Domingo, 12 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cleuber Pereira

Produtores rurais da BR-319 têm reunião neste domingo



A Associação dos Produtores e Comunidades da BR-319 e Alto Mucuim (APROCOM) confirmou para este domingo, às 9h, na propriedade do produtor rural José Pereiras Dantas, no Km 40 da BR-319, a sua primeira reunião de trabalho, eleição, filiação de membros, e a discussão do maior problema que aflige a antiga comunidade rural da BR-319: o abandono do programa Luz para Todos.

De acordo com o presidente da entidade, o produtor rural Salvador Sebastião Fagundes (Gaúcho), todos os temas de interesse da Associação e dos associados certamente serão debatidos, e os resultados serão levados às instituições públicas competentes, em especial ao Ministério Público Federal – no que diz respeito ao Luz para Todos – e aos órgãos e Poderes do Estado de Rondônia e da Prefeitura Municipal de Porto Velho naquilo que for de competência de cada um.

Quanto ao fechamento da BR Gaúcho disse que primeiro vai encaminhar legalmente as propostas e todos os pedidos de providências, e se por fim, não obtiver um compromisso do responsável pelo programa, o economista José Carlos Carregaro, vai apenas comunicar à Polícia Rodoviária Federal (PRF), a medida extrema, de modo que a própria PRF possa colaborar com o movimento dos produtores rurais da BR-319, principalmente no atendimento àquelas possíveis situações de emergência.

O presidente da APROCOM disse que o que precisa ficar claro para a CERON e demais autoridades é que a comunidade da BR-319 é a mais antiga daquela região, e comporta em seu domínio, na Vila do 46, por exemplo, uma escola e um posto de saúde do Município de Porto Velho, assim como na Vila da Palha, no Km 70, onde vivem centenas de famílias – incluindo a áreas adjacentes – que não têm qualquer benefício do Poder Público, muito menos energia elétrica. "Enquanto isso, o Luz para Todos avança pelo Estado do Amazonas adentro, pelo Joana D'arc (e olhe que eles também merecem o benefício), numa região muito pouco habitada, provocando corre-corre e invasões, em detrimento de toda a comunidade de micros, pequenos e médios produtores rurais assentados ao longo da BR-319 e adjacências", disse Gaúcho.

Fonte: Cleuber Rodrigues Pereira

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoDomingo, 12 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

SEICHO-NO-IE realiza Conferência sobre educação em Porto Velho

SEICHO-NO-IE realiza Conferência sobre educação em Porto Velho

A Seicho-No-Ie do Brasil realiza nesta terça-feira (14), as 19h30, em sua sede em Porto Velho, Conferência para Educadores, com orientação do profes

DETRAN NOMEIA 275 SERVIDORES EM CARGOS DE COMANDO E AUXILIARES

DETRAN NOMEIA 275 SERVIDORES EM CARGOS DE COMANDO E AUXILIARES

Inaugurando uma nova era na gestão do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), os diretores-gerais Neil Aldrin Faria Gonzaga e Benedita Aparecida

MARA OLIVEIRA, O NOME  DA OAB EM RONDÔNIA

MARA OLIVEIRA, O NOME DA OAB EM RONDÔNIA

“Mara projeta uma OAB transparente e que esteja a serviço da advocacia.

Municípios e Associações recebem R$ 1,1 milhão de emendas Follador

Municípios e Associações recebem R$ 1,1 milhão de emendas Follador

O deputado Adelino Follador (DEM) anunciou nesta terça-feira (6), em Porto Velho, ao prefeito do Município de Cacaulândia, Edir Alquieri, e a um gru

Gente de Opinião Domingo, 12 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)