Quarta-feira, 24 de agosto de 2016 - 22h11
Eleições 2016
O ex-prefeito de Porto Velho Roberto Sobrinho (PT) que tinha largado bem nesta campanha, começa a sangrar com o pedido de impugnação do Ministério Público Eleitoral. Nas sondagens que tive acesso ele se encontra entre os três com melhor performance em aceitação, ao lado do prefeito Mauro Nazif (PSB) e do deputado estadual Léo Moraes (PTB).
A primeira pesquisa Ibope do ano deverá ratificar o primeiro pelotão ou dar esperanças aos demais postulantes, Hildon Chaves (PSDB), Ribamar Araujo (PR), Pimenta de Rondônia (PSOL) e Willians Pimentel (PMDB) com dificuldades na decolagem, mesmo com apoio do governador Confúcio Moura, do presidente da Assembléia Legislativa Maurão de Carvalho e do senador Valdir Raupp.
A campanha começa a esquentar depois das Olimpíadas e se vê maior presença dos candidatos a prefeito e vereadores nas ruas. Com máquinas publicas azeitadas ao seu lado, o prefeito Nazif tem a estrutura da municipalidade ao seu favor, enquanto que Willians Pimentel a máquina do governo estadual a disposição.
Receita do fracasso
Para o tucano Hildon Chaves que disputa a prefeitura de Porto Velho a formação de grandes alianças englobando tantos partidos é uma receita para o fracasso administrativo. “Ocorre que depois serão pagos os compromissos com os aliados a base de cargos e benesses”, explica. A cutucada é destinada as alianças de Nazif e Pimentel, entulhadas de siglas de aluguel.
Pimentel Pitoco
Virou e mexeu e depois de tantas acusações, Willians Pimentel, o candidato do PMDB saiu incólume no registro da sua candidatura a prefeitura da capital. Como já esteve preso, caso também do ex-prefeito Roberto Sobrinho (PT), acreditava-se que o ex-secretário da saúde teria que enfrentar pedido de impugnação do Ministério Eleitoral. A coisa não se confirmou e Pimentel ficou pitoco.
As comparações...
O ex-prefeito Roberto Sobrinho (PT) – de asas crescidas de novo - nesta campanha tem sido seu próprio marqueteiro, segundo ele próprio por falta de recursos e usa como seu grande mote para voltar ao Palácio Tancredo Neves as comparações de suas duas gestões com o que foi realizado pela administração de Mauro Nazif (PSB). Neste sentido ele contabiliza resultados favoráveis para seu lado.
O enfrentamento
Sobre o legado que recebeu da gestão anterior, o atual prefeito Mauro Nazif tem lembrado alguns quesitos sobre as acusações dos seus detratores: 1- Pegou terra arrasada de legado depois da prisão do ex-prefeito e seus secretários por improbidade 2 – A maior cheia do século que arrasou a cidade e seus distritos 3- A crise do pós-usinas 4 – A crise econômica nacional 5- É o político que mais tem apanhado da mídia nos últimos quatro anos.
Eleitorado jovem
Com a melhor performance ao meio do eleitorado jovem da capital, o petebista Léo Moraes teve uma boa largada e deve figurar nas pesquisas entre os três primeiros colocados, num provável primeiro pelotão de postulantes. Sua equipe acredita que ele será o grande beneficiário pela desistência da deputada federal Mariana Carvalho (PSDB).
Via Direta
***Eleições 2016: O PDT abre a jornada ponteando em Guajará Mirim com Rodrigo Nogueira e em Ariquemes com o atual prefeito Lourivaldo Amorim *** Já, o PSB salta na frente em Ji-Paraná com Jesualdo Pires e acredita na reeleição de Mauro Nazif em Porto Velho *** Por seu turno, o PMDB tem pinta de favorito em Cacoal com a deputada Glaucioni Nery e em Jaru com o empresário Joãozinho Gonçalves.
Quarta-feira, 5 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Na região amazônica, a maioria dos governadores deixa o cargo em abril
Indo por terraA tal “química”, que segundo o astuto presidente Donald Trump rolou entre ele e o presidente Lula da Silva, foi levemente modificada

Governador Marcos Rocha arrumou confusão precipitando as disputas eleitorais com sua família
Raposa famintaFica difícil traçar políticas para o futuro na imprevisibilidade do mundo de hoje, em que os EUA, sob a semiditadura trumpista, desaf

Já foram mais de 30 partidos registrados na justiça eleitoral
Negociações políticasPor livre espontânea pressão do presidente Lula da Silva, em mais um passo para fora da esquerda e fazendo o jogo do Centrão,

Hildon já dava pistas que estava fraquejando nesta candidatura
Ação para resolverHouve um tempo em que se comemorava a suposição de que o Rio Amazonas seria o segundo maior do mundo. Hoje, com os mais avançados
Quarta-feira, 5 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)