Sexta-feira, 25 de dezembro de 2015 - 06h55
Os reflexos da crise
O ramo imobiliário encerra 2015 em Porto Velho com uma das maiores baixas dos últimos anos. Concorreu para o péssimo desempenho do setor, o recuo de 24 por cento nos financiamentos da casa própria durante o ano, sendo que no mês de outubro a queda chegou a 50 por
cento por conta de condições econômicas adversas e a greve dos bancários.
Não bastasse tudo isto, os corretores de imóveis também lembram que a captação de recursos da caderneta de poupança tem despencado ano a ano, influindo negativamente na oferta de recursos para aquisição de imóveis. Outro problema foi com relação ao enxugamento de dinheiro, sendo que a própria Caixa Econômica Federal aumentou o valor da entrada na compra dos imóveis para os mutuários.
Infelizmente, as previsões para 2016 não são das mais otimistas. Na capital caiu muito o preço dos imóveis e mesmo assim as placas de venda e aluga-se triplicaram durante o ano. O mercado esta se acomodando? Ainda existe espaço lá no fundo do poço? As respostas teremos ao longo de 2016.
Nas paradas
Já em processo de mudança de partido, o deputado estadual Ribamar Araujo deixará o PT, que é controlado pelo ex-prefeito Roberto Sobrinho, para ser candidato a prefeito de Porto Velho por uma sigla mais palatável. É um nome limpo, um político pitoco, que tem todas as condições de crescer muito, já que as opções da oposição na capital, convenhamos, andam muito limitadas.
Com equilíbrio
O senador Acir Gurgacz (PDT-RO) que foi destaque dos principais jornais do País por ter relatado as pedaladas fiscais da presidente Dilma Rousseff explicou ontem que suas posições no Congresso Nacional sempre foram efetuadas dentro de equilíbrio. “Tenho adotado minhas opções sempre a favor de Rondônia e as obras e recursos carreados para meu estado atestam minha conduta”, disse.
Lembrando Pimenta
O caso do município de Jaru, com a cassação da prefeita Sônia Cordeiro (PT), que entra e sai do Paço Municipal, de acordo com liminares na justiça, lembra a situação do município de Pimenta Bueno na década de 90. É uma coisa indefinida e que só atrasa o município, como ocorreu na Princesinha da BR. Infelizmente existem as brechas na lei que permitem as mudanças e quem paga o pato é a população.
Feliz Natal!
Aproveito o espaço para agradecer as mensagens recebidas pelas festividades de Natal e Ano Novo. O colunista e este jornal, irmanados pelo espírito natalino, desejam aos leitores, amigos e fornecedores, os melhores fluídos e também 2016 seja um ano bom para todos. Pelo menos que seja com menos sofrimento do que foi 2015. Sei que o mar não esta para peixe, mas com todos unidos, será possível fazer a diferença.
A repercussão
Repercutiu muito as confabulações PMDB/PT/PSB buscando a indicação do secretário estadual da Saúde Williames Pimentel para o cargo de vice na chapa do prefeito Mauro Nazif. A administração municipal já tem muitos raupistas e petistas ocupando cargos de confiança que acham que a onda não esta propicia para o PT e o PMDB lançarem candidaturas próprias.
Via Direta
*** O inverno amazônico não tem sido tão rigoroso e com isto a prefeitura de Porto Velho tem conseguido tocar obras de drenagem e pavimentação *** Em Ji-Paraná, o prefeito Jesualdo Pires (PSB) deve indicar o vice, numa composição com o PDT, na peleja pelo Palácio Urupá *** O nome mais provável é do vereador Nilton César *** Em Cacoal, o ex-deputado estadual Acelino Marcon, atual vice-prefeito já costura alianças para conquistar o Palácio do Café.
Quarta-feira, 5 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Na região amazônica, a maioria dos governadores deixa o cargo em abril
Indo por terraA tal “química”, que segundo o astuto presidente Donald Trump rolou entre ele e o presidente Lula da Silva, foi levemente modificada

Governador Marcos Rocha arrumou confusão precipitando as disputas eleitorais com sua família
Raposa famintaFica difícil traçar políticas para o futuro na imprevisibilidade do mundo de hoje, em que os EUA, sob a semiditadura trumpista, desaf

Já foram mais de 30 partidos registrados na justiça eleitoral
Negociações políticasPor livre espontânea pressão do presidente Lula da Silva, em mais um passo para fora da esquerda e fazendo o jogo do Centrão,

Hildon já dava pistas que estava fraquejando nesta candidatura
Ação para resolverHouve um tempo em que se comemorava a suposição de que o Rio Amazonas seria o segundo maior do mundo. Hoje, com os mais avançados
Quarta-feira, 5 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)