Quinta-feira, 18 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Trairagem torna eleição na ALE uma grande incógnita


Trairagem torna eleição na ALE uma grande incógnita - Gente de Opinião

A poucos dias da eleição da nova mesa diretora da Assembléia Legislativa – especialmente do novo presidente da Casa – o que se vê é a trairagem rolando solta. Vários parlamentares que apóiam a candidatura do favorito, o deputado Valter Araújo (PTB-Porto Velho) têm almoçado com o líder trabalhista e jantado com o governador Confúcio Moura, tratando dos seus interesses políticos para os próximos quatro anos – e já se juntando ao ungido do Palácio Presidente Vargas, Jesualdo Pires. Pelo menos três já teriam virado a casaca nas últimas horas.

Favorita até a semana passada para a peleja – falou-se em apoio de até 15 parlamentares – a chapa formada majoritariamente  pelos deputados  eleitos na chapa da dupla Ivo Cassol/João Cahulla  nas eleições do ano passado, se declara um “bloco independente” visando valorizar o Legislativo. Em nota a imprensa, Araújo busca marcar esta posição acenando que sua eventual vitória não significará uma derrota do governo.

Não é o que pensam os governistas, ligados à candidatura do deputado Jesualdo Pires que falam numa virada contra o cassolista Valter Araújo. “Nem com confinamento dos deputados – numa alusão ao que foi feita por Natanael Silva na década passada – os cassolistas levam esta”, garantem já animados. Conforme eles, 12 deputados já subscreveram a nominata da chapa apoiada pelo governador Confúcio Moura.

Como pelo menos seis deputados ainda transitam pelas duas chapas, a eleição marcada para o dia 1º de fevereiro já esta se transformando numa grande incógnita.  Nos bastidores, Ivo Cassol trabalha por Valter Araújo e o governador Confúcio por Jesualdo.

A impressão que dá, nesta altura do campeonato, é que a maioria dos deputados eleitos para a próxima legislatura está sondando os dois lados, acendendo velas para santos diferentes e buscando vantagens políticas em suas bases eleitorais.

Gente de Opinião

Fonte: Carlos Sperança - csperanca@enter-net.com.br
Gentedeopinião   /  AMAZÔNIAS   /  RondôniaINCA   /   OpiniaoTV / Eventos
 Energia & Meio Ambiente   /   YouTube  / Turismo   /  Imagens da História

 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 18 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Cenário nebuloso em Rondônia e o racha bolsonarista

Cenário nebuloso em Rondônia e o racha bolsonarista

Pregando no desertoA expressão vem da profecia de João Batista, em um tempo no qual as caravanas na Judeia concentravam pessoas para viagens cruzan

A candidatura do coronel Braguim ao governo de Rondônia começa a criar asas

A candidatura do coronel Braguim ao governo de Rondônia começa a criar asas

Diálogo de surdosOs presidentes dos EUA, Donald Trump, e da China, Xi Jinping, tiveram há pouco uma amistosa conversa por telefone. A imprensa amer

A prática das rachadinhas é um hábito cotidiano nas nossas casas legislativas

A prática das rachadinhas é um hábito cotidiano nas nossas casas legislativas

Gol científico Muitos gols na reta final do Campeonato Brasileiro, com os clubes buscando se qualificar para milionárias competições internacionais

Governador Marcos Rocha deve concluir seu mandato, desistindo do Senado

Governador Marcos Rocha deve concluir seu mandato, desistindo do Senado

Pílulas de vidaPara a surpresa geral, uma empresa de tecnologia da China anunciou que trabalha para estender a vida humana até 150 anos. Contraria

Gente de Opinião Quinta-feira, 18 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)