Terça-feira, 24 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

O alinhamento de Marcos Rocha e ALE - Hildo articulado com a bancada federal - Pobres mãezinhas das autoridades


O alinhamento de Marcos Rocha e ALE - Hildo articulado com a bancada federal - Pobres mãezinhas das autoridades - Gente de Opinião

Festival Pan-Amazônico

O desmantelamento do incentivo cultural da Petrobras coloca produtores e artistas na obrigação de procurar outras fontes de financiamento. Artista que trabalhe apenas dependendo de mecenato estatal está fora do diapasão. De resto, o governo já deu a entender que pode voltar atrás depois de decisões já tomadas.

Sem o risco de parecer receio infundado, há o temor de que o presidente Bolsonaro queira desativar o setor com base na teoria conspiratória do “marxismo cultural”, ilusão que contamina alguns setores governamentais. No entanto, a manifestação do presidente de que pretende tirar a estatal o incentivo a produções culturais talvez signifique deslocar essa ação para uma área mais compatível. A carruagem ainda não partiu.

Para se contrapor ao clima de velório entre os produtores culturais volta à cena o Amazônia Doc – Festival Pan-Amazônico de Cinema, depois de uma interrupção de sete anos, previsto para meados de abril, em Belém.

Promover documentários via intercâmbio entre Brasil, Peru, Bolívia, Colômbia, Guianas e Suriname é uma iniciativa importante. Máxima do Templo de Delfos dizia que o ser humano precisa conhecer a si mesmo. As regiões também. Filmes documentários facilitam esse propósito.

............................................

O alinhamento

Depois de um inicio relutante e com sua articulação no campo político – leia-se a relação com a Assembleia Legislativa e a bancada federal – deixando a desejar, finalmente o governador Marcos Rocha (PSL) procurou alinhamento com os deputados estaduais visando conquistar uma base confiável no Legislativo. O primeiro encontro já rendeu bons resultados.

Terra arrasada

A economia de Rondônia esta seriamente prejudicada com o rigoroso inverno amazônico. Dezenas de pontes foram levadas água abaixo ou estão danificadas. A malha de estradas vicinais arrebentada, boa parte da produção sem escoamento no interior e na capital o Rio Madeira ameaçando a população ribeirinha, seja nos distritos ou na própria cidade de Porto Velho.

Bem articulado

Como nos anos anteriores, o prefeito Hildon Chaves (PSDB) se mostra bem articulado com a bancada federal na captação de recursos das emendas parlamentares. Neste sentido ele trabalha muito bem, o que tem que melhorar a agilidade dos projetos técnicos para que o dinheiro apareça posteriormente. Desde os idos de Nazif a capital tem perdido recursos pela falta de engenheiros.

Pobres mãezinhas

Na estação das chuvas na região Amazônica é rotineiro o povão xingar as mãezinhas dos prefeitos e governadores por causa das alagações nos bairros e interrupções nas estradas. Por causa do brutal aumento de energia, as mãezinhas dos diretores da Ceron e da Aneel foram incluídas neste hábito. Quem recebeu as contas com um brutal reajuste neste mês está reagindo desta forma.

Terras caídas

E nesta época de inundações, aumenta o fenômeno das terras caídas, que são os desbarrancamentos dos rios na zona ribeirinha. Em Porto Velho, as regiões que mais preocupam são as do Triângulo, Nacional e do Ramal Maravilha. Em Rondônia já tivemos desastres de grandes proporções em anos passados e nas cheias a tendência é que cresçam os incidentes inclusive nos distritos de Calama e São Carlos.

Via Direta

*** Com a BR 319, que liga Porto Velho a Manaus já paralisada no chamado “meião” pelos atoleiros e a BR 364 sofrendo seguidas interrupções, a região Amazônica vivencia maus bocados *** Mas  situação pior ocorre na Bolívia com quase 15 mil desabrigados, 20 mortos e 12 desaparecidos com tanta chuva *** Trocando de saco para mala: com orçamento enxuto, a Assembleia Legislativa de Rondônia esta parcimoniosa nas nomeações de cargos comissionados *** Por falar na ALE, já estão definidas as principais comissões técnicas para a temporada.  

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 24 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Com os bons de gogó teremos excelentes debates, a rota 22 vai iniciare bancada feminina cresce

Com os bons de gogó teremos excelentes debates, a rota 22 vai iniciare bancada feminina cresce

O hoje veio de ontem Há uma diferença enorme entre “governo”, o arranjo eleitoral que leva um grupo de políticos ao topo dos cargos da República, e

As composições ao Senado, Hildo na toca da onça e os reforços de Marcos Rogério

As composições ao Senado, Hildo na toca da onça e os reforços de Marcos Rogério

Mundo em guerraAs aventuras guerreiras do presidente Donald Trump sem prazo para acabar combinadas com quatro anos seguidos de combates na Ucrânia

A confirmação de Hildon, a peleja ao Senado e o bolsonarismo que pretende fazer barba, cabelo e bigode

A confirmação de Hildon, a peleja ao Senado e o bolsonarismo que pretende fazer barba, cabelo e bigode

Remediar é caroA piora das condições climáticas mundiais ainda não foi suficiente para obrigar os governos a tomar medidas imediatas para atacar as

A capital rondoniense se transformou numa espécie de “Ceasa” das drogas

A capital rondoniense se transformou numa espécie de “Ceasa” das drogas

Metais na berlindaJá é consenso a noção de que o desenvolvimento do Brasil terá como importante componente as terras raras, os 17 elementos químico

Gente de Opinião Terça-feira, 24 de março de 2026 | Porto Velho (RO)