Quinta-feira, 12 de maio de 2016 - 00h04
O alerta da Pastoral
Conforme as estatísticas oficiais dos assassinatos por conflitos no campo no ano passado, a grande maioria aconteceu na Amazônia. E neste contexto, conforme aponta recente relatório da Pastoral da Terra, o estado de Rondônia lidera o ranking deste banho de sangue com 20 casos Segue em segundo lugar o Pará com 19 mortes, o Maranhão com 6, e os estados do Amazonas e Mato Grosso com apenas 1caso.
A Comissão Executiva da Pastoral da Terra-CPT acaba de lançar o livro “Amazônia, um bioma mergulhado em conflitos-Relatório Denuncia” tratando do assunto.
Segundo os dirigentes da Pastoral da Terra, os conflitos na Amazônia apresentam casos emblemáticos enfrentados pelas comunidades. O livro é um alerta sobre a situação e visa sensibilizar as autoridades e a própria sociedade sobre este drama humano.
É imperativo que a reforma agrária avance e que o programa Terra Legal seja mais eficiente na regularização das terras na Amazônia para frear este banho de sangue.
Os entendimentos
O PDT abriu entendimentos desde o inicio de semana para candidatura própria a prefeitura de Porto Velho e formação de alianças. No caso de projeção de candidatura própria o nome mais ventilado é o do deputado estadual Hermínio Coelho, ex-presidente da Assembléia Legislativa, que recentemente ingressou na legenda trabalhista.
Expansão urbana
Fora do Plano Diretor, elaborado há décadas atrás a expansão urbana a margem direita do Rio Madeira, depois da ponte, foi discutida em audiência pública na Câmara de Vereadores de Porto Velho no início da semana. A coisa é complexa e de difícil solução porque algumas situações estão judicializadas. Ao mesmo tempo a especulação imobiliária rola adoidado por lá com loteamentos clandestinos.
As desistências
Algumas desistências na corrida ao Palácio Tancredo Neves, sede da prefeitura de Porto Velho estão se desenhando e reduzindo o numero de pretendentes. Os boatos dão conta que Mariana Carvalho (PSDB), Roberto Sobrinho (PT) e Lindomar Garçon (PRB) estariam dispostos apoiar outros nomes e deixar a disputa. È bom frisar que nenhum deles confirma esta intenção oficialmente.
Imagem desfeita
Coma gestão do governador Confúcio Moura pagando em dia e no mês trabalhado os vencimentos do servidores públicos desde a sua primeira eleição fica desfeita aquela imagem dos governos do PMDB em Rondônia que tiveram problemas com o funcionalismo. Durante duas décadas os partidos adversários jogaram na cara dos representantes peemedebistas a falta de compromisso com o funcionalismo.
Via Direta
*** O PMDB lança candidatos a prefeitos nos principais pólos regionais do estado *** Em Porto Velho com Willians Pimentel, em Cacoal com Glaucioni Nery, em Ariquemes com Thiago Flores *** Na capital, rola nos bastidores que Edgar do Boi (PSDC) quer ser o vice de Leo Moraes (PTB) *** A Rede, de Marina Silva, projeta chapa quente de candidatos a prefeito e vereadores em Porto Velho *** Já existe uma nominata no forno.
Quarta-feira, 5 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Na região amazônica, a maioria dos governadores deixa o cargo em abril
Indo por terraA tal “química”, que segundo o astuto presidente Donald Trump rolou entre ele e o presidente Lula da Silva, foi levemente modificada

Governador Marcos Rocha arrumou confusão precipitando as disputas eleitorais com sua família
Raposa famintaFica difícil traçar políticas para o futuro na imprevisibilidade do mundo de hoje, em que os EUA, sob a semiditadura trumpista, desaf

Já foram mais de 30 partidos registrados na justiça eleitoral
Negociações políticasPor livre espontânea pressão do presidente Lula da Silva, em mais um passo para fora da esquerda e fazendo o jogo do Centrão,

Hildon já dava pistas que estava fraquejando nesta candidatura
Ação para resolverHouve um tempo em que se comemorava a suposição de que o Rio Amazonas seria o segundo maior do mundo. Hoje, com os mais avançados
Quarta-feira, 5 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)