Quarta-feira, 10 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Uma coluna sem papas na língua 12/05/10


 

Caindo fora

O presidente da Assembléia Legislativa Neodi Carlos (PSDC) pode anunciar ainda  nesta quarta-feira a desistência de disputar o cargo de vice na chapa do governador João Cahulla. O Diretório Regional do PSDC pediu e Neodi aceitou a missão de ser o puxador de votos para a legenda cristã emplacar quatro deputados estaduais nas eleições de outubro. A Frente Progressista, como se vê, rachou de vez e seu coordenador Ivo Cassol perdeu o controle da coalizão.

 

As motivações

Na verdade, Neodi constatou que tinha entrado numa gelada ao aceitar a indicação pra a disputa de vice. Estava sendo sabotado pelos grupos políticos do deputado federal Moreira Mendes (PPS) e do ex-senador Odacir Soares (PSL), que também brigam a dentadas para a indicação de vice de Cahulla ou postulações ao Senado (no lugar do já indicado deputado estadual Tziu Jidaias). O que se vê é que uma crise braba na coligação governista.

  

Perdeu as garras?

Conclui-se, diante dos últimos acontecimentos políticos, que o temido Ivo Cassol esta perdendo as garras de temível predador. Vejam as evidências: 1 – Não queria dar espaço para Moreirão e ao PPS no seu governo e acabou cedendo até demais da conta com a posse de João Cahulla 2- Indicou Neodi para vice de Cahulla e o nome  já enfrenta feroz resistência na base governista 3- Queria a indicação da sua irmã Jaqueline para o TCE e acabou dando Wilber Coimbra.

 

 Fidelidade canina

O que se vê é que aquela fidelidade canina dos deputados estaduais desapareceu de vez. Antes era só Ivo bater o pé que os parlamentares cassolboys corriam com o rabo entre as pernas e aprovavam tudo a toque de caixa. Agora a maior parte dos deputados estaduais já atua com independência e isso ficou comprovado ao aprovarem com 14 votos a vaga de conselheiro do TCE para Wilber Coimbra.

 

Alterações na ALE

A cassação do deputado Miguel Sena (PSDB-Guajará Mirim) e a aprovação do nome do deputado Wilber Coimbra (PSB-Porto Velho) para conselheiro do Tribunal de Contas no lugar de Natanael Silva vão provocar as ascensões dos suplentes Ana da Oito (Nova Mamoré) e Davi Chiquilito (Porto Velho) respectivamente. Como estes dois suplentes mudaram de legendas poderão ser mais a frente punidos por infidelidade partidária. 

 

Equação difícil

Conduzir o governador João Cahulla para uma vaga ao segundo turno esta se transformando numa equação cada vez mais difícil para ser elucidada, ainda mais com a Frente Progressista em cacos. Como se sabe, Cahulla disputa uma vaga ao segundo turno justamente na faixa de votos de Expedito Júnior, que esta levando a melhor sobre o sucessor de Ivo. E a vantagem  que o atual governador leva no eleitoral rural é muito pouco pra ele se garantir na parada.

 

Terror dos prefeitos

Mais uma vez os prefeitos brasileiros entraram em pânico. Tudo isso acontece a cada vez que a Controladoria Geral da União –CGU anuncia fiscalização nas municipalidades. Desta última vez foram escolhidas 60 cidades para os técnicos do órgão esmiuçar.  Se acontecer como nas intervenções anteriores, o CGU vai encontrar de tudo, até pão superfaturado.

 

Arrancada petista

O PT, que tem como pré-candidatos Eduardo Valverde ao governo e Fátima Cleide ao Senado, pretende dar uma grande arrancada a partir do encontro estadual, marcado para dia 5 de junho em Porto Velho. Como a campanha de Fátima já decolou, existe a preocupação com a necessidade de Valverde se impor na capital, que é considerado o grande reduto petista.

 

 

Do Cotidiano

Os bandidos do seguro

Cuidadosos, gentis no tratamento, oferecendo vantagens e exibindo boa educação, eles fizeram a proeza negativa de fazer saltar em 43,2% o número de golpes em torno de seguros no País. Os golpes envolvendo seguros − de vida, residencial ou de veículos – estiveram na base de 1.832 denúncias encaminhadas por vítimas de falsos corretores no ano passado, segundo a Superintendência de Seguros Privados (Susep), órgão público responsável pela fiscalização e controle do setor.

É no coração da economia nacional que mais vítimas aparecem. O Estado de São Paulo responde por 50% desse fluxo de golpes e denúncias, segundo o Sindicato dos Corretores de Seguros de São Paulo (Sincor-SP). A alta dos golpes fica evidenciada também pelo número de corretores com registro cassado, que subiu de 31 em 2008 para 42 no ano passado no Estado.

“Esse é um número baixo se comparado à base de 28 mil corretores que existem no Estado, mas alto se comparado à média de uma ou duas cassações por ano, que tínhamos até 2000”, diz Leôncio de Arruda, presidente do Sincor-SP.

Vantagens, a isca − Segundo Arruda, em geral os golpistas têm conhecimento do mercado. “São ex-funcionários de seguradoras e pessoas ligadas ao mercado, que sabem qual é a abordagem com o cliente”, afirma. O elemento comum a todos os golpes são sempre as vantagens oferecidas à vítima. Saldos a receber, prêmios especiais e preços muito abaixo dos praticados no mercado são as principais características das fraudes com seguros.

A coordenadora de atendimento da Susep, Glória Barbosa da Silva, diz que o golpe mais aplicado é aquele em que falsos corretores ligam para as vítimas e dizem que elas têm algum valor a receber da seguradora, mas que, para isso, precisam fazer um depósito para a suposta seguradora. “As principais vítimas são aposentados e pessoas idosas, que são mais crédulas”, diz. Viúvas e pessoas com menos experiência em seguros também são alvos preferenciais dos golpistas.

 O combate à fraude é dificultado porque os golpistas são cautelosos. “É muito difícil provar esse tipo de golpe, porque os fraudadores tomam precauções para não serem rastreados, só usam celular e e-mails como forma de comunicação”, diz Danilo Sobreira, assistente da diretoria da Federação Nacional dos Corretores de Seguros Privados (Fenacor).

 

Via Direta

*** Com matéria especial sobre as crianças desaparecidas em Rondônia a revista Momento já circula nas bancas rondonienses ***  Como tem aumentado os crimes de pistolagem em nosso estado depois que uma trinca do Comando Vermelho foi transferida para Porto Velho *** Que  baita presente de grego, este presídio federal *** O prefeito Roberto Sobrinho toca várias frentes de obras nos bairros de Porto velho.

Fonte: Carlos Sperança. 
 
Gentedeopinião   /  AMAZÔNIAS   /  RondôniaINCA   /   OpiniaoTV
 Energia & Meio Ambiente   /  Siga o Gentedeopinião noTwitter  /   YouTube 
 Turismo   /  Imagens da História

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 10 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

A classe política da região amazônica está reagindo contra a privatização de rios

A classe política da região amazônica está reagindo contra a privatização de rios

Vergonha mundialDesde fins de 2023, quando foi definida a realização da COP30 em Belém, há vozes pessimistas afirmando que o Brasil vai passar verg

Falsos moralistas e Porto Velho já fica de barbas de molho

Falsos moralistas e Porto Velho já fica de barbas de molho

A carne e o coiceA ex-presidente Dilma Rousseff recebeu uma chuva de críticas pela distorção de um comentário que ela fez em favor do aproveitament

Está em curso a formação do clã político mais poderoso de Rondônia

Está em curso a formação do clã político mais poderoso de Rondônia

Algo vai sobrarHá no mínimo três tipos de ambientalistas apresentando suas visões da realidade e do futuro da Amazônia: os pessimistas, os muito pe

O clã dos Carvalhos colocou de joelhos a administração estadual do governador Marcos Rocha

O clã dos Carvalhos colocou de joelhos a administração estadual do governador Marcos Rocha

Lição da naturezaO “nacionalismo” do slogan MAGA (Make America Great Again), aplicado pelo presidente Donald Trump, tem a crueldade da força bruta,

Gente de Opinião Quarta-feira, 10 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)