Quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016 - 05h03
A primeira definição
Que o atual prefeito Mauro Nazif (PSB) esta na peleja pela reeleição é de conhecimento público e seu vice deve ser indicado pelo PDT. Até agora não havia nenhuma outra confirmação, já que os candidatos esperam uma janela para troca de partidos, definições da justiça e do Congresso Nacional sobre o pedido de impeachment da presidente Dilma Rousseff, etc, etc.
A primeira definição do cenário de Porto Velho foi tomada pelo deputado estadual Ribamar Araujo que esta ingressando no PR e já confirmando a disposição de disputar o Paço Tancredo Neves. Ele vai pilotar uma coalizão de forças reunindo cinco agremiações partidárias.
Com pelo menos dois mandatos de vereador e outros dois de deputado estadual seguidos, Ribamar tem conseguido uma façanha na política rondoniense: ficar fora dos escândalos rondonienses, embora com quase 30 anos de vida pública. É, por conseguinte, um nome pitoco e em condições de encorpar mais a frente já que merece credibilidade conquistada com boas performances legislativas.
Abutres na jogada
.jpg)
Nos bastidores fala-se que Porto Velho poderá contar nas eleições de outubro com candidatos a vereadores e a prefeito abutres (assim são designados os políticos com ligações com o narcotráfico e ao crime organizado). É preciso ficar de olho vivo para não entregar o Paço Tancredo Neves e a Câmara de Vereadores para as facções criminosas que tem garantido a eleição de muitos políticos e de várias esferas.
Contando trocados
A queda do repasses constitucionais para estados e municípios é uma realidade. Os municípios rondonienses contam desde o final do ano passado com 20 por cento a menos do Fundo de Participação dos Municípios –FPM e o estado de Rondônia com 12 por cento a menos dos recursos do Fundo de Participação dos Estados-FPE. Terão menos recursos também das emendas parlamentares contingenciadas.
Esperando a janela
Esperando a definição da janela que proporcionará a troca de partido sem prejuízo da perda de mandato, o deputado federal Lindomar Garçon (PMDB), poderá aumentar o numero de pretendentes a prefeitura da capital. As chances de ele entrar na disputa aumentarão se a deputada Mariana Carvalho(PSDB) desistir de concorrer. Ela não diz que sim, nem que não.
A dobradinha
PMDB e PT estão próximos de uma dobradinha para a disputa do Palácio Tancredo Neves. Williames Pimentel a prefeito e Sidney Orleáns (é raro encontrar um petista pitoco, mas este é: sem cadeia, processos e condenações) a vice. Vão depender muito do apoio do senador Valdir Raupp e do ex-prefeito Roberto Sobrinho – afinados moralmente e politicamente - para seus pupilos seguirem em frente.
O divisionismo
Tanto PMDB como o PT estão divididos quanto ao lançamento de candidatura própria ou se aliar ao projeto de reeleição do prefeito Mauro Nazif (PSB). Uma facção dos petistas acredita que a dupla Pimentel/Orleans emplaca; um bando dos peemedebistas nem tanto e, assim se arrastam os entendimentos para firmar uma coligação de oposição aos árabes.
Via Direta
.jpg)
***Só em janeiro foram seis ex-prefeitos condenados por improbidade. *** E o mês de fevereiro começou com a condenação da ex-prefeita Eloisa Helena, de Primavera de Rondônia *** Tão abandonados, os idosos podem ganhar inclusão social com um projeto de acolhimento que tramita no Congresso Nacional *** Os gastos serão deduzidos no imposto de renda *** A Prefeitura da capital intensifica obras de pavimentação e limpeza dos canais e igarapés.
Quarta-feira, 5 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Na região amazônica, a maioria dos governadores deixa o cargo em abril
Indo por terraA tal “química”, que segundo o astuto presidente Donald Trump rolou entre ele e o presidente Lula da Silva, foi levemente modificada

Governador Marcos Rocha arrumou confusão precipitando as disputas eleitorais com sua família
Raposa famintaFica difícil traçar políticas para o futuro na imprevisibilidade do mundo de hoje, em que os EUA, sob a semiditadura trumpista, desaf

Já foram mais de 30 partidos registrados na justiça eleitoral
Negociações políticasPor livre espontânea pressão do presidente Lula da Silva, em mais um passo para fora da esquerda e fazendo o jogo do Centrão,

Hildon já dava pistas que estava fraquejando nesta candidatura
Ação para resolverHouve um tempo em que se comemorava a suposição de que o Rio Amazonas seria o segundo maior do mundo. Hoje, com os mais avançados
Quarta-feira, 5 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)