Sábado, 13 de março de 2010 - 07h06
Para compensar recentes vaciladas e impulsionar a campanha do seu pré-candidato Eduardo Valverde, o PT pretende dar uma demonstração de força no encontro estadual de Ouro Preto programado para acontecer no final da próxima semana. O partido também objetiva a unidade em torno do seu postulante.
Para aqueles que criticam os petistas dizendo que Eduardo Valverde não decolou, os petistas lembram que o partido esta acostumado a atropelar na reta de chegada. Lembra o caso da eleição da senadora Fátima Cleide, a mais votada em 2002, e do prefeito Roberto Sobrinho já com duas grandes vitórias na capital.
O tucano Expedito Júnior não pretende dar mole para o rival Confúcio Moura (PMDB). Com se sabe, o peemedebista acampou na capital nas úiltimas semanas e começou a subir. Júnior, monitorando, as coisas, reforçou as paliçadas em Porto Velho com quem ele acredita ser seu grande adversário no pleito deste ano.
Por causa do panorama nublado, a corrida sucessória ao governo do estado proporciona um terreno fértil para os boatos. Nenhum deles, entretanto, se confirmou. Vejam os principais deles na semana: 1 – Que Eduardo Valverde teria desistido de disputar o governo e aceitado ser vice de Confúcio 2 – Que o Palácio Presidente Vargas teria desistido da candidatura Cahulla e iniciado entendimentos com o PMDB para uma aliança.
Na semana anterior o senador Acir Gurgacz (PDT) também tinha sido vitima da central de boatos. Na oportunidade os boateiros espalharam pelo estado que o representante pedetista tinha desistido da sua postulação ao governo estadual, o que foi categoricamente desmentido pelo líder do socialismo moreno nas suas andanças pelo estado.
Pesquisa do instituo Phoenix e associados para Assembléia Legislativa, já registrada na justiça eleitoral, indica a ponteira do vereador Zequinha Araújo (PMDB) em Porto Velho, de Jesualdo Pires (PSB) em Ji-Paraná, Daniela Amorim (PTB) em Ariquemes e Glaucioni Nery (PSDC) em Cacoal. Na região de Alvorada, o prefeito Laerte Gomes (PR) já tem o topo.
O que se vê nas primeiras pesquisas – não me refiro apenas a esta, mas de outras que estão chegando – é uma forte tendência de renovação dos quadros do parlamento estadual. Vejam que nas sondagens iniciais apenas dois deputados estaduais - um deles é Jesualdo Pires de Ji-Paraná – consegue se manter em alta, em posição de ponta, perante o eleitorado.
Assim como nas eleições passadas, algumas surpresas já vão despontando desde as primeiras consultas dos institutos de opinião. Na capital Davi Erse e a petista Claudir da Mata; o empresário Zezinho do Leilão (em Cacoal), Airton Gurgacz (em Ji-Paraná), Saulo e Adelino Follador (Ariquemes) e Eliane da Emater (Vilhena). Teremos uma disputa emocionante nos pólos regionais.
E já nas primeiras sondagens também é possível sentir que a representação feminina no Parlamento estadual deverá ser ampliada sensivelmente no pleito deste ano. Com Daniela Amorim, Claudir da Matta e Glaucione Nery, Sueli Aragão, Milene Motta, Lucia Tereza, Jauelie Cassol, as Sônias do PT (Jaru e Ouro Preto), Elaine da Emater, Ana da Oito, as mulheres apresentam boas chances de emplacar uma bancada
*** Durante a semana, o diretor geral do DNITT Miguel de Souza percorreu o interior do estado anunciando pacote de obras rodovias ao longo da BR-364 *** Na próxima semana mais secretários do primeiro escalão do governador Ivo Cassol deixam suas pastas *** Eles pretendem disputar cargos eletivos em outubro.
Quarta-feira, 5 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Governador Marcos Rocha arrumou confusão precipitando as disputas eleitorais com sua família
Raposa famintaFica difícil traçar políticas para o futuro na imprevisibilidade do mundo de hoje, em que os EUA, sob a semiditadura trumpista, desaf

Já foram mais de 30 partidos registrados na justiça eleitoral
Negociações políticasPor livre espontânea pressão do presidente Lula da Silva, em mais um passo para fora da esquerda e fazendo o jogo do Centrão,

Hildon já dava pistas que estava fraquejando nesta candidatura
Ação para resolverHouve um tempo em que se comemorava a suposição de que o Rio Amazonas seria o segundo maior do mundo. Hoje, com os mais avançados

A sonhada pacificação do MDB rondoniense ainda está bem distante
Respostas plausíveisA França é o segundo maior país da Europa, só perdendo em área territorial para a enorme Rússia. Essa consideração é importante
Quarta-feira, 5 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)