Terça-feira, 4 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Os governadoraveis - Por Carlos Sperança


Os desafios regionais
Nenhuma região é um problema: todas possuem desafios, que cumpre enfrentar destemidamente, e potenciais, que cabe aproveitar. Três fatores de teor macro ficam salientes à medida que assume o cerco à Amazônia empreendido pelo Sudeste, caracterizado pela ofensiva contra os incentivos fiscais e o decreto ditatorial do IPI sobre os concentrados.

Primeiro, o projeto de Brasil passou de ser o mais amplo império do planeta, distribuído por Europa, África e América, na era napoleônica, para uma nação dependente e secundária, à qual é enviado um inexpressivo vice-presidente de potência para negociar assuntos de soberania nacional.

Segundo, o imediatismo, refletido na ânsia por obras nas quais aplicar o nome em placas de inauguração (o “legado”). Além de queimar recursos rapidamente e sem o melhor critério, fazem do planejamento de longo prazo apenas um rol de intenções, sem o compromisso da concretização.

Terceiro, a incapacidade para unir a nação em torno de reformas necessárias. As poucas e irrisórias já feitas não resultaram da união nacional, sofrem de limitações de toda ordem e insegura judicialização.

Com os assuntos entregues a marqueteiros e economistas planilheiros dos candidatos à Presidência, nada vai passar do curtíssimo prazo.
 

Os governadoraveis

Entram agora na lista – que já está extensa – de governadoraveis em Rondônia o comunicador Paulo Benito, aprovado em encontro estadual do PT em Ji-Paraná no final de semana e o desportista Pedro Nazareno (PSTU). Se juntam a outros novatos, com o professor Vinicius Miguel (Rede), Jorge Chediack (PC do B), Pimenta de Rondônia (PSOL) e Marcos Pereira (PPS).  

A confirmação

Em entrevista à imprensa do interior a advogada Jaqueline Cassol (PP) confirmou a disposição de disputar uma cadeira à Câmara dos Deputados desmentindo boatos dando conta que entraria na peleja ao governo ou ao Senado. Lamentou o impedimento do irmão Ivo na eleição o governo e que seu partido já está conversando com outras siglas para formar uma grande coalizão.

Turisfobia

O turismo é tão forte em Portugal que já está gerando protestos da população, principalmente nas cidades de Lisboa e do Porto, onde se criou até uma “turisfobia”. O país, que vivia a crise do desemprego e com sua economia ruindo na década passada, agora arrecada milhões de dólares com o turismo e já se dá ao direito de olhar com cara feia para os visitantes.

E no Brasil?

Enquanto Portugal bomba no turismo e já tem Lisboa como uma das cidades mais visitadas do mundo, o Brasil com suas riquezas naturais ainda engatinha no segmento. Rio de Janeiro, Foz do Iguaçu, Salvador e Manaus são as cidades com mais visitações, além de São Paulo com o turismo de negócios. Mas não há nem comparação com o que rola lá fora.

As propostas

O senador Acir Gurgacz (PDT), pré-candidato ao governo de Rondônia cumpriu agenda no final de semana em Ji-Paraná e ontem em Rolim de Moura, participando de inaugurações de obras e de eventos políticos com aliados. Ao mesmo tempo, em Porto Velho, sua equipe técnica ultima a elaboração do seu plano de governo, já com suas propostas definidas para apresentar a população.

Via Direta

*** O prefeito de Porto Velho Hildon Chaves (PSDB) comemora várias frentes de trabalhos na capital, mas a menina dos seus olhos é a macrodrenagem no Três Marias ***O comunicador William do Tempo (PRB) entra na peleja para Assembléia Legislativa depois de promover um baita replantio capilar *** Estava mais careca que o Confúcio *** Os políticos estão tentando eleger suas mulheres, irmãs, filhos – e em alguns casos até amantes nesta temporada *** Querem a família inteira vivendo dos recursos públicos. 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 4 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Governador Marcos Rocha arrumou confusão precipitando as disputas eleitorais com sua família

Governador Marcos Rocha arrumou confusão precipitando as disputas eleitorais com sua família

Raposa famintaFica difícil traçar políticas para o futuro na imprevisibilidade do mundo de hoje, em que os EUA, sob a semiditadura trumpista, desaf

Já foram mais de 30 partidos registrados na justiça eleitoral

Já foram mais de 30 partidos registrados na justiça eleitoral

Negociações políticasPor livre espontânea pressão do presidente Lula da Silva, em mais um passo para fora da esquerda e fazendo o jogo do Centrão,

Hildon já dava pistas que estava fraquejando nesta candidatura

Hildon já dava pistas que estava fraquejando nesta candidatura

Ação para resolverHouve um tempo em que se comemorava a suposição de que o Rio Amazonas seria o segundo maior do mundo. Hoje, com os mais avançados

A sonhada pacificação do MDB rondoniense ainda está bem distante

A sonhada pacificação do MDB rondoniense ainda está bem distante

Respostas plausíveisA França é o segundo maior país da Europa, só perdendo em área territorial para a enorme Rússia. Essa consideração é importante

Gente de Opinião Terça-feira, 4 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)