Quinta-feira, 11 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Uma coluna sem papas na língua 22/02/11




Chefões do tráfico

Agora só falta a chegada do facínora Beira-Mar, “hospedado” em Mossoró, depois de peregrinar por Campo Grande e Catanduvas. O presídio de Porto Velho abriga desde a semana passada os barões do pó do Espírito Santo. A nata dos chefões do tráfico fez Rondônia morada. E como sempre, ninguém se insurge contra o presente de grego...


Nossas estradas

Não bastasse a saúde e a segurança em colapso, as estradas rondonienses já estão seriamente danificadas pelas chuvas deste inverno amazônico. A recuperação da malha das estradas vicinais será difícil, já que existem dificuldades operacionais em algumas regiões para o acesso das máquinas. Já e grande a chiadeira na roça.

 

Opção de apoio

Com a indicação do senador Acir Gurgacz (PDT-RO) para a cobiçada Comissão de Agricultura e Reforma Agrária do Senado, os pequenos produtores rurais do estado de Rondônia passarão a contar com importante ponto de apoio no Congresso Nacional. Acir terá como prioridade a agricultura familiar e o fortalecimento de crédito aos pequenos produtores.

 

Velas acesas

A política em Rondônia esta cada vez mais pragmática. Até deputados considerados caninamente cassolistas como Luizinho Goebel já estão acendendo uma vela ao governador Confúcio Moura e outra para o senador Ivo Cassol. Explica-se: é que a sobrevivência política depende muito das emendas parlamentares. A caneta agora é de Confúcio.

 

A regularização

 

A regularização fundiária de Porto Velho, um dos marcos da gestão de Roberto Sobrinho, já está servindo de inspiração para o governo de Rondônia, que vai abrir um programa semelhante em 26 municípios do estado, através do Programa Terra Legal. A maioria das propriedades rurais no estado não tem documentação confiável.

 

Orçamento da União

Nenhum segmento foi tão atingido pelos cortes do orçamento da União como as emendas parlamentares dos deputados federais e senadores. Dos R$ 21 bilhões de reais previstos inicialmente, serão liberados apenas R$ 3 bilhões. Então, muitos compromissos assumidos anteriormente pelos políticos já estão ameaçados no exercício de 2011.

 

Bancada federal

Unida na legislatura anterior, a bancada federal de Rondônia não conseguiu ainda sequer indicar seu coordenador para a atual temporada. Começou por Moreira Mendes (PPS-RO), que optou em liderar a Frente Agropecuária. Nos últimos dias, o nome do deputado Mauro Nazif (PSB) tem sido citado como uma opção de consenso.

 

E os tucanos?

O Diretório do PSDB de Porto Velho abre a temporada local de convenções com a eleição do seu novo comando, programado para acontecer dia 20 de março. Lindomar do Sandubas esta em campanha para se garantir no poleiro e tem apoio do deputado estadual Euclides Maciel nesta parada. Na esfera estadual Expedito e Hamilton Casara dominam a legenda.

 
 

Do Cotidiano

 

Uma coluna sem papas na língua 22/02/11  - Gente de OpiniãoA presença indígena 

Completar 350 anos de história oficial e “branca” já seria um dado importante para Santarém (PA) festejar este ano. Mas a presença indígena, inclusive urbana, é muito mais antiga do que se imagina, levando a crer que esta é a cidade mais antiga das Américas.

A noção dos índios exclusivamente nômades, sem cultura urbana, vai sendo passo a passo demolida pelo aprofundamento das pesquisas sobre o passado amazônico ignorado pelos conquistadores europeus. E Santarém teria sido uma antiga cidade indígena, bem antes do início de sua história oficial, que começa com a expedição do conquistador espanhol Francisco Orellana pela região, em 1542, quando saqueou as plantações dos índios Tapajós.

Localizada na confluência dos rios Amazonas e Tapajós, Santarém teve seu nome tomado de sua homônima portuguesa, conquistada ao domínio mouro pelo rei português dom Afonso Henrique, em 1147.

Em 22 de junho de 1661, o padre João Felipe Bettendorf instalou sua missão na aldeia dos Tapajós, dando origem à cidade de Santarém. Na atualidade, estudos arqueológicos partindo de indicações mais precisas lançam luzes bem mais remotas sobre a ocupação humana da Amazônia, para reescrever uma história até então exclusivamente “branca”.

Um artigo publicado pela revista Science sustentou que mesmo cem anos depois do achamento do Brasil, em 1600, os índios viviam em aglomerados que poderiam ser considerados como indicativos de um tipo de urbanismo pré-histórico, comparável a algumas “pólis” gregas.

No mesmo rumo, o historiador e arqueólogo Eduardo Neves publicou na edição brasileira da revista National Geographic depoimento sobre seus estudos, segundo os quais a Amazônia estava repleta de sociedades indígenas no ano 1000, algumas hierarquizadas, lideradas por chefes supremos, capazes de comandar um exército de guerreiros.

Com uma população estimada em mais de 5 milhões de pessoas, a maior floresta tropical do planeta naquela época já era berço de profundo florescimento cultural. Antes mesmo de a Renascença surgir na Itália, cerâmicas com padrões gráficos sofisticados já eram produzidos em Marajó e nas regiões de Manaus e Santarém.

Para Neves, a descoberta em Santarém das cerâmicas provavelmente mais ancestrais das Américas tende a confirmá-la como a cidade brasileira mais antiga com origens pré-coloniais.

 

Via Direta

*** A reforma política que começa a ser discutida hoje no Congresso já foi apelidada de “Lei Tiririca” *** Pior do que está não fica, mas não terá os avanços prometidos *** O final de semana marcou pelo encontro dos caciques Confúcio Moura e Ivo Cassol em Vilhena *** E Ivo, agora líder da oposição, não mostrou os dentes...  

 Gente de Opinião

Fonte: Carlos Sperança - csperanca@enter-net.com.br
Gentedeopinião   /  AMAZÔNIAS   /  RondôniaINCA   /   OpiniaoTV / Eventos
 Energia & Meio Ambiente   /   YouTube  / Turismo   /  Imagens da História

 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 11 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Léo Moraes já está chamando Mariana Carvalho de maninha!

Léo Moraes já está chamando Mariana Carvalho de maninha!

Hora de remediarAs desgraças previstas pelos ambientalistas há meio século já começaram a acontecer, como a piora das secas e cheias. Ainda há frac

A classe política da região amazônica está reagindo contra a privatização de rios

A classe política da região amazônica está reagindo contra a privatização de rios

Vergonha mundialDesde fins de 2023, quando foi definida a realização da COP30 em Belém, há vozes pessimistas afirmando que o Brasil vai passar verg

Falsos moralistas e Porto Velho já fica de barbas de molho

Falsos moralistas e Porto Velho já fica de barbas de molho

A carne e o coiceA ex-presidente Dilma Rousseff recebeu uma chuva de críticas pela distorção de um comentário que ela fez em favor do aproveitament

Está em curso a formação do clã político mais poderoso de Rondônia

Está em curso a formação do clã político mais poderoso de Rondônia

Algo vai sobrarHá no mínimo três tipos de ambientalistas apresentando suas visões da realidade e do futuro da Amazônia: os pessimistas, os muito pe

Gente de Opinião Quinta-feira, 11 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)