Quarta-feira, 5 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

OS FAVORITOS - Por Carlos Sperança


Portas escancaradas

Durante a semana a Assembleia Legislativa de Rondônia abordou a situação de violência que vivencia a região da fronteira com a Bolívia, atingindo municípios como Guajará Mirim, Costa Marques, Pimenteiras do Oeste, Cabixi e tantas outras localidades. O representante da região, o deputado Neilson (PMN) fez uma exposição da situação na região que padece com a falta de policiamento, fiscalização e ações efetivas da Policia Federal e da Marinha no combate ao contrabando, descaminho, prostituição, furtos e roubos, além do tráfico de drogas e contrabando de armas.

Os moradores da região de fronteira reclamam que as divisas com o pais vizinho estão abandonadas e por ali Rondônia se transformou em terra sem lei. Nos últimos anos pouco foi feito pelas autoridades estaduais e federais para reduzir a criminalidade no Vale do Guaporé.

Com uma fronteira com 1.342 quilômetros com a Bolívia, que é um dos países maiores produtores de cocaína do mundo, o Brasil esta com as portas escancaradas para o crime organizado principalmente para o narcotráfico que abastece drogas e armas pesadas aos traficantes dos grandes centros urbanos, como o Rio de Janeiro e São Paulo.


As especulações

As especulações em torno de nomes para a futura gestão do prefeito Hildon Chaves (PSDB) continuam a ocasionando confusão e já causam defesas e criticas apaixonadas nos círculos políticos locais. Numa cidade dividida politicamente como Porto Velho, até a indicação de inspetores de quarteirão causam tumulto e assim Hildon vai vendo como a banda toca por aqui.

 

Os favoritos

OS FAVORITOS - Por Carlos Sperança - Gente de Opinião

Com o senador Valdir Raupp em baixa pelo envolvimento com a Operação Lava Jato, largam como possíveis favoritos para as duas cadeiras em disputa ao Senado em 2018, o atual governador Confúcio Moura (PMDB) e o ex-senador Expedito Junior (PSDB). Mas no meio do caminho, podem aparecer predadores, uma rotina nas eleições ao Senado.

Retrospecto I

Temos um retrospecto de favoritismo quebrado ao Senado desde 1982, quando o grande Bengala levou a pior com o trio apoiado pelo governador Teixeirão, Odacir Soares, Galvão Modesto e Claudionor Roriz. Em 1986, Chiquilito Erse tombou diante de Ronaldo Aragão e Olavo Pires; Em 90, o favorito Chagas Neto sucumbiu a Odacir Soares. Em 1994, Amir Lando, tubulou frente a Amorim.

Retrospecto II

Quem não lembra que em 1998, Amir Lando abandonado pelo então governador Valdir Raupp, tomou a cadeira de Odacir Soares? Em 2002, com a onda vermelha, Expedito Junior acabou sendo surpreendido por Fátima Cleide (PT). No momento, em que os candidatos ao Senado começam a se alvoroçar, é bom ficar de olho nos azarões. Temos um histórico deles...

O extermínio

Conforme o site Rondônia ao vivo, o extermínio das espécies de peixes nativos no Rio Madeira e a falta de apoio oficial para suporte técnico estão levando os pescadores profissionais da região de Porto Velho a sua pior crise nos últimos anos. O presidente da Colônia de Pescadores Valter Canuto se queixa ainda do pagamento do auxílio-defeso foi suspenso pelo governo federal.
 

Via Direta

***Até agora nenhum nome do novo corpo de secretários do prefeito eleito de Porto Velho Hildon Chaves foi confirmado *** Trocando em miúdos, tudo o que foi noticiado até agora não passou de especulações *** Com a temporada de chuvas aumentam as crateras pelas ruas e avenidas da capital ***Uma equipe de plantão foi montada pelo prefeito Nazif para atender as reclamações tão comuns nesta época do ano.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 5 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Na região amazônica, a maioria dos governadores deixa o cargo em abril

Na região amazônica, a maioria dos governadores deixa o cargo em abril

Indo por terraA tal “química”, que segundo o astuto presidente Donald Trump rolou entre ele e o presidente Lula da Silva, foi levemente modificada

Governador Marcos Rocha arrumou confusão precipitando as disputas eleitorais com sua família

Governador Marcos Rocha arrumou confusão precipitando as disputas eleitorais com sua família

Raposa famintaFica difícil traçar políticas para o futuro na imprevisibilidade do mundo de hoje, em que os EUA, sob a semiditadura trumpista, desaf

Já foram mais de 30 partidos registrados na justiça eleitoral

Já foram mais de 30 partidos registrados na justiça eleitoral

Negociações políticasPor livre espontânea pressão do presidente Lula da Silva, em mais um passo para fora da esquerda e fazendo o jogo do Centrão,

Hildon já dava pistas que estava fraquejando nesta candidatura

Hildon já dava pistas que estava fraquejando nesta candidatura

Ação para resolverHouve um tempo em que se comemorava a suposição de que o Rio Amazonas seria o segundo maior do mundo. Hoje, com os mais avançados

Gente de Opinião Quarta-feira, 5 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)