Quarta-feira, 5 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

O ÚLTIMO DEBATE - Por Carlos Sperança


O ÚLTIMO DEBATE - Por Carlos Sperança - Gente de Opinião

Na TV Rondônia, afiliada da Rede Globo de Televisão, teremos amanhã o último debate entre os postulantes a prefeito de Porto Velho, menos o representante do Psol, Pimenta de Rondônia, excluído pelos critérios de representação do seu partido no Ibope, e não por perseguição, como ele alega. O embate é aguardado com grande expectativa, tendo em vista a reta de chegada, a reação de alguns candidatos nas pesquisas e a possibilidade da realização de um segundo turno.

Para o confronto desta quinta-feira, já está decidida de vez a participação ou não no pleito de domingo do ex-prefeito Roberto Sobrinho (PT), que tem como seu grande reduto a zona Leste. Se disputar sub judice, a tendência é sangrar de vez, cedendo o favoritismo para outros representantes da oposição.

No último debate, realizado pela SIC TV, o tempo esquentou e foi marcado pela reação do tucano Hildon Chaves, em ascensão nesta reta final. Bombardeado o tempo todo, o prefeito Mauro Nazif (PSB) se apresenta nos últimos dias de campanha com a língua mais afiada para responder aos adversários que pintam. A tendência é de um debate quente.


Os rigores da lei

O ÚLTIMO DEBATE - Por Carlos Sperança - Gente de OpiniãoDepois de dez anos de aprovação da lei anti-drogas no Brasil, o que se vê são os presídios superlotados por crimes relacionados aos entorpecentes. As capitais dos Estados de Rondônia, Acre e Amazonas estão abarrotadas de detentos, e se vê cada ano o aumento da participação das mulheres nas atividades relacionadas ao narcotráfico.

No ano da promulgação da lei (2006) eram 15% das pessoas presas por crimes relacionados às drogas. Já em 2014, este número alcançou 28%, conforme levantamento do Departamento Penitenciário Nacional do Ministério da Justiça (Depen). No entanto, na Amazônia os números são estratosféricos. Delegados de Porto Velho e Rio Branco estimam em quase 70% dos presos rondonienses e acrianos envolvidos com as drogas e a violência decorrente.

As estatísticas nacionais demonstraram que houve 160% de aumento de presos de 2006 a 2016 no País e existe uma tendência crescente de maior demanda e automaticamente a necessidade da construção de novas penitenciárias para encarcerar tantos condenados pela Justiça.


O ÚLTIMO DEBATE - Por Carlos Sperança - Gente de Opinião

A eleição em Porto Velho

Neste domingo, quando a cidade de Porto Velho completa 102 anos, cerca de 320 mil eleitores vão às urnas para escolher o prefeito que vai administrar o município nos próximos quatro anos. Desde que Porto Velho ganhou status de capital do Estado, já foram eleitos pelo voto direto seis prefeitos: Jerônimo Santana, Chiquilito Erse (duas vezes), José Guedes, Carlinhos Camurça, Roberto Sobrinho (duas vezes) e Mauro Nazif.

O prefeito eleito terá pela frente sérios problemas de infraestrutura para resolver nos próximos anos. Desde as alagações que infernizam a periferia, problemas de saúde, educação, mobilidade urbana, segurança, abastecimento de água, coleta de esgoto, entre outras demandas crescentes.

Com apenas a metade da população com água encanada, a cidade que conta com 502 mil habitantes tem cobertura de esgoto sanitário de apenas 2%, obra escavada ainda nos tempos da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré. Os desafios são enormes, como também a urgência da construção de barreiras de contenção no rio Madeira, a geração de empregos, etc.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 5 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Na região amazônica, a maioria dos governadores deixa o cargo em abril

Na região amazônica, a maioria dos governadores deixa o cargo em abril

Indo por terraA tal “química”, que segundo o astuto presidente Donald Trump rolou entre ele e o presidente Lula da Silva, foi levemente modificada

Governador Marcos Rocha arrumou confusão precipitando as disputas eleitorais com sua família

Governador Marcos Rocha arrumou confusão precipitando as disputas eleitorais com sua família

Raposa famintaFica difícil traçar políticas para o futuro na imprevisibilidade do mundo de hoje, em que os EUA, sob a semiditadura trumpista, desaf

Já foram mais de 30 partidos registrados na justiça eleitoral

Já foram mais de 30 partidos registrados na justiça eleitoral

Negociações políticasPor livre espontânea pressão do presidente Lula da Silva, em mais um passo para fora da esquerda e fazendo o jogo do Centrão,

Hildon já dava pistas que estava fraquejando nesta candidatura

Hildon já dava pistas que estava fraquejando nesta candidatura

Ação para resolverHouve um tempo em que se comemorava a suposição de que o Rio Amazonas seria o segundo maior do mundo. Hoje, com os mais avançados

Gente de Opinião Quarta-feira, 5 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)