Sábado, 27 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Ivo Feitosa

Você sabia...Que? Biblioteca Pontes Pinto


A Biblioteca Pública Dr. José Pontes Pinto
está completando 32 anos de criação?

Conforme Decreto n.º 748 de 30 de abril de 1975, o então Governador de Rondônia, coronel João Carlos Marques Henriques, transformou o Centro Demonstrativo de Material Pedagógico da Secretaria de Educação e Cultura, em Biblioteca Pública Dr. José Pontes Pinto.
No ano de 1976 a Biblioteca José Pontes Pinto é registrada no Instituto Nacional do Livro, que era vinculado à Fundação Nacional Pró-Memória do Ministério da Educação e Cultura.
Em 1977 a Bibliotecária Anita Julien, através de Portaria foi designada a ser a representante do Instituto Nacional do Livro em Rondônia.
Vera Olívia Guimarães Borborema de Sousa, bibliotecária, foi a primeira diretora da Biblioteca Pública José Pontes Pinto, isto já nos idos de 1982. Vera foi um exemplo de dedicação e esforço no desenvolvimento de suas atividades.
Com a criação da Secretaria de Estado de Cultura, Esportes e Turismo em 1982, a Biblioteca Pública José Pontes Pinto integrou-se ao Departamento de Cultura, através da Divisão de Desenvolvimento Cultural - Programa de Bibliotecas. Já se notava o grande crescimento do trabalho, tanto que se fez necessário a contratação de novos técnicos especializados na área para que pudessem atender a grande demanda já existente a procura dos instrumentos de difusão das idéias: os livros, revistas, jornais, mapas, etc. com orientação sobre os modos de utilizá-los.
O Programa de Bibliotecas tem a finalidade de implantação dos serviços bibliotecários em todos os municípios de Rondônia e tem como Coordenadora Pedagógica Maria de Nazaré Figueiredo da Silva.
A infra-estrutura tinha como endereço na avenida Farquar, 1793 com funcionamento de segunda a sexta-feira em horário integral e aos sábados com horário na parte da manhã. Até então era um órgão vivo, dedicado a proporcionar meios de incrementar a cultura e ensinamentos a toda comunidade.
No ano de 1983 o então secretário de Estado da Cultura, Esportes e Turismo, professor Vitor Hugo, sentindo a grande necessidade do público, reforma e amplia o prédio, com isto ocasionando a contratação de mais recursos humanos.
Em 2002 e então governador do Estado de Rondônia, José de Abreu Bianco, cede o prédio da Biblioteca para a recém-criada Academia de Letras de Rondônia, passando assim a Biblioteca José Pontes Pinto a funcionar precariamente em uma das salas do prédio da Administração da extinta Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, onde se encontra até hoje.
No ano de 2006 é criada a "Associação Amigos da Biblioteca Pública Dr. José Pontes Pinto" e hoje estamos prestando uma grande homenagem pelos 32 anos se sua Criação e 1 ano da Associação que é formada por servidores que já deram e continuam dando sua parcela de contribuição a este órgão de tão grande importância do nosso Estado de Rondônia.

Fonte: Biblioteca Pública Dr. José Pontes Pinto – Participação no processo cultural de Rondônia – Anita Julien.  -  [email protected]
 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSábado, 27 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

O Novo Espaço - Por Ivo Feitosa

O Novo Espaço - Por Ivo Feitosa

  Porto Velho  .  .  . Já inaugurado oficialmente o novo Espaço Alternativo. Um projeto arquitetônico arrojante, em modelos de pontes estaiadas, const

Dia Nacional do Turismo - Por Ivo Feitosa

Dia Nacional do Turismo - Por Ivo Feitosa

Memória porto-velhense  . . . 2 de março - Dia Nacional do Turismo. Data especial para os que escolheram a formação de Bacharel em Turismo (Turismólog

Festa de Aniversário - Por Ivo Feitosa

Festa de Aniversário - Por Ivo Feitosa

  Porto Velho ... Mesmo com um pequeno atraso,  registro o aniversário da sempre elegante Mônica Mascetti Borges, esposa do Juiz Francisco Borges  Net

Aproveitando o descanso do Carnaval - Por Ivo Feitosa

Aproveitando o descanso do Carnaval - Por Ivo Feitosa

Porto Velho... Aproveitando o descanso do Carnaval deste domingo,o casal Divino Caetano  (repórter global), sua esposa Claudinéia e sua herdeira Maria

Gente de Opinião Sábado, 27 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)