Sexta-feira, 12 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Os reflexos de uma eventual saída do páreo ao Senado de Confúcio - Por Carlos Sperança


Balanço de 40 anos

Duas conclusões importantes resultaram da realização do seminário “Quarenta anos do Tratado de Cooperação Amazônica” na Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câmara Federal.

A primeira, positiva, é o conjunto de qualidade da organização, amplitude dos temas e representatividade dos participantes. Segunda, não negativa, mas exigindo reflexões sérias, a comprovação de que em quatro décadas várias tarefas importantes foram prejudicadas, esquecidas ou atrasadas.

Sob o lema “Sustentabilidade: um paradigma para o desenvolvimento da Amazônia”, o seminário foi um balanço memorável do acordo assinado em julho de 1978 pelos oito países amazônicos, prevendo ações conjuntas para o desenvolvimento da região.

Ninguém mais acredita que forças militares vizinhas, distantes ou alienígenas venham ocupar a Amazônia, mas há uma espécie de exército ainda mais insidioso ameaçando. Suas armas são o descaso com as necessidades dos povos, que estimula a criminalidade, a desinformação e a morosidade com que a diplomacia organiza a cooperação entre os países amazônicos.

Não são, portanto, forças de ocupação provenientes do exterior ou do espaço, mas frutos das debilidades dos poderes públicos, agravadas pela baixa qualidade da democracia.



Cenário de incertezas

Num cenário de incertezas, onde tudo pode acontecer, os partidos vão as convenções nesta semana que inicia em Rondônia. Tudo com emoção, já que no MDB tem o conflito armado entre o senador Valdir Raupp e o ex-governador Confúcio Moura. Já não há espaço para os dois no mesmo partido e a pendenga será disputada no voto, com Raupp em vantagem.

Também surpresas

O quadro projetado para as convenções também apresentam surpresas até pouco tempo inacreditáveis, como a aliança do PDT/PSB de Acir Gurgacz e Daniel Pereira, com o PP/PR de Carlos Magno e Jaqueline Cassol. Não bastassem tantos fatos novos, os dois favoritos ao Senado podem ficar de fora, casos de Confúcio (vetado) e Expedito postulando  o governo.
 

Vejam os reflexos

Os reflexos de uma eventual saída do páreo ao Senado de Confúcio e Expedito são enormes. Já rola uma epidemia de inspetores de quarteirão se atirando a peleja, mas os principais beneficiados são Aluizio Vidal (P.Velho), Jesualdo Pires (Jipa), além de Carlos Magno (Ouro Preto ), Marcos Rogério (Jipa) e Fátima Cleide (P. Velho).


O canibalismo

Chama atenção o canibalismo na peleja ao Senado na região central, envolvendo Carlos Magno (PP), Jesualdo Pires (PSB) e Marcos Rogério (DEM). É certo que dois deles acabarão prejudicados e destes quem fizer o dever de casa, ganhando bem por lá, terá mais chances de galgar uma das cadeiras. Não há capão para tanto tigre.


As estratégias

Com Carlos Magno tendo todo o apoio de Ivo Cassol, Jesualdo Pires do governador Daniel Pereira e de Acir Gurgacz; e Marcos Rogério, de Bianco, Expedito e Mariana, teremos uma disputa empolgante pela frente. É bom ressaltar aquele que ganhar em Jipa e que pegue pelo menos o terceiro lugar na capital, já estará com meio caminho andado.  


Via Direta
*** Na capital, a bolsa das apostas mostra cotações altas para Alex Palitot a Assembléia Legislativa, Léo Moraes à Câmara dos Deputados e Aluízio Vidal ao Senado *** No interior os cotados para as maiores votações a ALE são, Lebrão (MDB) e Adelino Folador (DEM); a Câmara Federal Jaqueline Cassol (PP) e Melki Donadon (PDT) *** Ao Senado o cenário é nublado e com grandes reviravoltas até as convenções. 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 12 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Léo Moraes já está chamando Mariana Carvalho de maninha!

Léo Moraes já está chamando Mariana Carvalho de maninha!

Hora de remediarAs desgraças previstas pelos ambientalistas há meio século já começaram a acontecer, como a piora das secas e cheias. Ainda há frac

A classe política da região amazônica está reagindo contra a privatização de rios

A classe política da região amazônica está reagindo contra a privatização de rios

Vergonha mundialDesde fins de 2023, quando foi definida a realização da COP30 em Belém, há vozes pessimistas afirmando que o Brasil vai passar verg

Falsos moralistas e Porto Velho já fica de barbas de molho

Falsos moralistas e Porto Velho já fica de barbas de molho

A carne e o coiceA ex-presidente Dilma Rousseff recebeu uma chuva de críticas pela distorção de um comentário que ela fez em favor do aproveitament

Está em curso a formação do clã político mais poderoso de Rondônia

Está em curso a formação do clã político mais poderoso de Rondônia

Algo vai sobrarHá no mínimo três tipos de ambientalistas apresentando suas visões da realidade e do futuro da Amazônia: os pessimistas, os muito pe

Gente de Opinião Sexta-feira, 12 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)