ação por terem executado a recomposição da vegetação das áreas.
No último dia 11, o juiz de Direito Alencar das Neves Brilhante, da 1ª Vara Cível de Alta Floresta do Oeste, decidiu condenar os irmãos à obrigação de fazer “consistente em apresentar Plano de Recuperação de Área Degradada (PRAD)”, sem esquecerem de encaminhar o plano ao (IBAMA) para aprovação no prazo de 60 dias.
“Atento ao presente caso, o Ministério Público requereu a condenação dos requeridos na obrigação de fazer consistente na apresentação de PRAD, e na obrigação de recompor a área destruída. Nestes termos, verifico que a condenação em reparar o dano e custear toda a recomposição da área alcança o objeto da Lei ambiental”, concluiu.
Contra a decisão ação civil pública, cabe recurso.

O pai dos requeridos também já foi denunciado por desmatamento ilegal de 163 hectares, mas no Supremo Tribunal Federal, a ministra Cármen Lúcia determinou o arquivamento do inquérito por prescrição.
O caso começou a ser investigado no Ministério Público de Rondônia, mas foi parar no Superior Tribunal de Justiça quando Cassol virou governador. Em 2011, o processo acabou indo para o Supremo por ter sido eleito senador.

Em outro processo o senador foi condenado à unanimidade no Supremo por crime contra lei de licitações, com pena de quatro anos e oito meses de prisão no regime semiaberto. Por um pedido de vistas sobre a possibilidade de redução da pena, aguarda conclusão do julgamento.
Sexta-feira, 14 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Deputada Cláudia de Jesus destaca importância da união do campo progressista na Caminhada Esperança
O movimento que une nove partidos do campo democrático em Rondônia realizou um grande ato, na chácara da Eucatur, em Jí-Paraná.A caminhada Esperança

Projeto Conectando Periferias leva cultura hip-hop a escola no Orgulho do Madeira
Evento destaca a música rap com shows de artistas do Acre e diferentes cidades de Rondônia, além de palestra do renomado rapper Eduardo TaddeoO pro

Izabela Lima lança músicas do EP autoral que celebra 25 anos de carreira
Já está disponível em todas as plataformas digitais de música a primeira das cinco faixas do EP CANTO EM MIM, primeiro trabalho autoral da cantora

Izabela Lima fará pré-show de Lenine no Festival Povos da Floresta
A participação da artista antes do show do pernambucano Lenine, realça a essência do festival criado para conectar a diversidade cultural da Amazô
Sexta-feira, 14 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)