Sexta-feira, 12 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

O alinhamento de Marcos Rocha e ALE - Hildo articulado com a bancada federal - Pobres mãezinhas das autoridades


O alinhamento de Marcos Rocha e ALE - Hildo articulado com a bancada federal - Pobres mãezinhas das autoridades - Gente de Opinião

Festival Pan-Amazônico

O desmantelamento do incentivo cultural da Petrobras coloca produtores e artistas na obrigação de procurar outras fontes de financiamento. Artista que trabalhe apenas dependendo de mecenato estatal está fora do diapasão. De resto, o governo já deu a entender que pode voltar atrás depois de decisões já tomadas.

Sem o risco de parecer receio infundado, há o temor de que o presidente Bolsonaro queira desativar o setor com base na teoria conspiratória do “marxismo cultural”, ilusão que contamina alguns setores governamentais. No entanto, a manifestação do presidente de que pretende tirar a estatal o incentivo a produções culturais talvez signifique deslocar essa ação para uma área mais compatível. A carruagem ainda não partiu.

Para se contrapor ao clima de velório entre os produtores culturais volta à cena o Amazônia Doc – Festival Pan-Amazônico de Cinema, depois de uma interrupção de sete anos, previsto para meados de abril, em Belém.

Promover documentários via intercâmbio entre Brasil, Peru, Bolívia, Colômbia, Guianas e Suriname é uma iniciativa importante. Máxima do Templo de Delfos dizia que o ser humano precisa conhecer a si mesmo. As regiões também. Filmes documentários facilitam esse propósito.

............................................

O alinhamento

Depois de um inicio relutante e com sua articulação no campo político – leia-se a relação com a Assembleia Legislativa e a bancada federal – deixando a desejar, finalmente o governador Marcos Rocha (PSL) procurou alinhamento com os deputados estaduais visando conquistar uma base confiável no Legislativo. O primeiro encontro já rendeu bons resultados.

Terra arrasada

A economia de Rondônia esta seriamente prejudicada com o rigoroso inverno amazônico. Dezenas de pontes foram levadas água abaixo ou estão danificadas. A malha de estradas vicinais arrebentada, boa parte da produção sem escoamento no interior e na capital o Rio Madeira ameaçando a população ribeirinha, seja nos distritos ou na própria cidade de Porto Velho.

Bem articulado

Como nos anos anteriores, o prefeito Hildon Chaves (PSDB) se mostra bem articulado com a bancada federal na captação de recursos das emendas parlamentares. Neste sentido ele trabalha muito bem, o que tem que melhorar a agilidade dos projetos técnicos para que o dinheiro apareça posteriormente. Desde os idos de Nazif a capital tem perdido recursos pela falta de engenheiros.

Pobres mãezinhas

Na estação das chuvas na região Amazônica é rotineiro o povão xingar as mãezinhas dos prefeitos e governadores por causa das alagações nos bairros e interrupções nas estradas. Por causa do brutal aumento de energia, as mãezinhas dos diretores da Ceron e da Aneel foram incluídas neste hábito. Quem recebeu as contas com um brutal reajuste neste mês está reagindo desta forma.

Terras caídas

E nesta época de inundações, aumenta o fenômeno das terras caídas, que são os desbarrancamentos dos rios na zona ribeirinha. Em Porto Velho, as regiões que mais preocupam são as do Triângulo, Nacional e do Ramal Maravilha. Em Rondônia já tivemos desastres de grandes proporções em anos passados e nas cheias a tendência é que cresçam os incidentes inclusive nos distritos de Calama e São Carlos.

Via Direta

*** Com a BR 319, que liga Porto Velho a Manaus já paralisada no chamado “meião” pelos atoleiros e a BR 364 sofrendo seguidas interrupções, a região Amazônica vivencia maus bocados *** Mas  situação pior ocorre na Bolívia com quase 15 mil desabrigados, 20 mortos e 12 desaparecidos com tanta chuva *** Trocando de saco para mala: com orçamento enxuto, a Assembleia Legislativa de Rondônia esta parcimoniosa nas nomeações de cargos comissionados *** Por falar na ALE, já estão definidas as principais comissões técnicas para a temporada.  

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 12 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Léo Moraes já está chamando Mariana Carvalho de maninha!

Léo Moraes já está chamando Mariana Carvalho de maninha!

Hora de remediarAs desgraças previstas pelos ambientalistas há meio século já começaram a acontecer, como a piora das secas e cheias. Ainda há frac

A classe política da região amazônica está reagindo contra a privatização de rios

A classe política da região amazônica está reagindo contra a privatização de rios

Vergonha mundialDesde fins de 2023, quando foi definida a realização da COP30 em Belém, há vozes pessimistas afirmando que o Brasil vai passar verg

Falsos moralistas e Porto Velho já fica de barbas de molho

Falsos moralistas e Porto Velho já fica de barbas de molho

A carne e o coiceA ex-presidente Dilma Rousseff recebeu uma chuva de críticas pela distorção de um comentário que ela fez em favor do aproveitament

Está em curso a formação do clã político mais poderoso de Rondônia

Está em curso a formação do clã político mais poderoso de Rondônia

Algo vai sobrarHá no mínimo três tipos de ambientalistas apresentando suas visões da realidade e do futuro da Amazônia: os pessimistas, os muito pe

Gente de Opinião Sexta-feira, 12 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)