Quinta-feira, 11 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

O pecado fixou moradia em Jacy-Paraná



O arquivamento

O PSD, o novo partido criado pelo prefeito de São Paulo Gilberto Kassab, foi beneficiado com o arquivamento pelo TSE de representações formuladas pelos Democratas e pelo PTB alegando irregularidades no registro da nova legenda. Tem mais outras representações rolando, mas a tendência agora é o PSD se criar.

 

Soltando foguetes

Com tudo isso o deputado federal Moreira Mendes e o estadual Jaques Testoni já se mostram otimistas quanto ao fato da agremiação participar das eleições municipais do ano quem vem. O ato reforça a campanha de filiações e de adesões mais expressivas para a disputa das eleições municipais de 2012 em Rondônia.

 

As sondagensE por falar em eleições municipais, as primeiras sondagens vão confirmando os nomes (pela ordem) do deputado estadual Zequinha Araújo (PMDB), Lindomar Garçon (PV) e Fátima Cleide (PT) nas primeiras colocações na peleja pela prefeitura de Porto Velho. Nenhum nome cassolista aparece ainda no pelotão de frente da peleja sucessória.

 

Novos municípios

 Se depender do Congresso Nacional, o sonho da criação dos novos municípios ainda demora. Recentemente a justiça brecou a criação de vários deles no Maranhão alegando que a lei federal aprovada em 1996 até agora não foi regulamentada e que os municípios criados neste período estão irregulares. É o mesmo nó que estrangula o sonho de independência de tantas localidades rondonienses.

 

Em Rondônia

 

No Estado de Rondônia os distritos de Extrema (em Porto Velho) e Tarilândia (em Jaru) lutam há quase duas décadas pelo desmembramento. No caso de Extrema já foi realizado até plebiscito, mas a instalação do novo município continua paralisada. Já, no tocante a Tarilândia o processo não andou e acabou arquivado.

 

As localidades

As lideranças comunitárias dos distritos de Jacy-Paraná (Porto Velho), Triunfo (Candeias do Jamari), Rondominas na região central e tantos outros acompanham com atenção os desdobramentos do processo de Extrema para então entrarem em ação seguindoo duro caminho da luta pela autonomia.

 

Fora do poleiro!

 As “conjuminâncias apontam para que o PT saia das eleições municipais em Porto Velho com as asas quebradas. Além de estar rachada, se a legenda chegar ao segundo turno, a tendência pelo que se vê nos bastidores, é todo mundo se unindo para desalojar os petistas do poleiro no segundo turno. Daí a necessidade da unidade petista desde já.

 

E os milagreiros?

 O pecado fixou moradia em Jacy-Paraná. A recente matéria veiculada por este Diário exibe com clareza porque o Distrito adquiriu o apelido de “Nova Sodoma”: a prostituição, todo dia, já começa a rolar solta desde os primeiros raios do sol, naquele reino de pedófilos.  Cadê os milagreiros televisivos Valdomiro Santiago, RR Soares, Edir Macedo e Malafaia para dar um jeito naquela cidade do capeta?

 

 

Do Cotidiano

As cidades fronteiriças

 A aparente estagnação de cidades brasileiras de fronteira, caso de Oiapoque, em contraste com o dinamismo de cidades gêmeas localizadas em países vizinhos, foi apontada como exemplo de abandono pelo governo das amplas regiões fronteiriças por senadores que participaram recentemente de audiência pública promovida pela Subcomissão Permanente da Amazônia e da Faixa de Fronteira.

Além de afetadas por problemas como o narcotráfico, algumas regiões sofrem com a concorrência comercial do outro lado da fronteira. A cidade brasileira de Guajará Mirim (RO) está empobrecida, enquanto na boliviana Guayaramerín os brasileiros movimentam o comércio, que funciona em regime de free shop. No Sul, a cidade uruguaia de Rivera exibe mais sinais de prosperidade que a brasileira Santana do Livramento, no Rio Grande do Sul. Os senadores que debateram o tema “Desenvolvimento econômico e social na faixa de fronteira” concluíram é preciso definir as regras para o funcionamento de free shops na região do Mercosul.

A grande verdade é que das cidades fronteiriças apenas Foz do Iguaçu, no Paraná, embalada pelas exuberantes Cataratas, Parque Nacional do Iguaçu e a Usina de Itaipu, com forte inclinação ao turismo, consegue decolar, mesmo tendo ao seu lado Cidade Del Leste com suas quinquilharias e importados de várias partes do mundo.

    O governo brasileiro tem tolerado benesses para as cidades de outros paises se desenvolvam, em contraste com a miséria das nossas. Na Região Norte, um dos casos mais marcantes é de Guajará Mirim, na fronteira com a Bolívia. Sem alternativas econômicas, o município padece há quase duas décadas, com renovadas promessas de desenvolvimento projetadas através de uma ponte internacional, da implantação de uma Área de Livre Comércio e outras lorotas que acabam se esvaindo.

  Há menos de um ano no cargo, o governador de Rondônia Confúcio Moura busca alternativas para promover o desenvolvimento da Guajará brasileira, transformada em mera passagem para compristas a próspera Guayaramerim, no lado boliviano.

 

Via Direta

*** Restaurantes e panificadoras de Porto velho penam com a falta de mão de obra *** O Dia dos Pais começa a movimentar o setor lojista na capital. A expectativa é de aumento vendas *** A estiagem se mostra rigorosa em toda a Amazônia com rios e igarapés secando*** E haja calor, nem no inferno deve ser tanto...

Gente de Opinião Gente de Opinião

Fonte: Carlos Sperança - csperanca@enter-net.com.br
Gentedeopinião / AMAZÔNIAS / RondôniaINCA / OpiniaoTV / Eventos
Energia & Meio Ambiente
/ YouTube / Turismo / Imagens da História

 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 11 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Léo Moraes já está chamando Mariana Carvalho de maninha!

Léo Moraes já está chamando Mariana Carvalho de maninha!

Hora de remediarAs desgraças previstas pelos ambientalistas há meio século já começaram a acontecer, como a piora das secas e cheias. Ainda há frac

A classe política da região amazônica está reagindo contra a privatização de rios

A classe política da região amazônica está reagindo contra a privatização de rios

Vergonha mundialDesde fins de 2023, quando foi definida a realização da COP30 em Belém, há vozes pessimistas afirmando que o Brasil vai passar verg

Falsos moralistas e Porto Velho já fica de barbas de molho

Falsos moralistas e Porto Velho já fica de barbas de molho

A carne e o coiceA ex-presidente Dilma Rousseff recebeu uma chuva de críticas pela distorção de um comentário que ela fez em favor do aproveitament

Está em curso a formação do clã político mais poderoso de Rondônia

Está em curso a formação do clã político mais poderoso de Rondônia

Algo vai sobrarHá no mínimo três tipos de ambientalistas apresentando suas visões da realidade e do futuro da Amazônia: os pessimistas, os muito pe

Gente de Opinião Quinta-feira, 11 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)