Segunda-feira, 10 de julho de 2017 - 21h22
A discriminação
Não é de hoje que os representantes de Rondônia no Congresso Nacional e as bancadas do Norte e do Nordeste têm reclamado dos preços caros das passagens aéreas e do corte dos vôos para as regiões Norte e Nordeste. Recentemente o senador Jorge Viana (PT-AC) pagou uma passagem de Rio Branco a Cruzeiro do Sul (numa distância em torno de 700 quilômetros) quase R$ 4 mil.
As criticas as poucas opções e os preços dos vôos exorbitantes tem sido uma tônica tanto na Câmara dos Deputados como no Senado e Assembléias Legislativas do Norte e Nordeste. Em pronunciamento na semana passada o senador Benedito Lira (PP-AL) reclamou também que as rotas que ligam o Norte e o Nordeste a Brasília operam em horários inconvenientes. Por causa disso, além de pagar por passagens mais caras, os passageiros precisam custear despesas como hospedagem e alimentação devido à necessidade de passar por conexões.
Por sua vez o senador acriano Jorge Viana anunciou que vai denunciar as empresas aéreas ao Ministério Público por cobrarem dos acrianos as tarifas mais caras do País.
A caravana
A chamada “Caravana da Imprensa” que reúne jornalistas, representantes de associações comerciais e industriais de Rondônia, reforçada também pelo clube de Jipeiros, abre hoje a jornada da travessia da BR 319, numa extensão de 830 quilômetros. O trecho mais difícil é o chamado “meião” da floresta, nos quilômetros 250 ao 650, cujo trecho fica intransitável durante o inverno amazônico com infindáveis lamaçais.
Eleições 2018
Faltando mais de um ano para as eleições ao governo do estado o cenário político ainda é de muitas indefinições em Rondônia. Alguns agrupamentos políticos já vão se juntando, visando colocar os times em campo – casos de Acir e Maurão que já estão compondo suas chapas -, enquanto outras postulações dependem ainda de amarras com a justiça, neste caso pode ser relacionado caso do atual senador e ex-governador Ivo Cassol.
Queda iminente
Outro fator que poderá acelerar os acordos entre as legendas é a queda (ou não...) do presidente Michel Temer, extremamente desgastado com a opinião pública. Com seu governo em cacos, Michel Temer vê passivamente as situações criticas da segurança e saúde afetadas pelo contingenciamento de recursos da União.
Existem verbas para comprar parlamentares no Congresso,
mas não estão disponíveis para atender as demandas sociais...
Frente de Esquerda
Alguns dirigentes partidários começam a discutir a formação de uma Frente de Esquerda em Rondônia, no qual o PSOL lançaria o candidato ao governo, com o empresário Pimenta de Rondônia, o PSTU o candidato a vice governador e o PC do B um candidato ao Senado, que é o professor Pantera. Ainda teria mais uma candidatura ao Senado da chapa a ser definida entre outros partidos aderindo à composição de esquerda.
O manejo
Assim como as onças tem causado prejuízos para os fazendeiros na região do pantanal mato-grossense e os búfalos nas propriedades rurais localizadas no Vale do Guaporé, na divisa com a Bolívia, no Amazonas as autoridades buscam soluções para a superpopulação de jacarés que tem gerado transtornos para aos ribeirinhos. Rondônia já resolveu o problema dos jacarés no lago do Cuniã, com manejo. Tinha até um frigorífico funcionando recentemente.
Via Direta
*** O Senado delibera sobre um fundo de combate a corrupção. Desde já o brasileiro se pergunta se não haverá desvio de recursos *** Antes das suas férias, o prefeito Hildon Chaves (PSDB) prosseguiu com sua minirreforma demitindo mais comissionados e trocando secretários *** A prefeitura de Porto Velho deve escolher um novo local para a futura rodoviária da capital *** Na tentativa de um novo terminal o governo do estado não teve competência nem para achar uma área para a obra.
Porto Velho já vivencia um apagão de mão de obra
Reação cabe a quem sofreFocando a passagem da década anterior para esta, o livro Banzeiro Ò Kòtó, da documentarista Eliane Brum, pode ser visto com
Léo Moraes já está chamando Mariana Carvalho de maninha!
Hora de remediarAs desgraças previstas pelos ambientalistas há meio século já começaram a acontecer, como a piora das secas e cheias. Ainda há frac
A classe política da região amazônica está reagindo contra a privatização de rios
Vergonha mundialDesde fins de 2023, quando foi definida a realização da COP30 em Belém, há vozes pessimistas afirmando que o Brasil vai passar verg
Falsos moralistas e Porto Velho já fica de barbas de molho
A carne e o coiceA ex-presidente Dilma Rousseff recebeu uma chuva de críticas pela distorção de um comentário que ela fez em favor do aproveitament