Sábado, 21 de abril de 2018 - 06h36
Os desafios de PVH
Além da problemática das alagações que atormentam Porto Velho há um século, o prefeito de Porto Velho Hildon Chaves (PSDB) tem alguns desafios importantes para enfrentar neste seu segundo ano de mandato na capital. Os projetos da água e esgoto, por exemplo, serão municipalizados, mas até sair às licitações e o inicio das obras ainda teremos mais uns seis meses.
A questão da nova rodoviária também foi transferida pelo governo do estado para a prefeitura de Porto Velho dar sequência que é e uma outra meta importante para o alcaide. É outro abacaxi dos grandes para ser descascado porque o prefeito vai ter que começar tudo de novo, sendo que e até as licenças ambientais da área destinada são morosas.
Paralelamente ao combate às alagações, aos processos do esgotamento sanitário emperrados há mais de uma década e o novo terminal rodoviário, a municipalidade esta tocando a revisão do Plano Diretor, aquele estudo que projeta o crescimento da cidade para os próximos dez anos.
Os especulados
Estou
repetindo hoje os nomes especulados na peleja do governo do estado porque deixei de lembrar um dos mais importantes na coluna de ontem. São eles: 1- Maurão de Carvalho (MDB) 2- Daniel Pereira (PSB) 3- Acir Gurgacz (PDT) 4- Ivo Cassol (PP), 5-Expedito Junior (PSDB) 6- Jorge Chediak (PC do B) 7- Pimenta de Rondônia (PSOL) 8- Vinicius Miguel (Rede) 9- Paulo “Lula” Benito (PT).
Grupo da morte
O MDB
acabou formando um baita grupo da morte (como se designa as nominatas com altos riscos de perda de mandatos e de eleições difíceis). Na lista estão cinco deputados estaduais: Lebrão, Edson Martins, Jean de Oliveira, Só na Bença e Saulo. E mais candidatos pesos pesados, os chamados medalhões como Willians Pimentel e Zequinha Araujo, além de emergentes como Joelna Holder e Israel Neiva.
Grande encontro
Seguindo
sua agenda de grandes encontros regionais, o PDT rondoniense vai reunir as lideranças de todo o estado para o lançamento da pré-candidatura do senador Acir Gurgaz ao governo do estado, dia 12 de maio em Ariquemes. A exemplo de Vilhena, o partido também vai definir as nominatas para Assembléia Legislativa e Câmara dos Deputados. Depois de Ariquemes os pedetistas devem promover concentrações em Porto Velho e Guajará Mirim.
Faltam projetos
A falta de projetos técnicos está causando sérios problemas para a gestão Hildon Chaves. Alguns parlamentares reclamam que recursos de emendas estão sendo devolvidos pela deficiência dos projetos, uma área bem conhecida no passado por engenheiros como Miguel de Souza e o próprio Edgar do Boi atual vice-prefeito que não esta sendo aproveitado nesta administração.
A nominata
O
PDT esta fechando sua nominata à Assembléia Legislativa do estado para a eleição de outubro. A lista é liderada pelos deputados Rosangela Donadon (Vilhena), Ayrton Gurgacz (Ji-Paraná) e os comunicadores Rosinaldo Guedes e Marcelo Bennesby (Porto Velho). Os pré-candidatos da região de Ariquemes e Vale do Jamari serão definidos na próxima semana. Em seguida as mobilizaçõe4s serão em Cacoal e Guajará.
Via Direta
*
** O senador Ivo Cassol (PP), ex-governador, percorreu durante a semana os órgãos de imprensa do estado durante a semana para desancar sobre Confúcio Moura (MDB) *** O ex-governador Confúcio Moura respondeu as criticas a altura. Deixou cargo com aprovação de mais de 70 por, algo raro *** O
Podemo
s já tem vários candidatos confirmados para a disputa da Assembléia Legislativa *** Entre eles Jean Mendonça (Pimenta Bueno), Carlinhos Camurça (Porto Velho), Julio Olívar (Vilhena), Sidney Orleans (Porto Velho).
Porto Velho já vivencia um apagão de mão de obra
Reação cabe a quem sofreFocando a passagem da década anterior para esta, o livro Banzeiro Ò Kòtó, da documentarista Eliane Brum, pode ser visto com
Léo Moraes já está chamando Mariana Carvalho de maninha!
Hora de remediarAs desgraças previstas pelos ambientalistas há meio século já começaram a acontecer, como a piora das secas e cheias. Ainda há frac
A classe política da região amazônica está reagindo contra a privatização de rios
Vergonha mundialDesde fins de 2023, quando foi definida a realização da COP30 em Belém, há vozes pessimistas afirmando que o Brasil vai passar verg
Falsos moralistas e Porto Velho já fica de barbas de molho
A carne e o coiceA ex-presidente Dilma Rousseff recebeu uma chuva de críticas pela distorção de um comentário que ela fez em favor do aproveitament