Sexta-feira, 12 de maio de 2017 - 05h02
O déficit de vagas
Em pane em todo território nacional – e em Rondônia o quadro é lastimável - o sistema penitenciário brasileiro carece de recursos urgentes para reduzir o enorme déficit de vagas nos presídios estimado hoje em torno de 250 mil vagas no país. Trata-se de um verdadeiro barril de pólvora, novamente prestes a explodir no País, como uma bomba com efeito retardado.
Para minimizar o problema, uma medida provisória tornou obrigatória a transferência de recursos para o sistema penitenciário e a autorização tramitou no Congresso Nacional aprovando a transferência direta de recursos financeiros para o Fundo Penitenciário Nacional, aos fundos dos estados e ao Distrito Federal. A MP foi editada pelo presidente Michel Temer e tem como objetivo modernizar e aprimorar o sistema penitenciário brasileiro.
A situação é alarmante, pois o contingente encarcerado no Brasil cresceu 78 por cento nos últimos anos e atingiu uma população de mais de 622 mil detentos. Rondônia enfrenta há duas décadas o problema de superpopulação nas penitenciárias.
A dragagem
Ao custo de R$ 70 milhões, Rondônia e o Amazonas serão os principais estados beneficiados pela dragagem do Rio Madeira, tornando o rio assim na época da estiagem 90 por cento de navegável em toda a extensão na hidrovia. Adiada desde 2014, época da enchente histórica, o contingenciamento de recursos da União ainda pode ser um obstáculo para a obra.
Lados opostos
A implantação do projeto de esgotamento sanitário e a construção do novo terminal rodoviário de Porto Velho estão colocando em lados opostos o governador Confúcio Moura (PMDB) e o prefeito da capital Hildon Chaves (PSDB). O alcaide ambiciona assumir as obras que seriam a marca da sua administração, mas o governo não alivia, mesmo porque já está tocando os referidos projetos.
Entrando no jogo
O possível lançamento de Jaqueline Cassol na disputa de uma cadeira ao Senado em 2018 pode embolar a disputa de uma vez. Afinal são tidos como possíveis postulantes o governador Confúcio Moura (PMDB), Valdir Raupp (PMDB) a reeleição, o ex-presidente da Assembléia Legislativa Neodi Carlos (PSDC), o ex-senador Expedito Junior (PSDB) e o prefeito de Ji-Paraná Jesualdo Pires (PSB). E neste cenário temos um quadro de verdadeiro canibalismo político na Zona da Mata.
Reajuste da tarifa
Pelas materinhas plantadas na mídia dando conta que o preço da tarifa de ônibus em Porto Velho é uma das mais baratas do país, já se prepara o terreno para reajuste no sistema de transportes coletivos da capital. As planilhas já foram apresentadas e o Consórcio SIM – cujos serviços são péssimos – pleiteiam algo em torno de R$ 3,80. Vamos ver se vão se dar bem também com a gestão tucana.
Pousada das inocentes
Algumas esposas de políticos estão rastreando o novo local da “pousada das inocentes”, local onde estariam fazendo morada várias “teúdas e manteúdas”, que anteriormente estavam radicadas na região da Esplanada das Secretarias e que sumiram do mapa depois de localizadas. O ódio maior é contra “Marilin”, uma catarinense que esta fazendo fila – e muitos vales! – nos políticos e empresários.
Via Direta
*** Impressiona o numero de ex-vereadores, ex-prefeitos e ex-deputados estaduais presos em Rondônia *** E não há indicativos de que o panorama seja alterado nos próximos anos *** Toda semana tem político preso e nem estou contando os foragidos, pois só de ex-deputados tem quase uma dúzia *** Os municípios de Borba e Nova Olinda do Norte, no Baixo Madeira, no estado do Amazonas sofrem com a nova enchente.
Porto Velho já vivencia um apagão de mão de obra
Reação cabe a quem sofreFocando a passagem da década anterior para esta, o livro Banzeiro Ò Kòtó, da documentarista Eliane Brum, pode ser visto com
Léo Moraes já está chamando Mariana Carvalho de maninha!
Hora de remediarAs desgraças previstas pelos ambientalistas há meio século já começaram a acontecer, como a piora das secas e cheias. Ainda há frac
A classe política da região amazônica está reagindo contra a privatização de rios
Vergonha mundialDesde fins de 2023, quando foi definida a realização da COP30 em Belém, há vozes pessimistas afirmando que o Brasil vai passar verg
Falsos moralistas e Porto Velho já fica de barbas de molho
A carne e o coiceA ex-presidente Dilma Rousseff recebeu uma chuva de críticas pela distorção de um comentário que ela fez em favor do aproveitament