Quarta-feira, 5 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Uma coluna sem papas na língua 22/03/11


 

 

Cortes preocupam

O impacto nos cortes do orçamento da União e a drástica redução dos recursos das emendas parlamentares de deputados e senadores estão deixando os prefeitos rondonienses alarmados. A correria tem aumentado nos gabinetes da bancada federal para tentar salvar o que for possível das tesouras dos ministros Guido Mantega (Fazenda) e Miriam Belchior (Planejamento).

 

Rombo enorme

Para se ter uma idéia dos prejuízos para o municipalismo, dos recursos de R$ 50 bilhões que o governo federal retirou do orçamento da União, cerca de R$ 15 bilhões foram ceifados no quesito financiamentos, sobretudo de emendas parlamentares destinadas aos estados e municípios. Até quedas no FPM já foram projetadas.

 

Novo partido

Nascido PDB, mas já transformado em PDS-Partido Social Democrático - que é a mesma denominação do sucedâneo da Arena na década de 80 virado PP nos dias de hoje - a nova legenda lançada pelo atual prefeito de São Paulo Gilberto Kassab já atinge nove estados. Une caciques do DEM e do PMN e deverá funcionar oficialmente em 90 dias.

 

Bem situado

A nova legenda desponta com força em vários estados. Na Amazônia, por exemplo, surge com lideranças destacadas no Acre e no Amazonas. Em solo acreano, a organização ficará destinada ao senador Sérgio Petecão. No Amazonas, o próprio governador Omar Aziz e o prefeito de Manaus Amazonino Mendes vão tratar da papelada.

 

Reforma política

A primeira audiência pública da Comissão Especial da Reforma Política, no Congresso foi marcada para quinta-feira, dia 24. Durante o encontro, os parlamentares vão discutir um novo sistema eleitoral brasileiro com direito a participação popular. Já existem várias propostas em estudo tanto na Câmara dos Deputados como no Senado.

 

Pauta das discussões

Na pauta das discussões, a Comissão da Reforma Política do Senado começa discutir o voto distrital e coligação. Já se sabe que a posição do PT é a manutenção do sistema proporcional desde que à lista aberta seja substituída pela lista fechada. Na quinta-feira será a vez de debater as candidaturas avulsas.

 

Festa do PC do B

Na próxima sexta-feira, dia 25, o PC do B festeja 89 anos de fundação – contando o tempo em que ficou na clandestinidade durante a ditadura militar – e em Rondônia aproveitará a ocasião para promover o lançamento da pré-candidatura a prefeito do deputado estadual David Chiquilito. A jovem liderança foi a grande surpresa na eleição de 2008, no entanto patinou no pleito de 2010.   

 

Mais calmaria

Porto Velho amanheceu mais tranqüila na segunda feira, depois da barbárie praticada em Jirau.  Com assaltos a banco e lojas, arrastões nos alojamentos, incêndios e violência no canteiro de obras, as autoridades de segurança ainda investigam os verdadeiros motivos do badernaço. Melhorar os critérios de recrutamento será imprescindível. Tinha gato na tuba: vários foragidos que se misturaram aos operários

 

Do Cotidiano

 

A presença indígena 

Completar 350 anos de história oficial e “branca” já seria um dado importante para Santarém (PA) festejar este ano. Mas a presença indígena, inclusive urbana, é muito mais antiga do que se imagina, levando a crer que esta é a cidade mais antiga das Américas.

A noção dos índios exclusivamente nômades, sem cultura urbana, vai sendo passo a passo demolida pelo aprofundamento das pesquisas sobre o passado amazônico ignorado pelos conquistadores europeus. E Santarém teria sido uma antiga cidade indígena, bem antes do início de sua história oficial, que começa com a expedição do conquistador espanhol Francisco Orellana pela região, em 1542, quando saqueou as plantações dos índios Tapajós.

Localizada na confluência dos rios Amazonas e Tapajós, Santarém teve seu nome tomado de sua homônima portuguesa, conquistada ao domínio mouro pelo rei português dom Afonso Henrique, em 1147.

Em 22 de junho de 1661, o padre João Felipe Bettendorf instalou sua missão na aldeia dos Tapajós, dando origem à cidade de Santarém. Na atualidade, estudos arqueológicos partindo de indicações mais precisas lançam luzes bem mais remotas sobre a ocupação humana da Amazônia, para reescrever uma história até então exclusivamente “branca”.

Um artigo publicado pela revista Science sustentou que mesmo cem anos depois do achamento do Brasil, em 1600, os índios viviam em aglomerados que poderiam ser considerados como indicativos de um tipo de urbanismo pré-histórico, comparável a algumas “pólis” gregas.

No mesmo rumo, o historiador e arqueólogo Eduardo Neves publicou na edição brasileira da revista National Geographic depoimento sobre seus estudos, segundo os quais a Amazônia estava repleta de sociedades indígenas no ano 1000, algumas hierarquizadas, lideradas por chefes supremos, capazes de comandar um exército de guerreiros.

Com uma população estimada em mais de 5 milhões de pessoas, a maior floresta tropical do planeta naquela época já era berço de profundo florescimento cultural.

Para Neves, a descoberta em Santarém das cerâmicas provavelmente mais ancestrais das Américas tende a confirmá-la como a cidade brasileira mais antiga com origens pré-coloniais.

 

Via Direta

*** Chegando ao meio rural e até as tribos indígenas o crack vai se transformando numa ameaça nacional a família brasileira *** O pior da coisa é que ainda não existem políticas públicas efetivas para o combate e o tratamento dos pacientes *** Cacoal comemora a inauguração do vôo da Velox Linhas áreas para a capital.   

Gente de Opinião

Fonte: Carlos Sperança - csperanca@enter-net.com.br
Gentedeopinião / AMAZÔNIAS / RondôniaINCA / OpiniaoTV / Eventos
Energia & Meio Ambiente
/ YouTube / Turismo / Imagens da História

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 5 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Na região amazônica, a maioria dos governadores deixa o cargo em abril

Na região amazônica, a maioria dos governadores deixa o cargo em abril

Indo por terraA tal “química”, que segundo o astuto presidente Donald Trump rolou entre ele e o presidente Lula da Silva, foi levemente modificada

Governador Marcos Rocha arrumou confusão precipitando as disputas eleitorais com sua família

Governador Marcos Rocha arrumou confusão precipitando as disputas eleitorais com sua família

Raposa famintaFica difícil traçar políticas para o futuro na imprevisibilidade do mundo de hoje, em que os EUA, sob a semiditadura trumpista, desaf

Já foram mais de 30 partidos registrados na justiça eleitoral

Já foram mais de 30 partidos registrados na justiça eleitoral

Negociações políticasPor livre espontânea pressão do presidente Lula da Silva, em mais um passo para fora da esquerda e fazendo o jogo do Centrão,

Hildon já dava pistas que estava fraquejando nesta candidatura

Hildon já dava pistas que estava fraquejando nesta candidatura

Ação para resolverHouve um tempo em que se comemorava a suposição de que o Rio Amazonas seria o segundo maior do mundo. Hoje, com os mais avançados

Gente de Opinião Quarta-feira, 5 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)