Quinta-feira, 11 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

PSDB procura se unir com vistas às eleições de 2012


Ninho tucano

Com nova sede, o PSDB de Rondônia procura se unir com vistas às eleições municipais de 2012. O presidente regional Expedito Júnior está convidando os convencionais, a imprensa, a classe política em geral a se fazer presente neste final de semana na grande arrancada tucana.

Uma explicação

Finalmente uma primeira explicação para o recorde de casos de câncer em Ji-Paraná, com uma incidência de 17 por cento contra a média nacional de apenas 10. Recente pesquisa da UNIR veiculada neste diário atribui à coisa ao lençol freático contaminado. A mesma explicação pode valer para Porto Velho, onde predominam os poços caseiros pela periferia.

Empalidecendo JK

Confúcio foi a Guajará-Mirim, aquela cidade abandonada e jogadas as traças na fronteira com a Bolívia, outrora conhecida como a Pérola do Mamoré e discursou bonito. Se ele fizer o que prometeu (e os Raups voltaram a falar que trarão a ponte internacional já suspensa...), ele vai empalidecer JK, aquele presidente operoso tão admirado pela construção de Brasília.

Os compromissos

Anotei os compromissos do governador para que os crédulos de Guajará renovem as esperanças, a oposição morra de inveja e para que os articulistas mais experientes se divirtam. Vamos lá: “Em breve as ruas e as praças da cidade estarão entre as mais belas do estado, a educação e a saúde serão modelos, a agricultura será produtiva, os ribeirinhos não serão esquecidos e os índios respeitados”.

Uma friagem

Chegando mais uma friagem para que os migrantes sulistas festejem e para que os nortistas padeçam. Em Porto Velho, aonde a frente fria chega mais amena, será uma trégua para o calorão dos últimos dias. Nossa capital tinha se transformado numa sucursal do inferno, com um sol inclemente. E ainda tem a estiagem...

Rivalidades tribais

As rivalidades tribais também são fortes no interior. Os caciques da política rondoniense precisam respeitar estas diferenças sob pena de padecer nos mármores do inferno. Em Presidente Médici o simples boato de que o prefeito Zé Ribeiro (PMDB) e o ex-Prefeito Antônio Geraldo (DEM) chegaram a um acordo para as eleições do ano que vem já causou um tumulto danado.

As festividades

O município de Cerejeiras, no Cone Sul do estado, festeja neste mês, 28 anos de emancipação política. Lá se encontra o prefeito Kleber Calixto, recordista de votos nas eleições municipais do ano passado com 72 por cento. Anotem o nome, porque ele é o predador das lideranças regionais.

Folclore político

Comício da disputa presidencial em 1960. O loquaz Ademar de Barros afirma logo depois da inauguração de um hospício em São Paulo que “infelizmente não foi possível internar todos os loucos. Um escapou e fará comício amanhã”. Resposta do brilhante Jânio Quadros, no dia seguinte: “Não foi possível trancafiar todos os ladrões. Um escapou e fez comício ontem”.

Do Cotidiano

A indústria do medo

A indústria do medo é uma das mais prósperas do Brasil. Seja em Porto Velho, onde os mercadinhos da periferia são assaltados constantemente, nos hotéis de luxo do Rio de Janeiro, onde os criminosos têm feito suas incursões ou nos arrastões dos condomínios de luxo de São Pulo, os cuidados são redobrados – e os gastos com segurança multiplicados.

Um estudo feito pelo economista Ib Teixeira apontou que os cariocas gastam o equivalente a 5 por cento do PIB do Rio com a violência. Além das contas habituais os mais de 6 mihões de moradores da cidade se vê obrigada a incluir m média mais R$ 500,00 nos gastos mensais com segurança. Na conta entram o preço dos sistemas cada vez mais sofisticados e caros dos condomínios e casas, vigilantes, segurança particulares e prestações de seguro dos carros.

Mas nem todos os gastos com segurança têm resolvido os problemas dos brasileiros. Até em pequenos municípios chegou o dinamite para arrombar os caixas eletrônicos.

Os casos de arrastões aos condomínios paulistas crescem e sugerem ás vitimas que o país ainda esta longe de ter políticas resolutivas capazes de garantir a tranqüilidade. As pesquisas de segurança mostram que nesta modalidade de crime, as incursões dos bandidos ocorrem entre as 18h á 06 horas quando maioria dos moradores já se encontra em casa.

Os assaltos aos prédios têm aumentado em quase 78 por cento. Cerca de 47 por cento dos roubos são praticados por pequenos bandos de até cinco pessoas.

Enquanto a criminalidade vai subindo as alturas, o medo vai canalizando no Congresso Nacional as propostas mais variadas de soluções para o problema da insegurança, mas a maioria delas inúteis, pois aceitam o crime apenas propõe evitá-lo sem se dedicar a combater as suas causas.

Quando a gente vê os casos de quartéis do Exército, com centenas de soldados armados até aos dentes botando cerca elétrica e adotando outros sistemas de segurança, os simples mortais se perguntam: o que será de nós? Onde vamos parar cara-pálidas rondonienses?

 

Via Direta

*** Com mensagem do governador Confúcio Moura, a ALE-RO reabriu ontem os trabalhos legislativos *** O Partido Verde projeta o lançamento de candidatura própria a prefeito em Guajará Mirim *** O senador licenciado Ivo Cassol (PP) já tem a sua disposição uma rede de emissoras de rádio para fustigar o governo do PMDB.

Gente de Opinião

Fonte: Carlos Sperança - csperanca@enter-net.com.br
Gentedeopinião / AMAZÔNIAS / RondôniaINCA / OpiniaoTV / Eventos
Energia & Meio Ambiente
/ YouTube / Turismo / Imagens da História


 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 11 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Léo Moraes já está chamando Mariana Carvalho de maninha!

Léo Moraes já está chamando Mariana Carvalho de maninha!

Hora de remediarAs desgraças previstas pelos ambientalistas há meio século já começaram a acontecer, como a piora das secas e cheias. Ainda há frac

A classe política da região amazônica está reagindo contra a privatização de rios

A classe política da região amazônica está reagindo contra a privatização de rios

Vergonha mundialDesde fins de 2023, quando foi definida a realização da COP30 em Belém, há vozes pessimistas afirmando que o Brasil vai passar verg

Falsos moralistas e Porto Velho já fica de barbas de molho

Falsos moralistas e Porto Velho já fica de barbas de molho

A carne e o coiceA ex-presidente Dilma Rousseff recebeu uma chuva de críticas pela distorção de um comentário que ela fez em favor do aproveitament

Está em curso a formação do clã político mais poderoso de Rondônia

Está em curso a formação do clã político mais poderoso de Rondônia

Algo vai sobrarHá no mínimo três tipos de ambientalistas apresentando suas visões da realidade e do futuro da Amazônia: os pessimistas, os muito pe

Gente de Opinião Quinta-feira, 11 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)