Segunda-feira, 27 de agosto de 2018 - 21h53

Vale a qualidade
Muito natural a programação de fala do consagrado pesquisador estadunidense Thomas Lovejoy abrindo a oficina “As dimensões científicas, sociais e econômicas do desenvolvimento da Amazônia”, do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), evento organizado em cooperação com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo e Wilson Center.
Nem só pelo pioneirismo no emprego de conceitos hoje utilizados largamente, como “biodiversidade” e suas variações, só o fato de ter estado pela primeira vez na região em 1965 e conhecê-la bem melhor do que muitos brasileiros nascidos antes e depois desse ano, o que falta em muitos candidatos a todos os postos eletivos no pleito deste ano sobra nesse cientista: conhecimento do terreno e fartura de propostas resolutivas.
Há um nacionalismo tacanho que rejeita os ambientalistas estrangeiros como se fossem oportunistas gananciosos e inimigos da Pátria, quando, noves fora, é o nacionalismo arrogante que trai a região ao desqualificar os conceitos, a importância e a contribuição teórica e prática de quem se dedica à pesquisa, elementos Lovejoy encarna como ninguém. Para ele, a Amazônia é a maior biblioteca de diversidade natural do mundo.
As formiguinhas
Nos primeiros dias de formiguinhas nas ruas, na atual campanha eleitoral, as candidatas Mariana Carvalho (PSDB) e Marinha Raupp (MDB) arrebentaram a boca do balão nos principais cruzamentos da cidade com dezenas delas agitando bandeirinhas. Numa cidade com elevada taxa de desemprego a atividade veio a calhar.
Barriga de aluguel
A mulherada da capital não está nada satisfeita com o Partido das Mulheres, usado como barriga de aluguel pelos homens para a disputa dos cargos eletivos em Rondônia. Tanto o representante ao governo, como seu vive e o candidato ao Senado são homens. É muita desfaçatez. Não usaram nem o cargo de vice para disfarçar a coisa. A chiadeira é grande.
Baita vice
Passados os primeiros dias de campanha estou convencido que o ex-presidente da Assembleia Legislativa Neodi Carlos (PSDC) foi uma excelente opção como escolha de vice. Dos nomes que eu conheço é o que mais agrega ao seu candidato ao governo Acir Gurgacz (PDT). Com baita sensibilidade política e cumprindo agendas cheias, encorpou muito a campanha da sua aliança.
A interiorização
Numa jornada onde já tem algumas zebras trotando, ter redutos também no interior do estado pode fazer a diferença na peleja das oito cadeiras a Câmara dos Deputados entre os candidatos da capital. Neste sentido Mauro Nazif (PSB) e Mariana Carvalho (PSDB) podem até perder a parada para Léo Moraes (Podemos) em Porto Velho, mas levam boa vantagem no confronto com Leo no interior.
Imagine Rondônia
Rondônia nunca mais teve a qualidade da sua primeira legislatura na Assembleia Legislativa, de onde saíram governadores e senadores graças ao prestígio conquistado. Eu fico sonhando em resgatar a combatividade e a credibilidade em nosso Parlamento estadual nas eleições de outubro onde as vacas de presépio têm feito morada nas últimas décadas.
Via Direta
*** Nesta eleição de outubro, caro leitor, diga não ao crime organizado *** Veja também a relação dos saqueadores do Beron, muitos deles estão disputando cargos eletivos, com a mesma cara de pau de sempre *** Já temos algumas zebras trotando pelo estado afora *** Silvia Cristina, a federal, cresce bem na região central. Na capital Aluízio Vidal vai ocupando o meio de campo na disputa ao Senado. Fazer o dever de casa é preciso.
Terça-feira, 4 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Governador Marcos Rocha arrumou confusão precipitando as disputas eleitorais com sua família
Raposa famintaFica difícil traçar políticas para o futuro na imprevisibilidade do mundo de hoje, em que os EUA, sob a semiditadura trumpista, desaf

Já foram mais de 30 partidos registrados na justiça eleitoral
Negociações políticasPor livre espontânea pressão do presidente Lula da Silva, em mais um passo para fora da esquerda e fazendo o jogo do Centrão,

Hildon já dava pistas que estava fraquejando nesta candidatura
Ação para resolverHouve um tempo em que se comemorava a suposição de que o Rio Amazonas seria o segundo maior do mundo. Hoje, com os mais avançados

A sonhada pacificação do MDB rondoniense ainda está bem distante
Respostas plausíveisA França é o segundo maior país da Europa, só perdendo em área territorial para a enorme Rússia. Essa consideração é importante
Terça-feira, 4 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)