Domingo, 7 de fevereiro de 2016 - 00h06
O plano de emergência
O Ministério Público Federal (MPF) se antecipou as audiências públicas solicitadas pela Assembléia Legislativa de Rondônia - que foram suspensas sem prazo de volta – emitindo recomendação a empresa Santo Antônio Energia para divulgação do seu plano de segurança na barragem da Usina em Porto Velho. Mais adiante acredito que também o consórcio que constrói Jirau receberá a mesma orientação.
Era esperado. Depois do acidente com o rompimento das barragens em Mariana (MG) que provocou mortes e desaparecimentos e grandes prejuízos materiais, que as autoridades, enfim, tomassem as providências nos casos das usinas. Em Porto Velho, nem vereadores, tampouco a prefeitura, Assembléia Legislativa e governo estadual firmaram posição a respeito do problema, e com isto o MPF se viu obrigado a agir.
Sobre a possível ameaça, ante a omissão rondoniense, deputados estaduais do Amazonas e o MPF do estado vizinho, visando resguardar os interesses dos seus municípios banhados pelo Rio Madeira já tinham se posicionado anteriormente sobre a necessidade de um plano emergencial nas barragens de Santo Antônio e Jirau..
.jpg)
Eleições 2016
Confirmada a aliança PSB/PDT em Ji-Paraná, já com a escalação de Marcito Pinto e Nilton Cesar, respectivamente pré-candidatos a prefeito e vice, falta definir em Porto Velho o vice pedetista de Mauro Nazif, no seu projeto a reeleição. Já se especulam alguns nomes – até uma eventual lista tríplice – mas os nomes são guardados a sete chaves.
Auxílio-moradia
Uma andorinha só não faz verão, mas a atitude do deputado estadual Aécio da TV (PP-Porto Velho) em renunciar o auxílio-moradia, garantindo assim economia ao erário, causou revolta em vários colegas preocupados em continuar com o benefício. Em São Paulo a justiça entrou em ação para acabar com a coisa e aqui se acredita que pode ocorrer o mesmo.
O Rei Momo
Como no carnaval só decola o Rei Momo nas pesquisas, teremos um período de resguardo na política. No entanto, logo depois das folias, começará a temporada de caça aos votos, envolvendo na capital, pelo menos seis postulantes ao Paço Tancredo Neves. A prefeitura é bastante cobiçada porque esta com as contas em dia e dinheiro em caixa. Neste particular, mérito para os tataranetos dos fenícios.
Os ex-prefeitos
É coisa de louco! Vários ex-prefeitos de Presidente Médici querem voltar ao pódio da prefeitura local e destronar a alcaide Lurdinha do PT. Antonio Geraldo (PDT) e José Ribeiro (PMDB) são alguns prováveis antagonistas, mas tem pelo menos mais dois de antenas ligadas. O divisionismo local beneficia a petista já que lá esta bem distante de ter segundo turno.
Raupp e Sobrinho
Aliados em temporadas passadas, o senador Valdir Raupp (PMDB) e o ex-prefeito Roberto Sobrinho (PT) já tiveram algumas conversas a respeito do processo sucessório da capital. Os dois partidos podem ter até um projeto conjunto, com Willians Pimentel (PMDB) como candidato a prefeito com os petistas indicando um vice. Sobrinho tem evitado contatos com a imprensa.
Via Direta
*** O deputado Alex Redano já escapou das garras da justiça eleitoral e esta pitoco. Mas existem pelo menos mais dois parlamentares enrolados com o TRE *** A Câmara de Vereadores de Porto Velho esta gastando uma fortuna em reformas com empreiteiras coleguinhas *** É considerável o numero de ônibus do sistema de transportes coletivos dando problemas em Porto Velho nos últimos dias*** Ocorre que tem muito pau velho precisando de substituição urgente.
.jpg)
.
Quarta-feira, 5 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Na região amazônica, a maioria dos governadores deixa o cargo em abril
Indo por terraA tal “química”, que segundo o astuto presidente Donald Trump rolou entre ele e o presidente Lula da Silva, foi levemente modificada

Governador Marcos Rocha arrumou confusão precipitando as disputas eleitorais com sua família
Raposa famintaFica difícil traçar políticas para o futuro na imprevisibilidade do mundo de hoje, em que os EUA, sob a semiditadura trumpista, desaf

Já foram mais de 30 partidos registrados na justiça eleitoral
Negociações políticasPor livre espontânea pressão do presidente Lula da Silva, em mais um passo para fora da esquerda e fazendo o jogo do Centrão,

Hildon já dava pistas que estava fraquejando nesta candidatura
Ação para resolverHouve um tempo em que se comemorava a suposição de que o Rio Amazonas seria o segundo maior do mundo. Hoje, com os mais avançados
Quarta-feira, 5 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)