Quinta-feira, 30 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Hiram Reis e Silva

A Terceira Margem – Parte CCXCVII - Expedição Centenária Roosevelt-Rondon 3ª Parte – V - Adeus ao Velho Casarão da Várzea?


A Terceira Margem – Parte CCXCVII - Expedição Centenária Roosevelt-Rondon 3ª Parte – V - Adeus ao Velho Casarão da Várzea? - Gente de Opinião

Bagé, 08.09.2021

 

 

Como o Cabo Mário fora impedido, pelo Comandante do CMN, de nos acompanhar tínhamos de recorrer a algum canoísta experiente que fosse capaz de enfrentar os desafios destemidamente e suportar a solidão e as dificuldades proporcionadas pelo ambiente por vezes hostil do Rio Roosevelt e da Hileia.

 

Apoio CMO

 

Fiz contato com o General-de-Exército Juarez Aparecido de Paula Cunha ‒ Comandante do Comando Militar do Oeste e o Coronel Valdenir de Freitas Guimarães ‒ Assessor de Patrimônio Histórico e Cultural do Comando Militar do Oeste. O Coronel Freitas, sabendo de minha experiência como canoísta no Mato Grosso do Sul, viajou até Aquidauana onde contatou meus velhos amigos canoístas Fauzi e Girotto.

 

Caros amigos

 

Como diz o de Dalai Lama:

 

Quando surge um problema, você tem duas alternativas – ou fica se lamentando, ou procura uma solução. Nunca devemos esmorecer diante das dificuldades. Os fracos se intimidam. Os fortes abrem as portas e “acendem as luzes”.

 

Vocês acenderam as luzes e se eu não conseguisse a liberação do Cel Inf R/1 Ivan Carlos Gindri Angonese pelo CMPA sei que poderia contar com vocês. Obrigado Gen Juarez e Cel Freitas, de coração. Depois da reação do Cmt do CMN “OJF” eu ficara realmente muito triste e desacorçoado.

 

Ano que vem, no 2° semestre, na estiagem pantaneira, se o G:.A:.D:.U: pretendemos partir de caiaque de Aquidauana, descer os Rios Aquidauana e Miranda até o Rio Paraguai e gostaria, nessa oportunidade, de passar por Campo Grande e cumprimentá-los. Tríplice e fraternal abraço do Hiram Reis (o Mukinho), um humilde canoeiro eternamente em busca da Terceira Margem.

 

O Coronel Angonese já havia me acompanhado na “Descida do Juruá”, naquela oportunidade, subimos a motor de Cruzeiro do Sul, AC, à Foz do Breu (fronteira peruana) e depois regressamos juntos de caiaque. O valente camarada partiu corajosamente da fronteira brasileira enfrentando águas procelosas, desviando dos inúmeros troncos arrastados pela torrente furiosa apesar de ser a primeira vez que embarcava em um caiaque – era o homem certo para a arrojada missão. Seja bem-vindo, caro guerreiro, para esta missão, mais do que a qualquer outra que enfrentei nos amazônicos caudais, preciso de parceiros audazes, capazes de arrostar as adversidades da floresta tropical e os perigos dos saltos e cachoeiras com um sorriso sobranceiro nos lábios. Uma jornada deste quilate nos faz engarupar na anca da história e recordar as palavras do imortal poeta lusitano Luiz Vaz de Camões:

 

Não me mandes contar estranha história.

Mas mandas-me louvar dos meus a glória.

 

Que nosso voluntário lavor seja uma justa homenagem ao centenário da Expedição Científica Roosevelt-Rondon. Como se meus problemas pessoais e os relativos à Expedição já não bastassem para me assombrar recebi uma notícia, por vias transversas, de que meu contrato no CMPA seria suspenso a partir de dezembro de 2014.

 

Quase entrei em pânico, justo agora que achava que, com a venda da casa, conseguiria equilibrar momentaneamente minhas finanças. O Coronel Gilberto Machado da Rosa e o mano Deoclécio José de Souza agendaram uma visita (15.10.2014) ao meu caro amigo e Ir:. General-de-Exército Antônio Hamilton Martins Mourão, Comandante Militar do Sul que, depois de ouvir atentamente a exposição feita pelo meu “guru” Cel Gilberto, olhou-me fixamente nos olhos e disse simplesmente:

 

  Kiko, deixa comigo...

 

Graças a ele, parto mais tranquilo, podendo concentrar minha total atenção aos desafios impostos pela natureza, sabendo que à minha retaguarda meus amigos zelam por mim. 

 

 

Solicito Publicação

 

(*) Hiram Reis e Silva é Canoeiro, Coronel de Engenharia, Analista de Sistemas, Professor, Palestrante, Historiador, Escritor e Colunista;

·     Campeão do II Circuito de Canoagem do Mato Grosso do Sul (1989)

·     Ex-Professor do Colégio Militar de Porto Alegre (CMPA) (2000 a 2012);

·     Ex-Pesquisador do Departamento de Educação e Cultura do Exército (DECEx);

·     Ex-Presidente do Instituto dos Docentes do Magistério Militar – RS (IDMM – RS);

·     Ex-Membro do 4° Grupamento de Engenharia do Comando Militar do Sul (CMS)

·     Presidente da Sociedade de Amigos da Amazônia Brasileira (SAMBRAS);

·     Membro da Academia de História Militar Terrestre do Brasil – RS (AHIMTB – RS);

·     Membro do Instituto de História e Tradições do Rio Grande do Sul (IHTRGS – RS);

·     Membro da Academia de Letras do Estado de Rondônia (ACLER – RO)

·     Membro da Academia Vilhenense de Letras (AVL – RO);

·     Comendador da Academia Maçônica de Letras do Rio Grande do Sul (AMLERS)

·     Colaborador Emérito da Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra (ADESG).

·     Colaborador Emérito da Liga de Defesa Nacional (LDN).

·     E-mail: hiramrsilva@gmail.com.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 30 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Porque Sou Brasileiro Republicano

Porque Sou Brasileiro Republicano

Bagé, RS, 27.10.2025 Mais uma vez tenho a honra de repercutir um artigo de meu Mestre Higino Veiga Macedo. “Consentio in genere, numero et gradu” Po

Da Natureza do Militar

Da Natureza do Militar

Bagé, RS, 06.10.2025 Mais uma vez tenho a honra de repercutir um artigo de meu Mestre Higino Veiga Macedo. “Consentio in genere, numero et gradu” Da

Ideologias e Seus Restos

Ideologias e Seus Restos

Bagé, RS, 03.09.2025 Mais uma vez tenho a honra de repercutir um artigo de meu Mestre Higino Veiga Macedo. “Consentio in genere, numero et gradu” Id

Soldado Holístico

Soldado Holístico

Bagé, RS, 25.08.2025 Mais uma vez tenho a honra de repercutir um artigo de meu Mestre Higino Veiga Macedo. “Consentio in genere, numero et gradu” So

Gente de Opinião Quinta-feira, 30 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)