Segunda-feira, 22 de maio de 2017 - 22h31
Correção de rumos
Em algumas oportunidades em que cometeu equívocos, os erros foram corrigidos e o prefeito Hildon Chaves (PSDB) teve a humildade de reconhecer e voltar atrás. No episodio do envolvimento do vice-prefeito Edgar do Boi nas propinas da JBS, onde o erro não foi dele e sim do vice, também agiu rapidamente afastando o companheiro de chapa da administração municipal.
Também nas beligerâncias travadas com o governador Confúcio Moura, pela construção da nova rodoviária e no projeto de esgotamento sanitário o mandatário buscou o diálogo e depois de conversações chegou a um acordo, beneficiando a população de Porto Velho.
Chama a atenção também às constantes demissões de comissionados da municipalidade nos primeiros meses de gestão e neste balaio já devem ter ido para a rua em torno de 200. A impressão que o alcaide dá a opinião publica que também neste caso esta praticando uma correção de rumos: contratou demais e o caixa não suportou todos os encargos decorrentes.
A coletiva
A coletiva a imprensa do prefeito Hildon Chaves (PSDB) no sábado a noite serviu para a municipalidade dar uma resposta a sociedade quanto ao envolvimento do seu vice-prefeito Edgar do Boi no caso das propinas da JBS. HIldon se disse “triste” com o ocorrido e garantiu que o Boi que voa não participará mais de seu governo. O vice aceitou a “punição” de afastamento e até elogiou a medida, um caso inédito tratando-se de “punidos”.
PSDC na base
Uma coisa não ficou bem explicada na coletiva. Embora promíscuo, já que seus dirigentes (Boi e Clodoaldo) se revelaram corruptos, o PSDC continua na administração tucana, já que dois vereadores do partido permanecem na sua base aliada. O prefeito enfatiza que uma coisa não tem nada a ver com a outra. Mas tem. Os vereadores são pau mandados de Boi e o PSDC tem muitos nomeados na atual gestão.
Podemos
Com projeto próprio de lançar candidato à presidência da República e ao governo do Rio de Janeiro o partido denominado PODEMOS (Ex-PTN) ganhou a adesão do senador Álvaro Dias (Ex-PSDB e ex-PV) e do senador Romário (Ex-PSB). A legenda agora conta com dois senadores, mais uma dúzia de deputados federais e aspira ganhar mais representantes federais durante a janela partidária em março.
As negociações
Com nove pedidos de impeachment, manifestações estourando em todo Brasil, com a OAB se juntando ao movimento para afastar o presidente do cargo, as negociações da base aliada do Palácio do Planalto prossegue para que Michel Temer deixe o cargo. O escândalo das propinas a cada dia toma proporções mais avalassadoras.
Mapa da Violência
O último resultado do Mapa da Violência no Brasil, divulgado na semana passada, pelo Instituto responsável pelo levantamento, evidencia o crescimento de homicídios nas regiões Norte e Nordeste. Em Rondônia a população sente os reflexos da violência com a mortandade de jovens envolvidos nos embates provocados pelo consumo e venda de drogas principalmente na capital.
Via Direta
*** Especula-se, caro leitor, que o caso das propinas da JBS pode cair como um raio devastador na Assembléia Legislativa de Rondônia nas próximas horas *** O historiador Anísio Gorayeb foi convocado para disputar uma cadeira à assembléia Legislativa no ano que vem *** Ele descende de uma família adicional de políticos em Rondônia *** Alex Testoni a estadual e Lucio Mosquini a federal deve ser uma dobradinha forte na Bacia Leiteira.
Porto Velho já vivencia um apagão de mão de obra
Reação cabe a quem sofreFocando a passagem da década anterior para esta, o livro Banzeiro Ò Kòtó, da documentarista Eliane Brum, pode ser visto com
Léo Moraes já está chamando Mariana Carvalho de maninha!
Hora de remediarAs desgraças previstas pelos ambientalistas há meio século já começaram a acontecer, como a piora das secas e cheias. Ainda há frac
A classe política da região amazônica está reagindo contra a privatização de rios
Vergonha mundialDesde fins de 2023, quando foi definida a realização da COP30 em Belém, há vozes pessimistas afirmando que o Brasil vai passar verg
Falsos moralistas e Porto Velho já fica de barbas de molho
A carne e o coiceA ex-presidente Dilma Rousseff recebeu uma chuva de críticas pela distorção de um comentário que ela fez em favor do aproveitament