Quinta-feira, 6 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Os políticos apostam da impunidade e na lentidão da justiça...


Os políticos apostam da impunidade e na lentidão da justiça... - Gente de Opinião

Na vala comum

Foram tantos reis da cocada preta caindo do cavalo nos últimos anos. A Assembléia Legislativa tem sido o maior produtor de fichas sujas, de Marcos Donadon, Natanael Silva, Carlão de Oliveira, mais recentemente Valter Araujo, todos ex-presidentes, alguns presos, outros voltando para cadeia ou foragidos.Os políticos apostam da impunidade e na lentidão da justiça... - Gente de Opinião

Na vala comum tem entrado políticos de todas as esferas, de vereador a governador. As últimas surpresas são o prefeito de Ouro Preto Alex Testoni e o deputado federal eleito Lucio Mosquini enrolados com as obras do Espaço Alternativo. 

Impressiona a desfaçatez da classe política. Todo ano temos fornada de presos por desvio de recursos, lavagem de dinheiro, superfaturamento, etc, etc.

A Controladoria Geral e a União- CGU todo mês sorteia prefeituras para fiscalização e em quase 100 por cento delas são encontradas irregularidades. Seria importante que os sorteios do órgão fossem estendidos para as Câmaras Municipais e Assembléias Legislativas, onde a roubalheira tem sido grande.

Os políticos apostam da impunidade e na lentidão da justiça. Roubam milhões, ficam impunes ou apenas alguns meses na cadeia. Calculam que compensa...

Os políticos apostam da impunidade e na lentidão da justiça... - Gente de Opinião

Comissão especial

Na Assembléia Legislativa, a Comissão Especial montada para examinar os pedidos de impeachment do governador Confúcio Moura (PMDB) começa os trabalhos tendo na presidência o deputado Euclides Maciel (PSDB- Ji-Paraná) e na relatoria Edson Martins (PMDB-Urupá). Como a oposição não tem maioria na Casa de Leis à coisa é só para fazer barulho, não vai dar nadica de nada.

Bancada federal

A bancada federal se reuniu no inicio da semana em Brasília para tratar das emendas individuais e coletivas ao Orçamento da União. A maioria dos deputados e senadores optou por uma linha direta de atendimento com os municípios como forma de melhor alinhamento com as bases. O fortalecimento da Unir teve unanimidade dos parlamentares.

Jogo de poder

Prossegue o jogo de poder entre a oposição e a situação em Rondônia gerando desmoralização da classe política, problemas de governabilidade e falta de moral nas reivindicações de recursos perante a União e tudo mais. A oposição faz barulho e repercute as operações policiais no sentido de buscar o afastamento do governador Confúcio Moura.

A estratégia

Do lado da situação, acredita-se que o pior já passou e para mostrar a sua base aliada, e para efeito público, que esta tranqüilo e que a coisa esta bem administrada, o governador Confúcio Moura começou a nomear seus novos secretários. A medida despertou a ira dos oposicionistas que já estão escarafunchando a vida dos possíveis nomeados.  

Bombeiros, please!

Os bombeiros precisam debandar a fogueira criada entre o prefeito Mauro Nazif e alguns pedetistas. Uma ala do Diretório Municipal se sentiu desprestigiada com algumas mudanças ocorridas na administração municipal. Nada que não se resolva com diálogo embora se comente nos bastidores que o próprio presidente do diretório municipal Dalton Di Franco esteja sendo tratado a pão e água pelos nazifs. Será?
 

Via Direta

*** A Assembléia Legislativa realiza nesta sexta-feira sessão solene em Ji-Paraná encerrando o programa de interiorização desta legislatura *** Como a demanda de políticos ladrões é grande em Rondônia, fala-se em novas operações policiais nos próximos dias no estado *** E Porto Velho, como curva de rio, vai produzindo mais uma safra de criminosos de colarinhos brancos. É coisa de louco!


Assista reportagem da TV Candelária

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 6 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Na região amazônica, a maioria dos governadores deixa o cargo em abril

Na região amazônica, a maioria dos governadores deixa o cargo em abril

Indo por terraA tal “química”, que segundo o astuto presidente Donald Trump rolou entre ele e o presidente Lula da Silva, foi levemente modificada

Governador Marcos Rocha arrumou confusão precipitando as disputas eleitorais com sua família

Governador Marcos Rocha arrumou confusão precipitando as disputas eleitorais com sua família

Raposa famintaFica difícil traçar políticas para o futuro na imprevisibilidade do mundo de hoje, em que os EUA, sob a semiditadura trumpista, desaf

Já foram mais de 30 partidos registrados na justiça eleitoral

Já foram mais de 30 partidos registrados na justiça eleitoral

Negociações políticasPor livre espontânea pressão do presidente Lula da Silva, em mais um passo para fora da esquerda e fazendo o jogo do Centrão,

Hildon já dava pistas que estava fraquejando nesta candidatura

Hildon já dava pistas que estava fraquejando nesta candidatura

Ação para resolverHouve um tempo em que se comemorava a suposição de que o Rio Amazonas seria o segundo maior do mundo. Hoje, com os mais avançados

Gente de Opinião Quinta-feira, 6 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)