Sábado, 17 de abril de 2010 - 07h01
Nem o governador João Cahulla escapa dos boatos, que já começam a rondar a chamada “Frente Progressista” e um deles, neste final de semana, dava conta de uma provável desistência do presidente da Assembléia Legislativa Neodi Carlos (PSDC) de concorrer a vice na chapa formada pela base aliada. Puro boato, nada foi confirmado.
.jpg)
Nos bastidores já se desconfia de onde podem ter partido esse boato da desistência. O raposão Odacir Soares (PSL) tem interesse que Neodi desista para ele virar o vice de Cahulla. Mas ele também aceitaria ser candidato ao Senado em dobradinha com o deputado Tziu, que lhe teria oferecido muito pouco: uma suplência.
.jpg)
Como não pode mais fazer mistério quanto a sua candidatura ao governo, já que não renunciou em tempo hábil para a desincompatibilização, o ex-governador José Bianco, atual prefeito de Ji-Paraná faz suspense agora sobre quem vai apoiar nas eleições de outubro. Pode ser pode Expedito (PSDB), Acir Gurgacz (PDT) ou até mesmo Confúcio (PMDB). Arre!
O presidente da OAB Ophir Cavalcante defende um voto eletrônico mais transparente para as eleições de outubro. Ele enfatiza que sempre teve uma “pulga atrás da orelha” com relação à informática nos pleitos brasileiros e, ao mesmo tempo, defende que a informática deve se adaptar ao Direito e não o contrário”.
A OAB quer maior fiscalização sobre o voto eletrônico, mas o que se vê no Tribunal Superior Eleitoral é que quem fizer isso pode acabar sendo condenado por litigância de má fé, como ocorreu recentemente em Alagoas, quando o candidato derrotado João Lyra e seu advogado Fernando Neves da Silva foram ferrados pela justiça eleitoral.
.jpg)
Nos bastidores os comentários ontem eram de que o presidente regional do PPS, deputado federal Rubens Moreira Mendes, estaria pedindo para o seu partido três secretárias importantes da administração estadual, como forma do partido ser prestigiado pelo governador João Cahulla. O duro é o aliado Ivo Cassol concordar, já que Moreirão nunca conseguiu emplacar nomes no primeiro escalão nos últimos anos.
.jpg)
O pré-candidato do PSDB ao governo do estado Expedito Júnior ainda catimba o jogo quanto à escolha de seu vice. Depois de serem ventilados Melki Donadon (PHS), Mauro Nazif (PSB) e Miguel de Souza (PR), surgiu agora o nome do deputado estadual Silvernani Santos, dos Democratas.
Em nota a imprensa o MST garante que a sua “jornada de lutas” (as invasões...) contabilizaram 42 ocupações no país em 16 estados. As ações mis fortes foram em Pernambuco e o nosso Rondônia acabou escapando das garras do MST. Aqui nem sabe o que é o chamado “abril vermelho”, tudo quietinho.
Quando começou a greve do Sintero, a entidade que congrega os professores e profissionais da educação, o então governador Ivo Cassol, disse em alto e bom som. “A greve é política, isso é politicagem”. Passados 32 dias, os próprios “sinteristas” de várias regiões estão falando a mesma coisa. Afirmam claramente que Claudir da Mata e Nereu Klosinski fizeram a coisa para se eleger deputados.
O que era um grande mote de campanha para Claudir e Nereu – a greve dos professores – pode se transformar num feitiço contra o feiticeiro. Num primeiro momento, eles foram elevados às alturas nas pesquisas, pela coragem de enfrentar o governo (que nem a oposição tem...), mas agora os professores de Rolim, Cacoal e Ariquemes já estão se voltando contra estas lideranças.
Quarta-feira, 5 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Governador Marcos Rocha arrumou confusão precipitando as disputas eleitorais com sua família
Raposa famintaFica difícil traçar políticas para o futuro na imprevisibilidade do mundo de hoje, em que os EUA, sob a semiditadura trumpista, desaf

Já foram mais de 30 partidos registrados na justiça eleitoral
Negociações políticasPor livre espontânea pressão do presidente Lula da Silva, em mais um passo para fora da esquerda e fazendo o jogo do Centrão,

Hildon já dava pistas que estava fraquejando nesta candidatura
Ação para resolverHouve um tempo em que se comemorava a suposição de que o Rio Amazonas seria o segundo maior do mundo. Hoje, com os mais avançados

A sonhada pacificação do MDB rondoniense ainda está bem distante
Respostas plausíveisA França é o segundo maior país da Europa, só perdendo em área territorial para a enorme Rússia. Essa consideração é importante
Quarta-feira, 5 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)