Terça-feira, 21 de julho de 2015 - 05h10
Semana com turbulências
Em Brasília a presidente Dilma Rousseff abre a semana em pé de guerra com o presidente da Câmara dos Deputados Eduardo Cunha. Na esfera estadual, o governo estadual é acuado com a Operação Ratazanas da Policia Federal, enquanto que na esfera municipal os vereadores da oposição tentam encurralar o prefeito Mauro Nazif com a CPI que investiga os casos de abusos na contratação de shows artísticos.
Não bastasse o cenário descrito, ainda temos greves em Rondônia, como a do INSS e a dos servidores federais que já estão com a machadinha de guerra levantada. Na Assembléia Legislativa, já em recesso, existe o desdobramento do processo que pode redundar na cassação do deputado estadual Edson Martins, ex-prefeito de Urupá. No Senado, Ivo Cassol, já condenado, está caminhando no patíbulo.
Tudo isto, e 2015 nem é ano eleições, quando o pau come solto entre governistas e oposicionistas. Pode-se imaginar o que teremos pela frente com as definições dos candidatos a prefeito e vereadores em 2016. Teremos certamente uma guerra bem acirrada.
Eleições 2016
Alguns deputados estaduais andam animados para entrar na disputa da prefeitura de Porto Velho. Acreditam que o atual prefeito Mauro Nazif (PSB) esta fragilizado e a deputada federal Mariana Carvalho (PSDB) sem disposição para enfrentar a peleja. Com isto, José Hermínio (PSD), Leo Moraes (PTB), Ribamar Araujo (PT) e Aelcio da TV (PP) estão na pista.
Ponte avança
Mesmo com as sabotagens das balsas que transportam caminhões e veículos a preços escorchantes na BR- 364, a Ponte do Abunã, ligando Rondônia ao estado do Acre, avança e toma forma para alegria de todos. Todos os pilares já estão bem adiantados e o aterro de uma das cabeceiras em andamento. Vamos ver se fica tudo pronto para as próximas enchentes.
Não cola
A justificativa da Friboi para fechar seus frigoríficos em Rondônia, de que falta matéria prima é uma mentida descarada. Com mais de 12 milhões de reses, Rondônia já é o sétimo estado no ranking dos maiores produtores de carne do país. A medida tem a ver, na verdade, como uma forma de obrigar os produtores a vender os bois mais barato no estado. È um cenário de cartelização.
A estruturação
O PDT já trabalha na estruturação do partido para as eleições municipais deste ano em Rondônia. Alguns dirigentes estão visitando os diretórios municipais e analisando as composições. Em Porto Velho, o partido estuda as composições, em Ji-Paraná aponta o vice de Jesualdo Pires (PSB) que é candidato a reeleição. Em Cacoal, terá candidato próprio com Acelino Marcon e em Guajara Mirim, com Rodrigo Nogueira.
Olho vivo
Os jornalistas investigativos que vieram levantar casos rumorosos em Rondônia recomendaram para que a opinião pública fique de olho nos prefeitos e nos presidentes das câmaras de vereadores. Segundo eles, foram encontradas coisas de arrepiar. As tocas das ratazanas se espalham de Praia do Tamanduá a Serra do Touro, de Chê Guevara a Ilha dos Macacos.
Via Direta
*** Com uma gripe danada e o Congresso Nacional, Assembléia Legislativa e Câmaras de Vereadores em recesso, vou aproveitar para tirar a minha folga durante a semana *** E vou aproveitar o tempo para planejar a edição de aniversário do jornal, em setembro *** Trocando de saco para mala: o centro histórico de Porto Velho continua abandonado à noite *** As vitrines dos comerciantes são quebradas a tijoladas. A bandidagem esta fazendo a festa.
Quarta-feira, 5 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Na região amazônica, a maioria dos governadores deixa o cargo em abril
Indo por terraA tal “química”, que segundo o astuto presidente Donald Trump rolou entre ele e o presidente Lula da Silva, foi levemente modificada

Governador Marcos Rocha arrumou confusão precipitando as disputas eleitorais com sua família
Raposa famintaFica difícil traçar políticas para o futuro na imprevisibilidade do mundo de hoje, em que os EUA, sob a semiditadura trumpista, desaf

Já foram mais de 30 partidos registrados na justiça eleitoral
Negociações políticasPor livre espontânea pressão do presidente Lula da Silva, em mais um passo para fora da esquerda e fazendo o jogo do Centrão,

Hildon já dava pistas que estava fraquejando nesta candidatura
Ação para resolverHouve um tempo em que se comemorava a suposição de que o Rio Amazonas seria o segundo maior do mundo. Hoje, com os mais avançados
Quarta-feira, 5 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)