Quinta-feira, 7 de julho de 2016 - 21h10
Uma grande seca
Reflexo das mudanças climáticas, uma grande seca pode atingir Porto Velho, num contraponto a enchente histórica de 2014. A vizinha capital do Acre, Rio Branco – igualmente atingida pelas inundações há dois anos - já vivencia dias difíceis com a estiagem com os rios e mananciais que abastecem a cidade de água potável caindo rapidamente.
Na América do Sul já temos regiões com seca severa em andamento. Ate os jacarés estão morrendo por falta de água em pântanos paraguaios e bolivianos. As queimadas se alastram nos estados que mais devastam as florestas no País, que são Pará, Mato Grosso, Rondônia e mais recentemente o Acre e o sul do Amazonas.
Tratando do nosso umbigo, estamos assistindo o nível das águas do Rio Madeira descer rapidamente sinalizando dias difíceis para os nossos mananciais que abastecem a cidade. Ao mesmo tempo o lençol freático de Porto Velho despencou tanto que os donos de poços caseiros estão obrigados a aprofundá-los até três metros em algumas regiões da região metropolitana para encontrar o precioso líquido.
As invasões
Entre as tantas fazendas atingidas por invasões em Rondônia esta a do ex-presidente da Assembléia Legislativa, o pilantra Valter Araujo, que virou missionário evangélico depois de chamuscado com tantas fugas e prisões. Agora em liberdade e religioso, evita tratar os invasores com tocaias como era seu modus operandi antigamente.
Os sumidos
Mas se Valter Araujo, o missionário, esta livre e já aprontando das suas, temos um ex-presidente da Assembléia Legislativa preso (Natanael Silva capturado em Goiás) e dois foragidos, Carlão de Oliveira e Marcos Antonio Donadon. E ambos preocupados com o destino dos seus bois e de suas terras diante da volúpia dos sem terra.
As convenções
Embora programadas para 20 de julho até 5 de agosto, ainda não se viu os partidos definindo datas para sacramentar seus postulantes. Pelas movimentações já se sabe que Mauro Nazif (PSB), Léo Moraes (PTB) e Willians Pimentel (PMDB) serão candidatos, os outros me parecem indecisos, casos de Ribamar Araujo (PR), Edgar do Boi (PSDC), Odacir (PROS) e Hildon Chaves (PSDB). Sem contar Mariana.
Cobrando obras
Durante a semana a bancada federal de Rondônia se reuniu em Brasília para tratar de importantes reivindicações de obras federais em Rondônia. Deputados e senadores cobraram celeridade em projetos como a duplicação da BR 364, nos trechos mais perigosos, a internacionalização do aeroporto Jorge Teixeira e a confirmação da construção da ponte binacional em Guajará Mirim.
Uma incógnita
Grande partido na década passada em Porto Velho, o PT ainda é uma incógnita na capital rondoniense para a eleição a prefeito. O ex-prefeito Roberto Sobrinho apupado pela justiça, se aquietou, e o vereador Sidney Órleans, também cotado para disputar a prefeitura da capital, esta em compasso de espera. Ao mesmo tempo as alianças estão difíceis tendo em vista a rejeição à legenda.
Via Direta
*** Com pré-convenção marcada para o final de semana, o deputado estadual Léo Moraes (PTB) vai confirmando presença na eleição de 2016 a prefeitura de Porto Velho *** Em Ariquemes ainda não se sabe se entra Follador pai, ou Follador Filho (ambos do Democratas) para a peleja sucessória do prefeito Lourivaldo Amorim (PDT) *** O PRB de Garçon realiza nesta sexta-feira encontro estadual para discutir sua política de alianças. A legenda tem a orientação da igreja universal.
Quarta-feira, 5 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Na região amazônica, a maioria dos governadores deixa o cargo em abril
Indo por terraA tal “química”, que segundo o astuto presidente Donald Trump rolou entre ele e o presidente Lula da Silva, foi levemente modificada

Governador Marcos Rocha arrumou confusão precipitando as disputas eleitorais com sua família
Raposa famintaFica difícil traçar políticas para o futuro na imprevisibilidade do mundo de hoje, em que os EUA, sob a semiditadura trumpista, desaf

Já foram mais de 30 partidos registrados na justiça eleitoral
Negociações políticasPor livre espontânea pressão do presidente Lula da Silva, em mais um passo para fora da esquerda e fazendo o jogo do Centrão,

Hildon já dava pistas que estava fraquejando nesta candidatura
Ação para resolverHouve um tempo em que se comemorava a suposição de que o Rio Amazonas seria o segundo maior do mundo. Hoje, com os mais avançados
Quarta-feira, 5 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)