Quinta-feira, 19 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Uma coluna sem papas na língua 04/05/10




Em pé-de-guerra

Acuado pela cassação do seu mandato, e garantindo que isso aconteceu em virtude das suas denuncias contra possíveis desvios de recursos pelo Judiciário, o tucano Miguel Sena (Guajará-Mirim) se transformou num homem-bomba. O pior é que quem pode acionar a explosão desta bomba a distância é o ex-governador Ivo Cassol. A briga promete.

 

Coisa de louco!

Figura central do cenário político no final de semana, Miguel Sena não poupou o presidente regional do Partido Verde, Antenor Klock – que o denunciou por infidelidade - a quem teceu várias acusações. Segundo ele, o dirigente verdinho tem chantageado o governo para empregar todos os familiares e se fosse possível até os animais de estimação.

 

É pra valer

O senador Acir Gurgacz (PDT-RO) botou o pé no trecho e em pouco tempo já ganhou posição de destaque na corrida sucessória estadual Isso não pode ser considerada nenhuma surpresa: na eleição ao Senado, (vide mapa do TRE) ele fez 70 por cento dos votos em Ji-Paraná. Nem os ícones da política rondoniense conseguiram esta proeza ate hoje.

 

Eleição embolou

Com Cahulla (PPS) avançando no eleitorado do meio rural (ele é o nome que mais cresce neste segmento) e Acir já saltando bem nos pólos regionais, a eleição em Rondônia embolou de vez. Como se vê, será uma eleição regionalizada, catimbada, onde somente o candidato que fizer o dever de casa (ganhar bem na sua região) e beliscar uns votinhos fora, poderá galgar uma vaga no segundo turno.

 

Segundo turno

Explico: quando falo em conquistar uma vaga no segundo turno é porque, devido à fragmentação dos votos por região e o equilíbrio entre as candidaturas de ponta, se torna cada vez mais do que previsível que teremos uma eleição em dois turnos. Mesmo porque o bairrismo já fala alto para Confúcio (em Ariquemes), Acir Gurgacz (em Ji-Paraná) e para Cahula e Expedito (de Cacoal para cima, até Vilhena).

 

Batalha decisiva

Mas a batalha decisiva pra alçar o segundo turno, sem dúvidas acontecerá em Porto Velho, que tem como seu candidato Eduardo Valverde (PT). Para quem fustiga Valverde, dizendo que ele esta na rabeira, os petistas lembram que o partido é de chegada na capital, saindo do zero e chegando no topo, como já aconteceu com Fátima Cleide (senadora) e Roberto Sobrinho (prefeito).

 

Ritmo de conciliação

Em ritmo de conciliação, Moreirão Mendes, que tinha criticado pó ex-governador Ivo Cassol na sua ausência, afinou e concordou com todas as exigências do mandarim da Frente Progressista: Neodi Carlos para vice de Cahulla, Tziu Jidaias ao Senado, etc. Aliás, só foi Ivo desembarcar da China - e não precisou nem bater o pé - que todos os revoltosos (Raposão, Moreirão, Ratão Verde etc) botarem o rabo entre as pernas...

 

Eleitoradocrescente

Coma capital sendo alvo de uma migração extraordinária nos últimos dois anos, o eleitorado de Porto Velho deve crescer muito, ao final do prazo de qualificação – transferências, novos alistamentos etc – de eleitores que se encerra nesta quarta-feira, dia 5. A cidade tropical deve fechar com mais de 25 por cento do eleitorado de Rondônia, que já passou dos 1.100 eleitores.
 

 

Do Cotidiano

 A árvore da fortuna

Quando o látex escorre da seringueira e coagula, ele se torna borracha. Foram os índios centro-americanos os primeiros a descobrir e fazer uso das propriedades singulares da borracha natural, mas a Amazônia e sua seringueira − a Hevea brasiliensis − logo assumiriam a liderança e seriam referências na produção de borracha.

Em desenvolvimento desde 1769, na França, onde Nicolas-Joseph Cugnot aplicou um motor a vapor para movimentar seu triciclo Fardier, o automóvel só viria a requerer muita borracha para seus pneumáticos quando a indústria de produtos derivados do látex já prosperava, embora o material ainda apresentasse algumas desvantagens: à temperatura ambiente, a goma mostrava-se pegajosa. Com o aumento da temperatura, ela ficava ainda mais mole e pegajosa, enquanto a redução da temperatura era acompanhada do endurecimento e rigidez da borracha.

A primeira fábrica de produtos de borracha (ligas elásticas e suspensórios) surgiu na França, em Paris, em 1803. O automóvel engatinhava: só em 1885, na Alemanha, Karl Benz e Gottlieb Daimler inventariam o automóvel como hoje o conhecemos, com um motor de combustão interna. O espertíssimo advogado estadunidense G. E. Sellden patenteou uma versão do automóvel, mas não teve capacidade empresarial para o produzir em massa e colocar seu produto no mercado com sucesso e isso atrasou o automóvel um pouco mais.

 As coisas, aliás, não eram tão simples e óbvias como parecem hoje. Havia uma séria resistência à ideia de haver uma porção de carros andando para cá e para lá, fora de trilhos, ao sabor da vontade de seu condutor.

O respeitado Chauncey Depew, presidente da Central Ferroviária de Nova Iorque, desestimulou seu sobrinho a investir cinco mil dólares em uma novíssima companhia fundada por um certo Henry Ford, afirmando: “Nada tem sido inventado que possa ultrapassar o cavalo e o coche”.

Atropelando esse ceticismo, Henry Ford passou a fabricar em série os modelos T, fabricados de 1908 a 1927, que venderiam mais de 15 milhões de unidades. A essa altura, a indústria da borracha estava para dar seu grande salto.

A pedido da companhia borracheira Roxbury, de Boston, Charles Goodyear começou a estudar uma forma para a borracha resistir a variações de temperatura. Após várias tentativas sem sucesso, conseguiu obter a borracha vulcanizada, misturando-a com enxofre, em alta temperatura. A vulcanização, que data de 1839, dá a largada para a fase mais importante da indústria de borracha.

 

Via Direta

*** Com um crescimento desenfreado, a localidade de Jaci-Paraná padece até com o atendimento dos serviços essenciais *** O distrito padece com saúde, educação, moradia, infra-estrutura e vivencia um colapso na segurança pública *** O PC do B negocia com todas as correntes partidárias tentando viabilizar a eleição de pelo menos dois deputados estaduais

Fonte: Carlos Sperança 
 Gentedeopinião   /  AMAZÔNIAS   /  RondôniaINCA   /   OpiniaoTV
 Energia & Meio Ambiente   /  Siga o Gentedeopinião noTwitter  /   YouTube

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 19 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Constato uma disputa encarniçada para as cadeiras da Assembleia Legislativa

Constato uma disputa encarniçada para as cadeiras da Assembleia Legislativa

Lei desafiadaO fenômeno de quatro votos diferentes no julgamento do Marco Civil da Internet pôs a nu as dificuldades do Estado brasileiro diante da

O marketing político de Sérgio Gonçalves está falhando

O marketing político de Sérgio Gonçalves está falhando

Experimento crucialSó na literatura mais fantástica e na distopia se pode imaginar a Amazônia seca, mas no ano 2000 a ciência entrou na parada: sur

Jair Bolsonaro quer fazer barba, cabelo e bigode nas eleições em Rondônia

Jair Bolsonaro quer fazer barba, cabelo e bigode nas eleições em Rondônia

Vidas ricasA Amazônia é cantada em prosa e verso por suas grandezas, desde sua ampla biodiversidade até o inigualável volume do Rio Amazonas e a var

Os guerreiros estão em pé de guerra com as machadinhas afiadas

Os guerreiros estão em pé de guerra com as machadinhas afiadas

Borboletas cínicasJusto quando um dilúvio desaba sobre o Sul, no Norte se especula sobre com que condições atmosféricas os participantes da COP30 s

Gente de Opinião Quinta-feira, 19 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)