Sexta-feira, 26 de abril de 2024 - 16h16
Considerado o maior movimento ativista de moda no mundo, a semana Fashion Revolution acontece nos próximos dias 27 e 28 de abril em Porto Velho.
O evento tem como objetivo promover uma conscientização coletiva em relação a um sistema de moda mais justo e igualitário para as pessoas e o planeta. Em Porto Velho, a campanha conta com uma extensa programação de palestras, rodas de conversa e oficinas que serão realizadas na Casa da Mata Projetos Culturais e no Esconderijo Bar & Livraria.
Hoje, presente em 100 países, o Fashion Revolution desenvolve ações mobilizadoras e incentiva os consumidores a questionarem suas marcas favoritas, convidando-os à simples, porém poderosa reflexão: #QuemFezMinhasRoupas? #DoQueSãoFeitasMinhasRoupas #ACorDeQuemFezMinhasRoupas
Criada após o desabamento do edifício Rana Plaza em Bangladesh, no dia 24 de abril de 2013, a semana Fashion Revolutions é realizada no Brasil desde 2014. O acidente que aconteceu no país asiático causou a morte de 1.134 trabalhadores da confecção de roupas e deixou mais de 2.500 feridos. A indústria da moda é a segunda mais poluente do mundo e, com a tragédia, tenta mudar este panorama ao promover ações que sustentam mudanças de mentalidade e comportamento em consumidores, empresas e profissionais da moda.
De acordo com estudo da Fundação Ellen McArthur em 2017, a produção de roupas dobrou nos últimos 15 anos. Deste conteúdo, 73% dos resíduos têxteis são queimados ou enterrados em aterros sanitários e apenas 1% é usado para fabricar peças de roupas novas. Dos danos ao meio ambiente, podemos considerar ainda a perda de biodiversidade, mudanças climáticas, aumento do efeito estufa, deterioração dos solos, desperdício e o crescimento excessivo do lixo. Por isso, este ano, o movimento tem como tema dinheiro, poder e moda.
A #SemanaFashionRevolution acontecerá em abril de 2024. vamos mostrar as nossas ideias e manifestações rumo à mudança, rumo ao respeito, justiça social e bem viver com a natureza. em Porto Velho que acontece de 27 e 28 de abril de 2024, acontecerá pela segunda vez em Rondônia. Esse é um grande passo para iniciarmos os diálogos sobre os impactos da cadeia da moda na sociedade e reimaginar coletivamente um sistema de moda justo e equitativo para as pessoas e para o planeta.
O movimento é global e tem entre seus objetivos conscientizar sobre vários aspectos socioambientais, impulsionar a moda sustentável, valorizar quem faz as nossas roupas e provocar nas marcas a responsabilidade de produzir uma moda consciente.
Programação Gratuita!
Consulte nossa programação completa aqui:
➝ 27 de Abril de 2024 / sábado
ONDE: CASA DA MATA PROJETOS CULTURAIS – 14h às 20h
14h – Apresentação do Fashion Revolution, o maior movimento ativista de moda do mundo
16h – Roda de conversa Moda Periférica com Abraão fantin, Nortismo, Mateus Jesus e Rosa negra.
17h30 – Roda de Conversa: Moda além do binário: Expressões de gênero em identidade e arte LGBTQIAPN+ com Laura Nobre, Klézi & Joyce
19h – Processos criativos em projetos de moda com Marcela Kopanakis
14h às 20h – Exposições artísticas com Camila de Sá, Érika Melo, Nortismo e Camilla Ocampo
➝ 28 de Abril de 2024 / domingo
ONDE: ESCONDERIJO BAR & LIVRARIA – 18h às 20h
18h – Apresentação do Fashion Revolution, o maior movimento ativista de moda do mundo
18h30 – Exibição do filme “L.A.P.A” de Emílio Domingos e Cavi Borges
20h – Debate sobre o filme a partir das confluências entre Moda & Música com Dj Khaos, Flores, Carla Letícia & Peste
21h – Batalha de rima com A LIGA
22h – Dj set com Custa, Peste e Khaos
Projeto Conectando Periferias leva cultura hip-hop a escola no Orgulho do Madeira
Evento destaca a música rap com shows de artistas do Acre e diferentes cidades de Rondônia, além de palestra do renomado rapper Eduardo TaddeoO pro
Izabela Lima lança músicas do EP autoral que celebra 25 anos de carreira
Já está disponível em todas as plataformas digitais de música a primeira das cinco faixas do EP CANTO EM MIM, primeiro trabalho autoral da cantora
Izabela Lima fará pré-show de Lenine no Festival Povos da Floresta
A participação da artista antes do show do pernambucano Lenine, realça a essência do festival criado para conectar a diversidade cultural da Amazô
Novo clipe das Cunhãs – Meninas da Amazônia alcança 10 mil views em um dia
Lançado no domingo, 16, o segundo videoclipe superou as expectativas das Cunhãs – Meninas da Amazônia e da Produtora Onda, que fez as gravações em a