Terça-feira, 22 de junho de 2010 - 06h45
![]() |
Anunciada ontem oficialmente, pelo senador Acir Gurgacz, a aliança do PDT com o PMDB, vai impulsionar o pré-candidato do PMDB ao governo Confúcio Moura, como um verdadeiro foguete. Na seção “Cotidiano”, abaixo, abordo o assunto, enfatizando os reflexos desta composição, que torna esse chapão, reforçado com Airton Gurgacz, de vice, uma aliança de ponta.
Além de atrair o PDT, o PC do B e o PRTB, o PMDB de Confúcio Moura pretende ampliar a coligação já formatada com socialistas e comunistas, com o DEM de José Bianco, o PSB de Mauro Nazif e o PHS de Melki Donadon, conforme informou o senador Valdir Raupp, ao encerramento do encontro pedetista, realizado ontem no auditório do Aquárius. É uma coalizão de arromba.
A semana foi proveitosa para o senador Valdir Raupp (PMDB-RO), que pleiteia a reeleição. Numa tacada atraiu o colega senador Acir Gurgacz, apoiando ele ao Senado e Confúcio ao governo, numa outra tacada importante obteve o apoio do poderoso sindicato dos professores –Sintero que decidiu pedir o segundo voto para ele (o primeiro será para a também senadora Fátima Cleide)
Rapidamente a epidemia do crack, resíduo fumável da cocaína, vai pressionando também a rede de saúde de Rondônia, além de já ser a grande referência do sistema prisional. Agora, o peso da droga passa a ser sentido com força também no atendimento a gestantes nos hospitais locais.
Gestantes atendidas
Dezenas de gestantes atendidas em 2010 não revelaram que são usuárias de drogas, mas já se alerta que o número real é bem maior, já que essa identificação é feita durante o preenchimento do questionário, e nem todas as usuárias de drogas confessam essa condição. Um futuro incerto aguarda os filhos dos dependentes químicos
.
Pacientes têm dificuldades para comprar remédio por causa da letra ilegível do médico na receita. Mesmo depois da lei sancionada que prevê punição aos médicos e aos estabelecimentos dos quais eles fazem parte, muitos profissionais continuam com esta prática no vizinho Amazonas.
Normas e punições
. A lei prevê ao estabelecimento que não cumprir a norma punições como advertência, interdição total ou parcial, cancelamento da licença para funcionamento e multa. Para evitar problemas, os médicos estão imprimindo as receitas por meio do computador. É o fim de um tempo em que os garranchos eram qualificados como “letra de médico”.
Operação Muralha
O governador João Cahulla e o secretário de Segurança Pública Evilásio Sena, anunciam hoje, em entrevista coletiva a imprensa, a “Operação Muralha”, para combater os elevados índices de criminalidade no estado. Pouco vai adiantar essa campanha estadual, se o governo federal, não cumprir a sua parte, asfixiando ó tráfico de drogas na fronteira. Quase 70 por cento da nossa criminalidade têm como origem as drogas.
Sistema penal
Por iniciativa do deputado estadual Alexandre Brito (PSDB-Porto Velho), a Assembléia Legislativa do estado discute hoje, em audiência pública, o sistema penal rondoniense. A superlotação das penitenciárias, a ressocialização dos apenados será tema em debate entre os parlamentares e as autoridades rondonienses convocadas pra o evento.
Do Cotidiano
De zebra a favorito
O ex-prefeito de Ariquemes, Confúcio Moura, pré-candidato do PMDB tinha começado uma campanha timidamente no final do ano passado e poucos acreditavam na época que fosse um candidato de ponta, mesmo porque seu partido se manifestava dividido e ele não era muito conhecido no restante do estado, embora forte nas regiões de Ariquemes e Jaru.
Trabalhando com afinco, ainda em março, penetrando forte na capital, já pintava como uma zebra, ponteando bem já nas pesquisas iniciais, para alçar uma vaga no segundo turno nas eleições de outubro.
Com o acordo firmado com o PDT e demais partidos anunciados ontem, o postulante do PMDB ganha força para chegar a eleição de outubro na condição de favorito para o pleito. Os partidos farão convenção conjunta no próximo dia 27, com o socialismo moreno indicando o vice na chapa peemedebista.
Agora, além da projeção já adquirida na Bacia Leiteira de Jaru, no Vale do Jamari, polarizado por Ariquemes, com o PDT do senador Acir Gurgaz, Confúcio Moura conquista um apoio relevante na região central do estado, região onde o senador pedetista sempre tem obtido vitórias significativas, como é o caso de Ji-Paraná e de Cacoal na Zona do Café, esta última, uma cidade sempre considerada uma Meca dos peemedebistas desde os anos 80.
Num estado, acostumado a reviravoltas, Confúcio Moura se tornou uma delas, de forma até surpreendente, embora tenha as melhores credenciais para governar Rondônia já que tem sido o prefeito de maior destaque no estado nos últimos anos.
O ex-prefeito tem boas chances de assumir logo a ponteira na disputa rondoniense: é comprovadamente ficha limpa, tem uma trajetória produtiva, tanto como secretário de estado da Saúde, como deputado federal em duas oportunidade e prefeito mais duas vezes, sendo reeleito com mais de 70 por cento dos votos.
É claro que ele tem adversários fortes, como o ex-senador Expedito Júnior, o governador João Cahulla e o petista Eduardo Valverde, mas ao atrair o PDT para uma aliança, Confúcio já garantiu pelo menos uma previsível passagem para o segundo turno, numa reeleição tão regionalizada como se apresenta esta jornada de 2010.
A convenção marcada para o final do mês vai marcar uma grande festa entre peemedebistas e pedetistas rumo à conquista do Palácio Presidente Vargas. O PMDB já teve dois governadores pelo voto direto desde a criação do estado: o goiano Jerônimo Santana em 86, o catarinense Valdir Raupp em 94 e agora se apresenta com grandes chances de chegar ao poder pela terceira vez, com o goiano Confúcio Moura.
Via Direta
*** O PMDB cresceu asas com acordos em alguns estados como Minas Gerais e Rondônia e já acredita na eleição de 12 governadores nas eleições 2010 *** Com a provável desistência do deputado Lebrão (PTN- São Miguel) a dupla Cahulla ao governo e Cassol ao Senado perde importante ponto de apoio na rota da BR- 429 *** Pré-candidato ao Senado, Agnaldo Muniz (PSC) reforça a campanha na capital.
Fonte: Carlos Sperança.
Gentedeopinião / AMAZÔNIAS / RondôniaINCA / OpiniaoTV
Energia & Meio Ambiente / Siga o Gentedeopinião noTwitter / YouTube
Turismo / Imagens da História
A classe política da região amazônica está reagindo contra a privatização de rios
Vergonha mundialDesde fins de 2023, quando foi definida a realização da COP30 em Belém, há vozes pessimistas afirmando que o Brasil vai passar verg
Falsos moralistas e Porto Velho já fica de barbas de molho
A carne e o coiceA ex-presidente Dilma Rousseff recebeu uma chuva de críticas pela distorção de um comentário que ela fez em favor do aproveitament
Está em curso a formação do clã político mais poderoso de Rondônia
Algo vai sobrarHá no mínimo três tipos de ambientalistas apresentando suas visões da realidade e do futuro da Amazônia: os pessimistas, os muito pe
O clã dos Carvalhos colocou de joelhos a administração estadual do governador Marcos Rocha
Lição da naturezaO “nacionalismo” do slogan MAGA (Make America Great Again), aplicado pelo presidente Donald Trump, tem a crueldade da força bruta,